Buscar

Avaliando Adapatada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201501553656)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Educação Física Adaptada é caracterizada como um programa individualizado de aptidão física e motora, habilidades e padrões motores fundamentais e habilidades de esportes aquáticos e danças, além de jogos e esportes individuais e coletivos. Das afirmações apresentadas abaixo, uma não condiz com o trabalho realizado por Profissionais de Educação Física em relação à pessoa com deficiência. Assinale-a:
		
	 
	O (a) profissional de Educação Física adaptada deve estimular as atividades competitivas durante a prática do esporte adaptado, a fim de que o praticante evite lesões e não tenha agravada a sua deficiência.
	
	 2a Questão (Ref.: 201502258883)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Uma estratégia básica para o sucesso da inclusão é:
		
	 
	Iniciar pelas atividades familiares a todos.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201501553928)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Maria Teresa Égler citada por Gorgatti; Costa (2008) relata que a inclusão provoca inúmeros questionamentos no seio da sociedade, e a pergunta que surge constantemente é: será que a inclusão é para todos? A autora apresenta uma lista de situações em que assume não ser apropriado incluir crianças que apresentam diferentes e peculiares condições para a prática das atividades físicas no ensino regular. Com base nesta posição considere as seguintes situações que justificam esta contraindicação de inclusão: I) quando estes alunos são estritamente destrutivos/desagregadores e/ou perigosos para os demais participantes da turma; II) quando estes alunos permitem que seus colegas alcancem suas metas como resultado da inclusão; III) quando estes alunos alcançam suas metas ou se dispersam por estarem incluídos na aula regular de Educação Física; IV) quando estes alunos não estão recebendo um programa apropriado de Educação Física, orientado para suas peculiaridades V) quando o ambiente passa a ser seguro para este aluno depois de sofrer adaptações.
		
	 Quando estes alunos são estritamente destrutivos/desagregadores e/ou perigosos para os demais participantes da turma não recomenda-se a inclusão.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501550508)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A evolução histórica da Educação Física Adaptada para as PCD´s - Pessoas com Deficiências, anteriormente chamadas de Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais - PPNE, descreve uma linha de tempo dividida em 4 (quatro) fases: Exclusão (PCD´s não participando das aulas), Segregação (PCD´s participando entre si, mas sem integrarem-se às não deficientes), Integração (PCD´s participando de atividades juntamente com não deficientes mas sem as adaptações necessárias às suas particularidades) e Inclusão (PCD´s participando de atividades juntamente com não deficientes com as adaptações necessárias às suas particularidades).
Com base nesses conceitos, considere as seguintes ações:
a) criação de Escolas Especiais para atendimento exclusivo desses alunos;
b) isenção das aulas de Educação Física Escolar;
c) oferta de atividades diferentes e simultâneas para grupos mistos (crianças com e sem deficiência) permitindo que participem segundo suas capacidades;
d) aceitação deles em turmas regulares para que se adaptem ao sistema escolar vigente;
e) dispensa da participação prática das aulas, mas com tarefas de observação das atividades desenvolvidas.
A cada uma destas ações corresponde respectivamente que classificação?
		
	  A. Segregação, Exclusão, Inclusão, Integração e Integração.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501551979)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em discussões em sala de aula sobre o artigo de Miranda (2003), a autora deixa claro que a Educação Especial foi marcada por algumas fases em sua trajetória educacional. Na primeira fase, na era pré-cristã, os deficientes eram abondonados, perseguidos e eliminados, devido às suas condições atípicas, e a sociedade acreditava ser normais essas ações. Na era cristã segundo Pessotti (1984), o tratamento variava segundo as concepções de caridade ou castigo predominantes na comunidade em que o deficiente estava inserido. Na segunda fase, entre o século XVIII e meados do século XIX, as pessoas que apresentavam deficiência eram segregadas e protegidas em instituições residenciais. No final do século XIX e meados do século XX surgiu a terceira fase, onde foi marcada pelo desenvolvimento de escolas e/ou classes especiais em escolas públicas, visando oferecer à pessoa deficiente uma educação à parte. A quarta fase, surgiu no fnal do século XX, em meados dos anos 70, observa-se um movimento a favor da integração social do aluno com deficiência, com o objetivo de inserí-los em ambientes escolares iguais ao de alunos sem deficiência. Conforme foi relatada as fases da Educação Especial, marque com um X a ordem correta:
		
	 
	Exclusão - Segregação - Integração - Inclusão
		
	
	1a Questão (Ref.: 201501581116)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma família de alto poder aquisitivo procurou um centro de iniciação esportiva na modalidade futsal com o propósito de matricular seu filho, por conta de seu interesse absoluto por esta modalidade. Seu nome é Rodrigo, ele tem 11 anos e embora seja uma criança saudável, foi vitimado por uma paralisia cerebral do tipo atetóide com etiologia pré-natal derivada de uma virose contraída pela mãe no 5º. mês de gestação. Lá chegando foram recebidos pelo Coordenador Técnico e pelo Professor, ambos Profissionais de Educação Física, para quem expuseram suas expectativas em relação à matrícula do filho e com os possíveis resultados relacionados não somente a satisfação do Rodrigo, mas também no seu desenvolvimento psicomotor, já que ouviram do Pediatra que acompanha o menino desde o seu nascimento, a recomendação da prática esportiva como forma de melhorar a qualidade de sua vida. Os profissionais procurados foram unânimes em concordar que a prática esportiva realmente traria melhorias à vida do jovem e comprometeram-se a formar uma turma na qual fosse possível reunir outras crianças com características semelhantes, já que as turmas existentes eram compostas por crianças sem qualquer deficiência, o que tornava inviável inserir o Rodrigo.
Baseado nesse Case assinale, dentre as opções abaixo, aquela que representa uma assertiva alinhada com o princípio da Inclusão.
	 
	A atitude dos profissionais foi incorreta, PORQUE assumindo a responsabilidade de criar uma turma somente composta de crianças com deficiência estaria praticando a segregação.
	
	 2a Questão (Ref.: 201502313215)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A definição de Pessoas com Deficiência, da Convenção Internacional dos Direitos das pessoas com deficiência, foi um marco ao relacionar as incapacidades com as barreiras do ambiente como determinantes na obstrução da participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas. De acordo com a ABNT 9050 essas barreiras podem ser:
		
	  urbanística, comunicação e informação, arquitetônica.
	
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201501580860)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dentre as possíveis estratégias de ação do Professor de Educação Física atuando em turmas nas quais estejam inseridos alunos com deficiências visuais, há aquelas indicadas e as contraindicadas, considerando como parâmetro fundamental e diretriz de ação a Inclusão dessas pessoas por meio da prática de atividades físicas e esportes. A partir deste contexto, considere as opções descritas a seguir:
A) Estimular ao máximo outras formas de percepção com vistas a minimizar a perda da visão.
B) Estimular as execuções Individuais de modo a propiciar a independência funcional.
C) Focar o trabalho nas potencialidades do aluno com vistas a incentivar seu desenvolvimento.
D) Fazer uso predominante dos comandos verbais como forma de oportunizar a participação.
E) Estimular as execuções em grupos como forma de desenvolver a sociabilidadee cooperação.
Assinale, dentre as opções abaixo a única na qual estão presentes as letras que correspondem as estratégias adequadas para o atendimento desse público em aulas de Educação Física e/ou na prática esportiva.
		
	  C, D, E 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502032020)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Considerando os PNEs e sua participação nas aulas de Educação Física e nos esportes, assinale o que for incorreto.
		
	 
	Os próximos Jogos Paraolímpicos preveem a participação de atletas com e sem deficiência, em todas as modalidades a serem disputadas.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201502030183)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Selecione entre as alternativas a que identifica alguns dos distúrbios mais comuns associados à paralisia cerebral:
	 
	Convulsões e incoordenação
		
	 1a Questão (Ref.: 201502148238)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Considerando que as adaptações necessárias à INCLUSÃO de PcD´s pode acontecer nas dimensões: INFRAESTRUTURA, RECURSOS MATERIAIS, MÉTODOS DE ENSINO, REGRAS e CUIDADOS ESPECIAIS, podemos afirmar que a atitude de um gestor em um Clube Escolar ao implantar as ações de: 1) uso de bolas sonorizadas para a prática esportiva; 2) uso de LIBRAS para comunicar-se com alunos DA e; 3) instalação de corrimão nos corredores de acesso a quadra, caracteriza que tipos de adaptações respectivamente:
		
	  recursos materiais - metodologia de ensino - infraestrutura
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501581773)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sabe-se que a surdez do tipo CONDUTIVA é aquela em que se reduz a intensidade do som alcançado pelo ouvido interno e que o distúrbio causador desta perda localiza-se no ouvido externo ou no médio. Este tipo de perda auditiva é considerado mais grave que a SENSÓRIO-NEURAL em relação às consequências psicomotoras PORQUE Em função do impedimento ou restrição da condução das ondas sonoras até o sistema nervoso central torna-se mais difícil o desenvolvimento de habilidades motoras que dependem da audição, como por exemplo, o equilíbrio corporal. A respeito dessas afirmativas assinale, dentre as opções abaixo, a única opção correta:
		
	 
	A primeira afirmativa é falsa e a segunda verdadeira.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201501553656)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Educação Física Adaptada é caracterizada como um programa individualizado de aptidão física e motora, habilidades e padrões motores fundamentais e habilidades de esportes aquáticos e danças, além de jogos e esportes individuais e coletivos. Das afirmações apresentadas abaixo, uma não condiz com o trabalho realizado por Profissionais de Educação Física em relação à pessoa com deficiência. Assinale-a:
		
	 
	O (a) profissional de Educação Física adaptada deve estimular as atividades competitivas durante a prática do esporte adaptado, a fim de que o praticante evite lesões e não tenha agravada a sua deficiência.
	
	 4a Questão (Ref.: 201501550910)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Gorgatti; Costa (2008) em Atividade Física Adaptada: Qualidade de Vida para Pessoas com Necessidades Especiais, as deficiências auditivas caracterizadas pela perda ou redução da capacidade funcional em função de alterações na estrutura do ouvido interno são classificadas como?
		
	  SENSÓRIO-NEURAIS
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502475632)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Considerando as PcDs AUDITIVAS, sua classificação em relação ao nível de perdas sensoriais, e suas consequentes capacidades e limitações na aprendizagem e desenvolvimento psicomotor, sabemos que o grau deste desenvolvimento está diretamente relacionado a diferentes tipos de adaptações nas aulas de Educação Física, que tornam possível a construção de repertórios motores progressivamente maiores mais complexos. Assim, e considerando as 5 (cinco) diferentes tipos de adaptações possíveis nas aulas de Educação Física (INFRAESTRUTURA FÍSICA, RECURSOS MATERIAIS, MÉTODOS DE ENSINO, REGRAS e CUIDADOS ESPECIAIS), assinale a opção que apresenta os tipos de adaptação mais adequados e necessários à efetiva inclusão desta clientela específica.
		
	 
	Recursos materiais e regras

Outros materiais