Buscar

ÉTICA NA SAÚDE 1

Prévia do material em texto

ÉTICA NA SAÚDE
10a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	 
	Exercício: SDE0083_EX_A10_201701246198_V1 
	Matrícula: 201701246198
	
	Data: 14/09/2017 17:13:29 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201702177895)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (0)
	
	De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a prática de maus-tratos é toda ação ou omissão que prejudique o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de dignidade e de liberdade. Em relação aos maus tratos e abusos é correto afirmar: I. O Dano físico é produzido por uso de força física, de modo intencional ou acidental, com o objetivo de ferir independente da motivação. II. Os danos psicológicos são produzidos por influência ou interferência negativa, capaz de formar no menor sentimento autodestrutivo, deformações de caráter ou morais. III. Danos por negligência produzidos por omissão do responsável que, por ato intencional ou não, promove adequadamente as necessidades da criança ou adolescente para o seu perfeito desenvolvimento. Marque abaixo o item que corresponda alternativa CORRETA:
		
	
	Todas as alternativas estão corretas
	 
	Apenas I e II estão corretas
	
	Apenas I e III estão corretas
	
	Apenas I está correta
	
	Apenas II está correta
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701970079)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 4)       Saiba  (0)
	
	Há uma significativa melhora no desempenho dos profissionais de saúde quando estes são capazes de compreender aspectos emocionais de seus pacientes. Visando a humanização do ambiente hospitalar, é fundamental:
		
	
	Que o profissional de saúde aprimore seus conhecimentos não se importando com os aspectos interpessoais da tarefa assistencial.
	
	Que o profissional de saúde aprimore seus conhecimentos técnicos para que ofereça uma assistência mais eficaz e integrada.
	
	Que o profissional de saúde mantenha o foco nos aspectos emocionais do paciente.
	 
	Que o profissional de saúde aprimore seus conhecimentos dos aspectos interpessoais da tarefa assistencial e conheça estratégias profissionais para lidar com situações adversas.
	
	Que o profissional de saúde aprimore seu conhecimento das patologias e conheça estratégias profissionais para lidar com situações adversas.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701357165)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (0)
	
	Em um hospital da rede pública de saúde, um psicólogo em atuação, presencia um ato de violência verbal contra um idoso por parte de um membro da equipe atuante em determinada enfermaria. Não sendo a primeira vez que presencia o ocorrido. Ao questionar, recebe como argumento que a atitude tomada, foi em função de muito estresse. Informa ainda que o paciente é muito teimoso e não colabora. Considerando tal descrição, marque dentre as alternativas abaixo, aquela que expressa qual atitude o psicólogo deve tomar frente ao caso.
		
	 
	Por força de lei, alguns profissionais, em função de sua atuação social, são considerados como responsáveis específicos por este tipo de notificação. Não precisam investigar os responsáveis pelos maus tratos ou descobrir qualquer motivação, cabendo a eles, exclusivamente o ato de comunicar o fato à autoridade legal e desenvolver as ações de sua especialidade para o tratamento e recuperação da vítima.
	
	Os profissionais de saúde, no exercício de suas funções, estão expostos a presenciar situações diversas e precisam pautar suas condutas e respostas a estas situações em padrões profissionais que os levem a pensar criticamente a ética profissional. Devido às más condições do serviço público de saúde o psicólogo deve ser empático e reconhecer o estresse diário pelo qual passam as equipes de saúde. O psicólogo deve conversar com o colega de equipe.
	
	Por força de lei, alguns profissionais, em função de sua atuação social, são considerados como responsáveis específicos por este tipo de notificação. O psicólogo deve investigar os responsáveis pelos maus tratos e principalmente descobrir as motivações para informar à autoridade legal o maior número de detalhes possíveis para intervenção.
	
	Os profissionais de saúde, no exercício de suas funções, devem se preocupar com o seu campo de atuação. Não é de responsabilidade do psicólogo, assuntos não relacionados à sua pratica profissional como o manejo de um paciente na enfermaria.
	
	Os profissionais de saúde, no exercício de suas funções, estão expostos a presenciar situações diversas e precisam pautar suas condutas e respostas a estas situações em padrões profissionais que os levem a pensar criticamente a ética profissional equilibrando as normas existentes e a realidade que se apresenta. O psicólogo deve conversar com o colega de equipe.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701836611)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (0)
	
	A OMS (Organização Mundial de Saúde) em seu Relatório Mundial sobre Violência e Saúde, um extenso documento publicado em Outubro de 2002, define violência como:
		
	
	Qualquer tipo de ação, física ou ideológica, que resulte na extinção da condição de saúde de pessoas ou comunidades.
	
	A ação que praticada contra outros produza danos econômicos, morais, físicos ou psicológicos, desde que esta não tenha sido autorizada ou estimulada pelo outro.
	
	Ações contra um grupo ou comunidade que venham a evidenciar preconceito ou ações contra indivíduos que possam produzir lesão ou prejuízo monetário.
	 
	O uso intencional de força física ou poder, real ou em forma de ameaça, contra si próprio, contra o outro, ou contra um grupo ou comunidade, que resulte ou tenha probabilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação.
	
	O uso intencional ou não de força física sobre terceiros que possa vir a produzir algum tipo de dano físico ou ações direcionadas para obter benefício próprio em detrimento do prejuízo ou dano de alguém.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701970081)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 4)       Saiba  (0)
	
	Os profissionais de saúde, no exercício de suas funções, também presenciam situações de violência. Com relação a isso, é correto afirmar:
		
	
	Os profissionais devem interferir nessas situações, somente quando julgarem a situação como injusta.
	
	Os profissionais não devem interferir nessas situações, agindo de modo imparcial.
	
	Os profissionais não devem interferir nessas situações, limitando-se a chamar a polícia caso a situação se agrave.
	 
	Os profissionais precisam pautar suas condutas e respostas a essas situações em padrões éticos que os impeçam de compactuar com qualquer espécie de covardia ou abuso.
	 
	Os profissionais precisam pautar suas condutas e respostas a essas situações em preceitos morais que os impeçam de compactuar com qualquer espécie de covardia ou abuso.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201701964708)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (0)
	
	Leia o texto a seguir e marque a resposta correta: A violência que é produzida por influência ou interferência negativa, capaz de formar no menor sentimentos autodestrutivos, deformações de caráter ou morais e que se configura através de condutas de rejeição, hostilidade, frieza, agressões verbais, depreciação, discriminação, exigências incompatíveis com a idade ou condições da criança ou adolescente, dentre outros, denomina-se dano:
		
	
	Sexual
	
	Físico
	 
	Psicológico
	
	Por negligência
	
	Por merecimento
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201701836612)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (0)
	
	A legislação brasileirajá possui uma série de dispositivos de amparo ao idoso. A Constituição Federal assegura o impedimento de qualquer forma de discriminação por idade e garante ao idoso o amparo obrigatório pela família e pelo Estado. O Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741/2003, dentre muitas garantias constitucionais, estabelece em seu Artigo 19 que:
		
	
	O profissional de saúde é totalmente responsável pelo idoso que estiver aos seus cuidados, cabendo ao profissional tomar as decisões e por elas se responsabilizar em termos de consequências e danos.
	
	Os profissionais de saúde têm por obrigação legal intervir diretamente em casos de confirmação de maus tratos contra o idoso de modo a garantir a integridade física e moral destes.
	
	O idoso é protegido pelo Estado e, como tal, tem direito a acessar todos os serviços de saúde de modo privilegiado sem que necessite qualquer forma de agendamento prévio, processo de triagem ou pagamento na rede pública ou privada de saúde.
	
	O idoso tem direito irrevogável a se defender de agressões ou ameaças com os meios e possibilidades que estiver ao seu alcance, o que o isenta de qualquer responsabilidade prevista pelo código penal nestas circunstâncias.
	 
	É obrigatória a comunicação, por parte dos profissionais de saúde, dos casos de suspeita ou confirmação de maus tratos contra o idoso, à autoridade policial e ao Ministério Público, assim como aos Conselhos Municipal, Estadual e Nacional do Idoso.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201701836609)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (0)
	
	Hoje é notório que um trabalho bem sucedido em saúde depende tanto da qualidade técnica do profissional quanto da qualidade interacional entre profissional e paciente. A partir desta afirmativa é correto afirmar que:
		
	
	Um bom processo relacional entre profissional e paciente é mais determinante de um processo terapêutico bem sucedido do que a utilização de técnicas e procedimentos modernos.
	
	A qualidade técnica do profissional pode e deve ser complementada por uma postura mais humanizada, no entanto, se esta não ocorrer, não compromete o trabalho terapêutico se este for tecnicamente bem executado.
	
	A qualidade interacional da relação entre profissional e paciente não tem qualquer valor terapêutico por si só e sempre deve ser acompanhado de procedimentos técnicos para que possa surtir algum tipo de efeito sobre os pacientes.
	
	Nenhuma técnica ou procedimento profissional pode ser considerado eficaz sem que seja acompanhado de uma postura relacional positiva.
	 
	Há uma profunda melhora no desempenho dos profissionais de saúde quando estes são capazes de interpretar aspectos emocionais de seus pacientes e com isso conseguem também minimizar resistências, otimizar relatos e adesões aos tratamentos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes