Buscar

trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O estado pode interferir diretamente na atividade econômica ? Se sim, discorra sobre. 
Sim, o estado interfere diretamente na economia quando estão presentes os interesses da coletividade e da segurança nacional ou quando a iniciativa privada se demonstra ineficiente. 
A intervenção indireta, mais comum, se dá pela regulação, fiscalização, incentivo e planejamento da atividade econômica. Está regulada no artigo 174 e parágrafos seguintes da Constituição Federal. Sobre o artigo 174 assinale “V” para verdadeiro e “F” para falso. 
(V) Como agente normativo e regulador da atividade econômica, o Estado exercerá, na forma da lei, as funções de fiscalização, incentivo e planejamento, sendo este determinante para o setor público e indicativo para o setor privado.
(V) A lei apoiará e estimulará o cooperativismo e outras formas de associativismo.
(F) O Estado favorecerá a organização da atividade garimpeira em cooperativas, não levando em conta a proteção do meio ambiente e a promoção econômica dos garimpeiros.
A Constituição Federal de 1988 inclui a função social da propriedade como princípio da ordem econômica e social, no art. 170, III, Mas fez mais que isso: assegurou a função social no âmbito dos direitos e garantias fundamentais do cidadão no art. 5º, XXIII. O que isso significa? 
Isso significa que a função social foi entendida como princípio próprio e autônomo, apto a instrumentalizar todo o tecido constitucional, e, por via de consequência, todo o ordenamento infraconstitucional.
Quais os motivos para a variabilidade da função social entre uma cidade e outra?
. A função social da propriedade urbana é atingida quando cumpridos os requisitos considerados essenciais pelo Plano Diretor. A elaboração desse Plano Diretor irá levar em conta os problemas e as necessidades de cada região.
Por que o novo regime de insolvência empresarial, implementado pela Lei nº11.101/2005, por encontrar suas bases no regime do Estado Social e ter por objetivo a consecução do princípio de preservação da atividade empresária, pode ser considerado um reflexo da busca do pleno emprego? 
Por ter, dentre outros objetivos, o de contribuir contra o desemprego, aspecto importante para a economia do século XXI e para a retomada do desenvolvimento econômico.
Uma politica de pleno emprego tem como resultados diretos e indiretos: (assinale a afirmação verdadeira)
 O aumento dos salários e a separação da sociedade por classes sociais.
A recuperação da infra-estrutura econômica, a degradação das finanças públicas.
Eliminação das desigualdades sócio-econômicas, da pobreza e o aumento dos salários reais.
Incremento na competitividade externa e o aumento de qualidade nos serviços públicos essenciais.
Por que o artigo 173 da Constituição federal é considerado uma exceção?
Pois a exploração de atividades econômicas cabe, via de regra, à iniciativa privada, um dos postulados fundamentais do regime capitalista.
Cite dois exemplos de necessidade a qual gerou a criação de empresas estatais:
No plano internacional, a criação do Istituto per la Ricostruzione Industriale - IRI - italiano, decorreu de uma crise profunda do sistema bancário privado, cujas relações peculiares com o setor industrial determinaram uma crise econômica geral.
No Brasil, a implantação da siderurgia estatal, que coincide com o início do esforço de industrialização nacional.

Outros materiais