Buscar

Apol 2 Sistemas de informações Gerenciais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Comunicação Organizacional
Analise o caso a seguir, o qual aborda sobre área da comunicação que atua com a imagem da empresa.
Isabella dos Santos é proprietária de empresa Bela Isa, a qual presta serviços de consultoria de imagem, organização de eventos, cerimonial, fotografia, maquiagem e estética. A empresa vem crescendo com muita rapidez. Isabella sempre fez as divulgações da empresa em mídias sociais, porém percebe a necessidade de profissionalizar a imagem da Bela Isa, a sua relação com os atuais clientes e também a ampliação seu mercado de trabalho. Entretanto, Isabella está com certa dificuldade para identificar qual a área da comunicação que atua nestas atividades.
Considerando o caso acima e o livro base, analise as afirmativas a seguir e assinale com V de verdadeiras ou com F de falsas sobre qual a área da comunicação Isabella deve contatar para trabalhar com a imagem de sua empresa.
(   ) Cabe a assessoria de imprensa e os relações-públicas manter a imagem positiva perante os diversos públicos de uma empresa.
(   ) A assessoria tem como missão criar e fortalecer a imagem da empresa e de seus porta-vozes.
(   ) Pode-se contatar diferentes tipos de agências e há também profissionais que trabalham de forma independente, estes são responsáveis pelo relacionamento direto com o cliente.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V - F - V.
	
	B
	V - V - V.
Você acertou!
Alternativa correta é a letra "b".
Comentários:
A área da comunicação que Isabella deve contata para trabalharem com a imagem da sua empresa são a assessoria de imprensa e os relações-públicas. Estes são responsáveis por manter a imagem positiva perante os diversos públicos de uma empresa, têm a missão criar e fortalecer a imagem da empresa e de seus porta-vozes. Isabella pode contatar diferentes tipos de agências ou profissionais que trabalham de forma independentes, estes são responsáveis pelo relacionamento direto com o cliente.
Resposta: PIMENTEL, Marina de Oliveira. Em pauta: manual prático da comunicação organizacional. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 137 - 139.
	
	C
	F - F - F.
	
	D
	F - V - F.
	
	E
	F - F - V.
Questão 2/5 - Sistema de Informações Gerenciais - SIG
Sobre o processo decisório, vimos em aula e a partir do material didático, que as decisões tomadas diariamente dentro das organizações são a base do funcionamento de qualquer empresa. Vimos também que o processo decisório é complexo e repleto de nuances a serem observadas para a sua concretização.
 Desta forma, e a partir dos conteúdos vistos em aula, leia e analise as afirmativas a seguir:
 I. Tomar uma decisão significa escolher um caminho em determinada situação, de forma que este processo deve ser realizado sempre que houver mais que uma possibilidade de ação para cada situação.
 Porque
 II. O processo decisório permite encontrar a alternativa perfeita para cada situação.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	 
As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	B
	As duas afirmativas são verdadeiras, porém a segunda não se relaciona com a primeira.
	
	C
	A afirmativa II é verdadeira e a afirmativa I é falsa.
	
	D
	A afirmativa I é verdadeira e a afirmativa II é falsa.
Você acertou!
 
Justificativa: Conforme Eleutério (2015, p. 48), “tomar decisão significa escolher o que deve ser feito em determinada situação, e essa ação deve ocorrer sempre que houver mais de uma alternativa para resolver um problema ou alterar uma situação”. Por outro lado, quando falamos em decisão, não existe decisão perfeita, mas sim decisões mais adequadas para cada situação. Desta forma, a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	E
	As duas afirmativas são falsas.
Questão 3/5 - Sistema de Informações Gerenciais - SIG
Analise a figura abaixo, que representa as etapas do processo de decisão, e em seguida leia e analise o texto proposto:
Após comparar a média dos últimos 3 meses, Mário percebeu um aumento no consumo de combustível e realizou uma reunião com a equipe, na qual descobriu que houve troca de mecânicos no setor de manutenção da empresa, o que pode ser um indício da razão para esse aumento. Na reunião também surgiu a desconfiança sobre a qualidade do combustível dos postos conveniados com a empresa. Após analisar as duas situações, Mário decide conversar com o mecânico chefe sobre isto.
Considerando o caso apresentado acima, e as etapas do processo de decisão, analise as afirmações abaixo, considerando (V) para as verdadeiras e (F) para as Falsas:
( ) A fase da inteligência ocorreu quando Mário identificou o problema mediante o aumento do consumo comparado com a média dos últimos 3 meses.
( ) A fase da revisão ocorreu quando, em conjunto com a equipe, Mário descobriu que houve troca de mecânicos no setor de manutenção da empresa.
( ) A fase de concepção ocorreu quando foram levantadas as suspeita quanto à qualidade do combustível e à manutenção feita na frota.
( ) A fase da inteligência ocorreu quando Mário foi conversar com o mecânico chefe sobre o problema constatado.
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V ­ F ­ V ­ V
	
	B
	V ­ F ­ V ­ F
Você acertou!
V ­ F ­ V ­ F - A fase de inteligência ocorre quando Mário identificou o problema mediante o aumento do consumo comparado com a média dos últimos 3 meses. A fase de concepção ocorre com as reuniões de Mário com a equipe, foram levantadas a suspeita quanto à qualidade do combustível e à manutenção feita na frota. Durante a análise (fase de seleção), Mário verifica as duas situações, e então vai conversar com o mecânico chefe. O próximo passo não descrito, seria a revisão. (ELEUTÉRIO, 2015, p. 54)
	
	C
	F ­ V ­ V ­ F
	
	D
	F ­ V ­ V ­ V
	
	E
	V ­ F ­ F ­ V
Questão 4/5 - Sistema de Informações Gerenciais - SIG
As ferramentas de tecnologias da informação desempenham papel fundamental no processo decisório dentro das organizações. Por meio delas é possível agilizar os processos de coleta, processamento, armazenamento e utilização de dados e informações, tornando os processos decisórios mais ágeis e efetivos.
Neste sentido, assinale a alternativa que apresenta a ferramenta que é utilizada na gestão cotidiana das organizações por meio de relatórios gerenciais:
Nota: 20.0
	
	A
	Sistemas de Apoio à Decisão (SAD)
	
	B
	Sistemas de Informações Gerenciais (SIG)
Você acertou!
Justificativa: Conforme aponta Eleutério (2015, p. 60), os SIG são ferramentas que se destinam à gestão cotidiana das organizações por meio de relatórios gerencias.
	
	C
	Sistemas de Apoio ao Executivo (SAE)
	
	D
	Processamento Analítico Online (Olap)
	
	E
	Data Mining.
Questão 5/5 - Comunicação Organizacional
Analise a ideia a seguir, a qual aborda sobre coletiva de impressa.
 
"Convidar jornalistas e influenciadores para um evento é algo que muita empresa precisa, mas nem sempre sabe exatamente como fazer".
(Fonte da imagem e do texto: http://www.racecomunicacao.com.br/)
Considerando a ideia acima e o livro base, analise as afirmativas a seguir e identifique as corretas sobre coletiva de imprensa.
I - É um recurso utilizado em momentos estratégicos, por exemplo: quando da ocorrência de acontecimentos relevantes, no lançamento de um produto ou serviço.
II - Refere-se as matérias mais aprofundadas que são veiculadas em jornais, portanto é importante estar atento a dados e informações que possam servir aos jornalistas.
III - Em uma coletiva de imprensa é fundamental que o porta-voz esteja munido de dados, pesquisas e indicadores que corroborem a sua fala.
IV - Em uma coletiva de imprensa abre-se espaço para os jornalistas fazerem perguntas acerca do assunto em questão.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	II e III.
	
	B
	I e IV.
	
	C
	I e II.
	
	D
	II, III e IV.
 
	
	E
	I; III e IV.
Você acertou!
Alternativa correta é a letra "e".
Comentários:
Segundo
Pimentel (2017, p. 146) a coletiva de imprensa é um recurso utilizado em momentos estratégicos, por exemplo: quando da ocorrência de acontecimentos relevantes, no lançamento de um produto ou serviço; é fundamental que o porta-voz esteja munido de dados, pesquisas e indicadores que corroborem a sua fala. Na coletiva abre-se espaço para os jornalistas fazerem perguntas acerca do assunto em questão. A afirmativa II está errada, pois aborda sobre mídia impressa, a qual, para Pimentel (2017, p. 142), é um dos diferentes veículos utilizados pelo assessor de imprensa.
Resposta: PIMENTEL, Marina de Oliveira. Em pauta: manual prático da comunicação organizacional. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 146

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais