Buscar

Estudos disciplinares VI Quest. I

Prévia do material em texto

Revisar envio do teste: Questionário Unidade I (2016/2) 
Usuário	aline.souza24 @unipinterativa.edu.br
Curso	Estudos Disciplinares VI
Teste	Questionário Unidade I (2016/2)
Iniciado	09/10/16 16:52
Enviado	09/10/16 16:52
Status	Completada
Resultado da tentativa	5 em 5 pontos 
Tempo decorrido	1 minuto
Instruções	
ATENÇÃO: este questionário segue as seguintes configurações:
possui número de tentativas ilimitadas;
valida sua frequência e nota na disciplina em questão;
apresenta as justificativas corretas para auxílio em seus estudos – porém, aconselhamos que as consulte como último recurso;
considera nota 0 (zero) para “tentativa em andamento” (tentativas iniciadas e não concluídas/enviadas);
possui um prazo limite para envio (acompanhe seu calendário acadêmico) – após essa data não será possível o acesso ao conteúdo, então sugerimos o armazenamento e/ou impressão do mesmo para futuros estudos;
a NÃO realização prevê nota 0 (zero).
Resultados exibidos	Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Feedback, Perguntas respondidas incorretamente
Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
Correta	
Há um capítulo no CPC Pronunciamento Conceitual Básico que ainda não foi escrito. Esse capítulo trata sobre:
Resposta Selecionada:	
Corretaa. 
 As entidades que divulgam a informação.
Respostas:	
Corretaa. 
 As entidades que divulgam a informação.
b.
Uma orientação específica aos usuários da contabilidade, que ainda está em discussão em Norwalk, sede da FASB, e que logo for aprovada será rediscutida na IASB e no CPC.
c. 
Um novo princípio contábil, que tratará da parcimônia do trabalho do profissional contábil.
d. 
A contabilidade aplicada a inovações científicas.
e. 
 A contabilidade aplicada aos desenvolvimentos jurídicos.
 
Feedback da resposta:	
Alternativa: A
Comentário: os pronunciamentos contábeis internacionais estão em constante evolução e é possível observar com muita ênfase esse aspecto no CPC Pronunciamento Conceitual Básico, em que o Comitê de Pronunciamentos Contábeis Brasileiro preferiu adicionar um capítulo em branco. Questiona-se: Ora, se esse aspecto ainda está em discussão, criar um capítulo em branco por quê? Não seria mais fácil simplesmente omitir essa informação ou citar em uma introdução? Os membros do CPC ao decidirem criar um capítulo em branco reconhecem a importância do tema e “prepararam terreno”, disponibilizaram um espaço para esse tema. Fato totalmente coerente com a proposta qualitativa que o próprio pronunciamento traz.
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
Correta	
Nas bases para conclusões emitidas pelos IASB e FASB está a seguinte orientação:
“posicionamento mais claro de que as informações contidas nos relatórios contábil-financeiros se destinam primariamente aos seguintes usuários externos: investidores, financiadores e outros credores, sem hierarquia de prioridade.”
À luz dessa orientação, devemos entender que:
Resposta Selecionada:	
Corretab.
Os contadores devem observar com atenção as necessidades de alguns usuários externos em específico, mas sem dar a eles prioridade sobre os demais.
Respostas:	
a. 
 Houve um reconhecimento informal de que a contabilidade deve atender com prioridade os investidores.
 Corretab.
Os contadores devem observar com atenção as necessidades de alguns usuários externos em específico, mas sem dar a eles prioridade sobre os demais.
c. 
 O disposto na lei 6404/76 deve ser ignorado.
d. 
 Os contadores devem favorecer investidores, financiadores e outros credores.
e. 
 Deve prevalecer uma conivência do contador com os usuários.
 
Feedback da resposta:	
Alternativa: B
Comentário: os contadores devem observar com especial atenção as necessidades de alguns usuários externos em específico, entre eles investidores, financiadores e outros credores, mas sem dar a eles prioridade sobre os demais. Esses usuários foram considerados “usuários primários”, para quem os relatórios contábil-financeiros de “propósito geral” foram estabelecidos. No passado, era muito comum usuários externos, sobretudo os que tinham algum relacionamento direto com a entidade, solicitarem informações e relatórios específicos (ad hoc), porque sentiam que as demonstrações financeiras não os atenderiam a contento ou que teriam o direito a acesso a informações personalizadas e esse aspecto era muito ruim para a contabilidade em geral, porque acaba por desacreditar todo o trabalho. A intenção, então, é a de que os contadores ofereçam relatórios que atendam os “usuários primários” que já levam em conta o que eles necessitam.
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
Correta	
O CPC Pronunciamento Conceitual Básico é assentado na Estrutura Conceitual para
Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, em inglês: The Conceptual Framework for Financial Reporting. Esse documento foi elaborado pelas seguintes entidades:
Resposta Selecionada:	
Corretad. 
 IASB e FASB
Respostas:	
a. 
 IASB e UNCTAD – (ISAR)
b. 
 FASB e UNCTAD – (ISAR)
c. 
 UNCTAD – (ISAR) e União Europeia
 Corretad. 
 IASB e FASB
e. 
 CPC e FASB.
 
Feedback da resposta:	
Alternativa: D
Comentário: a Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, em inglês: The Conceptual Framework for Financial Reporting foi elaborada em conjunto pela IASB e pela FASB. Essa associação, de uma entidade de representação contábil internacional com um comitê de normas norte-americano (que em tese emite normas com validades nacionais que seriam restritas apenas aos Estados Unidos, mas que acabam por ter consequências internacionais dada a pujança e a importância da economia dos Estados Unidos) é considerada por muitos como um fato histórico porque a intenção de geração de normas contábeis de validade internacional sempre esbarrou em impossibilidade, por conta da insistência da FASB em atender as demandas internas da economia dos Estados Unidos. Esse fato histórico foi selado pelo chamado “Acordo de Norwalk”, de outubro de 2002. Norwalk, em Connecticut, é uma cidade da região metropolitana de Nova Iorque que abriga a sede da FASB.
 
Muito importante: um pronunciamento contábil brasileiro publicado pelo CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) não é simplesmente uma tradução dos pronunciamentos internacionais, realiza-se um trabalho de convergência dessas normas à cultura brasileira. 
 0.JPG
Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
Correta	
O pronunciamento conceitual básico pressupõe que os contadores devem oferecer informações de boa qualidade não apenas do ponto de vista quantitativo, mas também quanto ao aspecto:
Resposta Selecionada:	
Corretac. 
 Qualitativo.
Respostas:	
a. 
 Transitório.
b. 
 Afirmativo.
 Corretac. 
 Qualitativo.
d. 
 Genérico.
e. 
 Cognitivo.
 
Feedback da resposta:	
Alternativa: C
Comentário: trata-se de uma importante decisão da contabilidade internacional (que se pode dizer, é histórica), em que a orientação é que os contadores produzam informações qualitativas que ofereçam condições aos usuários da contabilidade de tomar decisões. Entendeu-se que os contadores estavam atendendo convenientemente as necessidades quantitativas de elaboração de demonstrações financeiras, no entanto, é necessária uma maior preocupação dos contadores quanto aos aspectos qualitativos.
Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
Correta	
Segundo Chua (2001), os contadores teriam a tendência de lidar apenas com o que seria “mais eficiente e efetivo” para estabelecer quais são as necessidades de um tomador de decisões. Um contador não se envolveria com julgamentos morais sobre as necessidades ou os objetivos de um tomador de decisões, limitando-se a orientar o que deve fazer para que esse tomador de decisões tenha mais sucesso. Chua (2001) disse com isso que:
Resposta Selecionada:	
Corretad. 
 Há uma tendência de que o contador se porte com neutralidade.
Respostas:	
a. 
 A contabilidade praticada no Brasil é de excelente qualidade.
b. 
 Criticoua contabilidade praticada no Brasil.
c. 
 Criticou a contabilidade praticada na Austrália e em todos os países ditos “desenvolvidos”.
 Corretad. 
 Há uma tendência de que o contador se porte com neutralidade.
e.
Disse que é papel dos contadores publicarem diversas versões ou pontos de vista de uma mesma informação, expressando sua opinião, para fomentar a discussão e o surgimento de decisões mais fundamentadas por parte dos tomadores de decisões. 
 
Feedback da resposta:	
Alternativa: D
Comentário: Chua (2001) comenta que é importante que o trabalho do contador seja realizado com neutralidade, atendo-se às questões técnicas e à verdade. A pesquisadora Wai Fong Chua, leciona na University of South Wales, na Austrália, e é uma importante referência na contabilidade atual.
Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
Correta	
Segundo Iudícibus et al. (1990), para um princípio contábil ser aceito é necessário que:
Resposta Selecionada:	
Corretaa. 
 Seja praticável e útil.
Respostas:	
Corretaa. 
 Seja praticável e útil.
b. 
 Seja fácil, simples e útil.
c. 
 Seja útil, tanto para fins societários como para fins tributários.
d. 
 Seja utilizado a pelo menos 50 anos na sociedade.
e. 
 Jamais um princípio contábil será totalmente aceito.
 
Feedback da resposta:	
Alternativa: A
Comentário: é imprescindível para Iudícibus et al (1990) que um princípio seja considerado aplicável e que venha a ser utilizado de fato pelos contadores, sem o qual não será totalmente aceito. De nada adiantaria, por exemplo, um contador desenvolver um método muito sofisticado para a escrituração contábil, se ninguém mais além dele ou de um grupo muito específico de contadores utilizem esse método. Os auditores, quando em trabalho de revisão, verificam com muita atenção esse aspecto. No caso, Iudícibus et al (1990) é uma equipe de trabalho de professores da Universidade de São Paulo que produziu o livro “Contabilidade Introdutória” sob a coordenação do professor Sérgio de Iudícibus. O “et al” significa que a obra é de um autor e mais uma equipe.
Consulte o texto de qualquer relatório de auditoria, o qual é publicado junto com as demonstrações contábeis. Os auditores citam nesses relatórios se em seu exame observaram que a entidade adota normas, geralmente, aceitas de contabilidade.
 
Pergunta 7
0,5 em 0,5 pontos
Correta	
Segundo Niyama (2005), a contabilidade é a “linguagem dos negócios”, mas que enfrenta um grande obstáculo, que são as diferenças normativas entre os vários países. A harmonização surge como um meio para lidar com essa problemática, minimizando as diferenças e deixando a contabilidade compreensível para agentes em todos os países.
Dessa forma, esse autor expõe que:
Resposta Selecionada:	
Corretad.
Niyama expressa entusiasmo com a harmonização contábil internacional, que possibilita uniformizar a “linguagem dos negócios” que é a contabilidade, apesar de haver diferenças normativas entre os países derivadas de culturas diferenciadas.
Respostas:	
a. 
A contabilidade estaria em busca de constante atualização, mas sempre estaria atrasada em relação às diferenças normativas.
b. 
Niyama expressa forte preocupação com a harmonização contábil internacional, que em sua opinião seria impossível de alcançar.
c. 
Os contadores não precisam mais atualizar a DRE constantemente.
 Corretad.
Niyama expressa entusiasmo com a harmonização contábil internacional, que possibilita uniformizar a “linguagem dos negócios” que é a contabilidade, apesar de haver diferenças normativas entre os países derivadas de culturas diferenciadas.
e. 
Não há possibilidade de harmonização contábil completa, o que se propôs foi um grande paliativo.
Feedback da resposta:	
Alternativa: D
Comentário: com essa declaração, Niyama expressa entusiasmo com a harmonização contábil internacional, que possibilita uniformizar a “linguagem dos negócios” que é a contabilidade, apesar de haver diferenças normativas entre os países derivadas de culturas diferenciadas. É importante saber que Niyama, da Universidade de Brasília, é um dos pesquisadores brasileiros mais importantes em se tratando de contabilidade internacional. 
Pergunta 8
0,5 em 0,5 pontos
Correta	
Segundo o disposto no CPC Pronunciamento Conceitual Básico (R1) – (primeira revisão), o que é considerado uma “bandeira insubstituível” das normas da IASB?
Resposta Selecionada:	
Corretab. 
 A essência sobre a forma.
Respostas:	
a. 
 O progresso da homogeneidade das informações futuras, ou o “The homogeneity of future information progress”.
 Corretab. 
 A essência sobre a forma.
c. 
 A manutenção de um ambiente que permita inovação nas empresas.
d. 
 A extinção das contabilidades nacionais em prol de uma contabilidade internacional.
e. 
 A priorização da contabilidade internacional sobre as contabilidades nacionais.
 
Feedback da resposta:	
Alternativa: B
Comentário: entende-se que a contabilidade para bem atender os usuários deve praticar a “essência sobre a forma” e esse é considerado um aspecto imprescindível. A “essência sobre a forma” foi uma bandeira levantada por Sir David Tweedie e que durante a crise internacional de 2008 foi muito criticada.
Pergunta 9
0,5 em 0,5 pontos
Correta	
Segundo sir David Tweedie: Se nós tivermos uma regra que diz “se ABC acontecer, a contabilidade é X”, eu sei que em três minutos os bancos de investimento vão produzir um esquema BCD que não vai ser coberto por essa regra.
Então, teremos que criar uma nova regra. Porém, se você disser que “O princípio diz que ABC acontece e aqui está a regra contábil X”, quando eles criarem o BCD, nós poderemos dizer “Desculpe, isso é apenas uma variação, te pegamos!”
O que sir David Tweedie expressa nessa declaração?
Resposta Selecionada:	
Corretae.
A regulação contábil, da forma como estava sendo praticada, colocava a própria contabilidade em risco, uma vez que o mercado contornava as normas contábeis sempre que podia.
 
Respostas:	
a. 
 Seria um forte entusiasta da contabilidade financeira.
b. 
 A contabilidade, da forma como estava sendo praticada, seria um mero e antiquado formalismo.
c. 
 Ele não gostava de contabilidade.
d. 
 Ele adorava contabilidade gerencial.
 Corretae.
A regulação contábil, da forma como estava sendo praticada, colocava a própria contabilidade em risco, uma vez que o mercado contornava as normas contábeis sempre que podia.
 
Feedback da resposta:	
Alternativa: E
Comentário: com essa declaração, sir David Tweedie mostra que a regulação contábil, da forma como estava sendo praticada, colocava a própria contabilidade em risco, uma vez que o mercado contornava as normas contábeis sempre que podia. Era necessário, além de preparar normas contábeis com validade internacional, que essas normas fossem perenes, respeitadas e não fossem contornadas ao sabor das conveniências momentâneas.
Pergunta 10
0,5 em 0,5 pontos
Correta	
É muito comum os profissionais no mercado se referirem às normas brasileiras de contabilidade como as BRGAAP, em alusão às normas norte-americanas de contabilidade USGAAP. No caso, a sigla GAAP quer dizer Generally Accepted Accounting Principles (Princípios Contábeis Geralmente Aceitos). O que significa a expressão “geralmente aceitos”?
Resposta Selecionada:	
Corretaa.
Os contadores normalmente aceitam, adotam e utilizam determinadas práticas, mesmo que não sejam as melhores, mas que são reconhecidas por todos como o melhor a fazer.
Respostas:	
Corretaa.
Os contadores normalmente aceitam, adotam e utilizam determinadas práticas, mesmo que não sejam as melhores, mas que são reconhecidas por todos como o melhor a fazer.
b. 
 São normas sempre confiáveis.
c.
Os contadores normalmente aceitam, adotam e utilizam determinadas práticas, mesmo quenão sejam as melhores, mas que acabam por não serem reconhecidas por todos como o melhor a fazer.
d. 
A contabilidade sempre suscita dúvidas e gera desentendimentos entre os agentes nos mercados.
e. 
As normas contábeis são as melhores, mas não são utilizadas devido à força dos investidores.
 
Feedback da resposta:	
Alternativa: A
Comentário: os contadores normalmente aceitam, adotam e utilizam determinadas práticas, mesmo que não sejam as melhores, mas que são reconhecidas por todos como o melhor a fazer.
É muito importante que uma determinada norma seja aceita, adotada, utilizada pelos profissionais de contabilidade e que outros profissionais também as utilizem. Não seria nada conveniente se cada contador formasse suas próprias normas (melhores que as dos demais) e os outros contadores não utilizassem essas mesmas normas. É necessário haver um sentido de unidade.
Domingo, 9 de Outubro de 2016 16h54min20s BRT

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes