Buscar

INTRODUÇÃO AO ORÇAMENTO PÚBLICO MODOLO 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1
Parcialmente correto
Atingiu 2,50 de 3,00
Marcar questão
Texto da questão
Em relação à despesa e receita pública, associe os itens a seguir como verdadeiro (V) ou falso (F):
	a) As despesas correntes contribuem diretamente para a formação ou aquisição de um bem de capital.
	Resposta 1Escolher...FalsoVerdadeiro
	b) As despesas financeiras entram no cálculo do resultado primário.
	Resposta 2Escolher...FalsoVerdadeiro
	c) As despesas discricionárias representam a grande parte do orçamento.
	Resposta 3Escolher...FalsoVerdadeiro
	d) O governo faz uso de diversas classificações de despesas para alocar os recursos públicos, cumprindo, dessa forma, a função alocativa.
	Resposta 4Escolher...FalsoVerdadeiro
	e) Para se elaborar a projeção da receita que deve constar no PLOA, devem ser levados em consideração os efeitos das alterações na legislação e o crescimento econômico, além de considerar a variação do índice de preços.
	Resposta 5Escolher...FalsoVerdadeiro
	f) A LDO determina que as autorizações de despesas, constantes no projeto de lei orçamentária, devem considerar os efeitos das alterações na legislação, da variação dos índices de preços, do crescimento econômico e de qualquer outro fator relevante.
	Resposta 6Escolher...FalsoVerdadeiro
Feedback
Sua resposta está parcialmente correta.
Você selecionou corretamente 5.
O item A é falso, pois as despesas correntes não contribuem diretamente para a formação ou aquisição de capital. 
O item B é falso, pois, para efeito de apuração do resultado primário, são consideradas despesas não financeiras que excluíram, dentre outras, as despesas com amortização e encargos (juros) da dívida pública.
O item C é falso, pois as despesas obrigatórias representam a grande parte do atual orçamento público brasileiro. O excessivo nível de despesas de execução obrigatória, por força constitucional ou legal, dificulta a política fiscal, na medida em que os recursos não podem ser direcionados para as necessidades e as prioridades vigentes. Essas despesas cresceram significativamente após 1995, o que passou a pressionar cada vez mais a restrição orçamentária do governo, especialmente após o fim do período inflacionário.
Os itens D e E são verdadeiros. 
O item F é falso, pois não é a LDO que determina os parâmetros para a previsão de receita, mas sim a LRF. Além disso, os parâmetros são para a previsão de receita, e não em relação à despesa fixada.
Ressalta-se que a despesa pública está estruturada e agrupada em determinados critérios, definidos com o objetivo de atender às necessidades de informação demandadas pelos agentes públicos, ou por qualquer cidadão que participe do processo orçamentário em qualquer de suas etapas, bem como pela sociedade organizada. O modelo brasileiro de classificação da despesa orçamentária observa quatro critérios: classificação institucional; estrutura programática; classificação por natureza de despesa; e classificação funcional. 
Além dessas classificações, há dois outros conceitos de despesa bastante utilizados no governo: as despesas obrigatórias e despesas discricionárias. 
Questão 2
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
As despesas obrigatórias são aquelas em que a União tem a obrigação legal ou constitucional de realizar. Ou seja, tratam-se de despesas cuja execução é mandatória, não se sujeitando à discricionariedade do governo. É importante perceber que, quanto maiores forem as despesas obrigatórias, menor será o espaço de decisão na alocação de recursos no orçamento.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Feedback
A afirmativa é verdadeira. 
As despesas obrigatórias são aquelas nas quais o gestor público não possui discricionariedade quanto à determinação do seu montante, bem como ao momento de sua realização, por determinação legal ou constitucional. Elas são consideradas de execução obrigatória e, necessariamente, têm prioridade em relação às demais despesas, tanto no momento de elaboração do orçamento quanto na sua execução.
Questão 3
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
As despesas discricionárias do Poder Executivo são aquelas cuja execução depende do julgamento (avaliação ou escolha) que o governo faz acerca da conveniência e da oportunidade de sua realização. Por conta disso, tal despesa possui ampla flexibilidade quanto ao momento de sua execução. Por não haver obrigatoriedade no dispêndio, a escolha de quais despesas discricionárias serão incluídas no orçamento depende da avaliação do governo sobre quais são as prioridades da população.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Feedback
A afirmativa é verdadeira. 
As despesas discricionárias são aquelas que permitem ao gestor público flexibilidade quanto ao estabelecimento de seu montante, assim como quanto à oportunidade de sua execução, e são efetivamente as que concorrem para produção de bens e serviços públicos. São as despesas que o governo pode ou não executar, de acordo com a previsão de receitas. É sobre as despesas discricionárias que recaem os cortes realizados no orçamento quando cai a previsão de receitas arrecadadas para o ano.
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
As receitas correntes são recursos oriundos das atividades operacionais do Estado e estão representados pela seguinte sequência:
 
a. Tributária, operações de crédito, receita patrimonial, agropecuária, industrial e de serviços. 
Atenção! Essa alternativa está incorreta, pois operações de crédito são receitas de capital.
b. Tributária, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços, transferências correntes e receitas de contribuições.
c. Operações de crédito, alienação de bens, amortização de empréstimos e transferências de capital.
d. Tributária, contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços, transferência corrente e alienações de bens.
e. Alienação de bens, amortização de empréstimos e transferências de capital.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A alternativa correta é a letra B. 
As receitas públicas são decorrentes de fontes de recursos derivadas (decorrem do poder de polícia do Estado) e originárias (decorrem do patrimônio do Estado). 
De acordo com a categoria econômica, as receitas se classificam em correntes e de capital. As receitas correntes constituem instrumento para financiar os objetivos definidos nos programas e ações orçamentários, com vistas a satisfazer finalidades públicas.  
As receitas correntes são arrecadadas dentro do exercício financeiro, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado, em geral com efeito positivo sobre o patrimônio líquido e constituem instrumento para financiar os objetivos definidos nos programas e ações orçamentários, com vistas a satisfazer finalidades públicas.
Por sua vez, as receitas de capital aumentam as disponibilidades financeiras do Estado, contudo, não provocam efeito sobre o Patrimônio Líquido, uma vez que geram sempre uma contrapartida, como quando o governo obtém recursos por meio de uma operação de crédito (empréstimo) junto a um organismo internacional: ele terá a sua disposição os referidos recursos em caixa, porém, terá também a obrigação de pagamento da dívida constituída com o empréstimo.
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Para se elaborar a projeção de receita que deve constar no projeto de lei de orçamento (PLOA), não devem ser levados em consideração os efeitos das alterações na legislação e o crescimento econômico, e também deve ser desconsiderada a variação do índice de preços.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Feedback
A afirmativa é falsa. 
A previsão de receita na LOA deverá observar as normas técnicas e legais, conforme disposto no art. 12 da Lei de Responsabilidade Fiscal, devendo-se levar em conta os efeitos das alterações na legislação, da variação do índice de preços, do crescimento econômico ou de qualquer outro fator relevante, devendo ser acompanhada de anexos que demonstrem
sua evolução nos últimos três anos, da projeção para os dois seguintes àqueles a que se referirem, da metodologia de cálculo e premissas utilizadas.
Questão 6
Incorreto
Atingiu 0,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Receitas derivadas são aquelas que derivam do poder de polícia do Estado em tributar a população (receita tributária - impostos, taxas e contribuições de melhoria). São obtidas pelo poder público por meio da soberania estatal, ou seja, o Estado é investido de autoridade para determinar que os cidadãos e empresas destinem parte de sua renda para o financiamento das atividades governamentais.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Feedback
A afirmativa é verdadeira. 
As receitas derivadas decorrem de norma constitucional ou legal e, por isso, são arrecadadas de forma impositiva. São obtidas junto aos contribuintes sem nenhuma contraprestação específica (como no caso de impostos), mas possuem caráter obrigatório, independentemente do uso do serviço (como no caso das taxas). Elas derivam do patrimônio da sociedade, visto que o governo exerce a sua competência ou o poder de tributar os rendimentos ou o patrimônio da população. Logo, a receita derivada é aquela obtida pelo Estado mediante seu poder coercitivo. Assim, o Estado exige que o particular entregue uma determinada quantia na forma de tributos ou de multas.
Questão 7
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Com base nos conceitos da receita pública, indique a alternativa correta:
 
a. As receitas públicas são o montante total em recursos recolhidos pelo Tesouro Nacional e que serão incorporados ao patrimônio do Estado. Essas receitas servem para custear as despesas públicas e as necessidades de investimentos públicos. Existem duas formas básicas de ingressos nos cofres públicos: ingressos extraorçamentários e ingressos orçamentários. 
Muito bem! A alternativa está correta. Os ingressos extraorçamentários representam apenas entradas compensatórias, ou seja, são recursos financeiros de caráter temporário e não integram a Lei Orçamentária Anual (LOA). Nesse caso, o Estado é mero depositário desses recursos. Já os ingressos orçamentários representam disponibilidades de recursos financeiros para o erário. Portanto, as receitas orçamentárias pertencem ao Estado, integram o patrimônio do Poder Público, aumentam-lhe o saldo financeiro e estão previstas na LOA.
b. Conforme consta no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), em sentido amplo, os ingressos de recursos financeiros nos cofres do Estado denominam-se receitas privadas.
c. As receitas públicas representam os recursos que o governo obtém por meio da atividade de tributação, sendo a única forma do governo obter recursos para financiar suas atividades.
d. O nível da categoria econômica merece especial atenção, pois é utilizado para medir o impacto das decisões do governo na economia. As receitas, de acordo com essa categoria, classificam-se em receitas originárias e receitas derivadas.
e. Receitas primárias são àquelas provenientes de operações de crédito (empréstimos), alienação de ativos, entre outras, que não provoquem alterações patrimoniais, ou seja, o ente público não tem ganhos efetivos em seu patrimônio.
Feedback
Sua resposta está correta.
O gabarito da questão é a alternativa ”a”. 
Em sentido amplo, receitas públicas são ingressos de recursos financeiros nos cofres públicos, que se desdobram em “ingressos extraorçamentários”, quando representam apenas entradas compensatórias, e receitas “orçamentárias” quando representam disponibilidades de recursos financeiros ao erário.
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Receitas originárias são aquelas que decorrem do patrimônio do Estado. O governo também aufere recursos com privatizações, alienações, concessões, etc. São originadas da cobrança de serviços prestados pelo Estado, decorrentes da exploração de atividades econômicas pela Administração Pública. 
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Feedback
A afirmativa é verdadeira. 
As receitas originárias são de iniciativa privada, que têm uma origem real num bem ou serviço vendido, faturados sob a forma de preços públicos ou tarifas, sem nenhuma imposição - paga quem deseja o serviço ou o bem. Receita originária é aquela proveniente do patrimônio público, ou seja, aquela que o Estado aufere por meio de seu patrimônio (bens e direitos) colocados à disposição da sociedade mediante a cobrança de determinado preço. Isto é, trata-se da receita efetiva oriunda das rendas produzidas pelos ativos do poder público, pela cessão remunerada de bens e valores, aluguéis e ganho em aplicações financeiras ou em atividades econômicas (produção, comércio ou serviços).
Questão 9
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
As receitas públicas representam os recursos que o governo obtém por meio da atividade de tributação, sendo a única forma dele obter recursos para financiar suas atividades.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Feedback
A afirmativa é falsa. 
As receitas públicas representam os recursos que o governo obtém por meio da atividade de tributação, mas é importante ressaltar que essa atividade não é a única forma do governo obter recursos para financiar suas atividades. O governo também possui patrimônio e pode obter receita por meio dele, quando vende, privatiza, faz concessões, alienações, etc. Além disso, denomina-se receita pública todo ingresso permanente de recursos no patrimônio do Estado, não se sujeitando à devolução ou correspondente baixa patrimonial.
Questão 10
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
A Lei 4.320/1964 classifica as receitas públicas em receitas correntes e receitas de capital. Indique, entre as opções abaixo, aquela que representa corretamente as receitas de capital:
 
a. Receitas tributárias, receitas dos contribuintes, receitas patrimoniais, transferências de capital e outras receitas de capital.
b. Operações de crédito, alienação de bens, amortização de empréstimos, transferências de capital e outras receitas de capital. 
Muito bem! Alternativa correta, pois todas essas receitas citadas são receitas de capital.
c. Operações de crédito, alienação de bens, receitas patrimoniais, receitas agropecuárias e receitas industriais.
d. Receitas tributárias, receitas de serviços, amortizações de empréstimos, transferências de capital e outras receitas de capital.
e. Operações de crédito, receitas tributárias, receitas patrimoniais, transferências de capital e outras receitas de capital.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes