Buscar

ÉTICA NA SAÚDE 2

Prévia do material em texto

ÉTICA NA SAÚDE
9a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	 
	Exercício: SDE0083_EX_A9_201701246198_V1 
	Matrícula: 201701246198
	
	Data: 14/09/2017 17:00:29 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201701964700)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (0)
	
	Um idoso deu entrada no hospital com fortes dores abdominais. Sua família não deixa ele se comunicar com a equipe de saúde, efetivando todo o processo de comunicação no lugar do idoso, que está lúcido e pode responder por si mesmo. Esta intermediação da família:
		
	
	Deve ser aceita pela equipe de saúde, uma vez que a família é a responsável pelo idoso, que deve ter sua autonomia sempre restringida.
	
	Deve ser aceita pela equipe de saúde apenas por parte dos filhos do idoso.
	
	Deve ser efetivada sempre, pois os idosos não têm autonomia.
	
	Deve ser aceita pela equipe de saúde, que deve ouvir somente a família e nunca o paciente.
	 
	Só pode ser aceita mediante a comprovação da incapacidade do idoso em tomar suas próprias decisões e atitudes.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701547284)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (0)
	
	A principal questão ética envolvida no trato com idosos, diz respeito ao falso pressuposto de que, por estar velho, o individuo perde sua condição decisória ou seu direito à preservação da privacidade. A família, visando o bem estar do idoso, procura intermediar as relações da pessoa com o médico ou com as instituições. Esta intermediação só pode ser aceita quando:
		
	 
	Há a comprovação da incapacidade mental do idoso em tomar suas próprias decisões e atitudes.
	
	O posicionamento do idoso não estiver em conformidade com o parecer clínico.
	
	O idoso não possuir condições financeiras para sustentar suas decisões.
	
	A decisão do idoso demonstra estar em discordância do que a família admite como sendo o melhor para ele.
	
	A família tiver posse de algum documento legal que a autorize a representar o idoso em situações jurídicas.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701512494)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	Crianças que dependem de modificações na forma habitual de cuidar, incluindo aquelas que necessitam de alterações específicas nas AVDs (Atividades da Vida Diária) são consideradas como:
		
	
	Crianças sem patologias específicas e que não devem ser diferenciadas.
	 
	Crianças com necessidades especiais de saúde (Crianes).
	
	Crianças com Autismo.
	
	Crianças com Síndrome de Alstrom.
	
	Crianças com distúrbios de aprendizagem e inserção social.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701451045)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	O problema principal ainda tem sido a falta de informação e treinamento dos profissionais de saúde para lidar com estes pacientes. Há pouca informação técnica nos cursos de graduação e o número de profissionais que realiza tratamento especializado a pacientes com necessidades especiais é muito reduzido. Diante do exposto, é correto afirmar que:
		
	
	Todos os profissionais de saúde estão muito bem preparados para atender as demandas de saúde dos pacientes portadores de necessidades especiais.
	
	As vantagens de se ter poucos profissionais capacitados ao atendimento em saúde dos PNEs consistem em que os PNEs têm pouca opção de escolha.
	
	As graduações de saúde já oferecem informações suficientes a respeito do tratamento e suas especificidades para PNEs.
	 
	As universidades devem investir mais em informação técnica a respeito do atendimento a pacientes portadores de necessidades especiais nos cursos de graduação da área de saúde.
	
	O número de profissionais que realiza tratamento especializado ao público PNEs é suficiente em todo o país.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701451043)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	Felizmente, tem sido constatada uma diminuição no número de casos definidos por ¿atendimentos especiais¿ ou registrados como PNEs (Portadores de Necessidades Especiais) em função de dois aspectos básicos: 1) O avanço tecnológico da medicina; 2) o próprio estímulo da sociedade em ações de inclusão social. Isso significa que:
		
	
	O avanço tecnológico e os processos de inclusão social são maléficos para os portadores de necessidades especiais uma vez que este público precisa de atenção especial sempre.
	
	O avanço científico não constitui um benefício para os portadores de necessidades especiais uma vez que não oferece atenção diferenciada para este público e nem medicamentos para tratamentos específicos.
	 
	O avanço tecnológico, através da descoberta de novos medicamentos e tipos de tratamento, têm reduzido significativamente muitas patologias. E a inclusão social faz com que essas pessoas não se vejam como pessoas que precisem de atendimento diferenciado.
	
	A inclusão social beneficia diretamente as pessoas portadoras de necessidades especiais em função dos processos de averiguação de capacidades funcionais.
	
	O avanço tecnológico faz com que o número de atendimentos a pacientes especiais aumente, pois cada vez há mais tecnologia oferecida a esse público. E a inclusão social permite que as famílias superprotejam seus filhos e evitem escolas e médicos comuns ao público geral.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201701889241)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	Com relação aos atendimentos prestados ao paciente com necessidades especiais, analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta.
I - Tem sido constatado um aumento no número de casos definidos por atendimentos especiais ou registrados como PNEs em função do aumento do número de partos prematuros.
II - O avanço tecnológico da medicina tem conseguido com novos medicamentos e tipos de tratamento reduzir significativamente muitas patologias.
III - A Odontologia, no Brasil, tem sido uma exceção com relação a falta de informação uma vez que promove cursos de especialização e uma série de congressos sobre atendimento de pacientes especiais.
		
	 
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201701964699)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (0)
	
	No que diz respeito ao tratamento de idosos, leia as afirmativas a seguir e marque a resposta correta: I - A principal questão ética envolvida no trato com idosos diz respeito ao falso pressuposto de que, por estar velho, o indivíduo perde sua condição decisória ou seu direito à preservação da privacidade. II - A própria família, com o argumento de ¿poupar¿ o idoso de ansiedades ou aspectos negativos, se coloca como intermediária na relação do profissional de saúde com seu paciente. III ¿ A intermediação da família deve ser aceita em qualquer momento, mesmo que não haja a comprovação da incapacidade do idoso em tomar suas próprias decisões e atitudes. Está correto apenas o que se afirma em:
		
	 
	I e II
	
	III
	
	II e III
	
	I, II e III
	
	I e III
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201701451041)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	Bruna nasceu com uma série de complicações de saúde que requerem cuidados médicos permanentes. Ela se encaixa na caracterização de uma clientela específica de hospitais pediátricos que demandavam um tipo especial de cuidados, seja de forma temporária ou permanente, e que apresentavam múltiplos diagnósticos médicos, implicando em uma permanente dependênciados serviços de saúde em diversas especialidades e que recebe a denominação de:
		
	
	CRIANEXC
	
	CRIAES
	
	CRIANUSC
	
	CRIAM
	 
	CRIANES

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes