Buscar

Gerenciamento de Riscos em Áreas Classificadas e Profissionais Envolvidos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Como é feito o gerenciamento dos riscos existentes em áreas classificadas?
Classificar uma área significa elaborar um mapa de classificação de área que define, entre outras coisas, o volume de risco dentro do qual pode ocorrer a mistura inflamável.
A área classificada na planta industrial é identificada por zonas. Essas zonas indicam a quantidade de mistura explosiva existente no local e são classificadas em Zona 0, Zona 1 e Zona 2. Zona 0: local onde a formação de uma mistura explosiva é contínua ou existe por longos períodos. Zona 1: local onde a formação de uma mistura explosiva é provável de acontecer em condições normais de operação do equipamento de processo. Zona 2: local onde a formação de uma mistura explosiva é pouco provável de acontecer e, se acontecer, é por curtos períodos estando ainda associada à operação anormal do equipamento de processo. É importante que se diga que uma planta industrial que contenha áreas classificadas não está fadada a explodir.
O estudo de classificação de área estabelece os locais em que há risco de formação de atmosferas explosivas. Ora, classificar áreas é resultado de análise dos cenários encontrados por profissionais que coordenam o estudo. Logicamente, não se pode definir a classificação antes de fazer a avaliação de cada indústria. Os riscos que estão presentes nessas unidades fabris devem ser mapeados antes que se transformem em tragédias. O esboço de áreas classificadas funciona como instrumento, permitindo a introdução de medidas de controle com o objetivo de proteger o fábrica de uma explosão. A planta industrial, que se espera poder operar com segurança, terá que ter necessariamente uma avaliação técnica quanto aos riscos de formação de atmosferas explosivas. A partir do estudo de classificação de áreas e diante dos riscos da operação, as empresas necessariamente precisarão investir em ventilação industrial, para que as poeiras explosivas sejam dispersas para fora das instalações industriais. 
A gestão de segurança e saúde deve ser planejada, programada, implementada e avaliada, incluindo medidas técnicas de prevenção, medidas administrativas e medidas pessoais além de capacitação para trabalhos em espaços confinados.
b) Quais são os profissionais que podem executar atividades neste tipo de local?
Técnico ou engenheiro que seja Trabalhador Qualificado – De acordo ao item 10.8.1 da NR-10, é considerado trabalhador qualificado aquele que comprovar conclusão de curso específico na área elétrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino.
Trabalhador Legalmente Habilitado – De acordo ao item 10.8.2 da NR-10, é considerado profissional legalmente habilitado o trabalhador previamente qualificado e com registro no competente conselho de classe.
Trabalhador Capacitado – De acordo ao item 10.8.3 da NR-10, é considerado trabalhador capacitado aquele que atenda às seguintes condições, simultaneamente.

Outros materiais