Buscar

Avaliando Didatica 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

GOSTOU? DEIXA UM LIKE! 
	
 1a Questão (Ref.: 201603057204)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com Saviani, (1999, p.10,), ¿[...] a educação é inerente ao homem, e sua origem acontece no mesmo processo de constituição do homem, como ser social¿. E esse processo se chama educação, que ao longo da história sofreu diversas modificações. No período antigo e medieval a escola era uma forma secundária da educação. Com a revolução industrial, a educação passou a ser de interesse público e a escola, a instituição predominante na sociedade capitalista. Nesse período surgem as ¿tendências educacionais¿, cada qual representando uma resposta educacional para as demandas do capital. Assim, na classificação de Libâneo temos dois grandes grupos, a Pedagogia Liberal e a Pedagogia Progressista com suas respectivas escolas. Na Pedagogia Liberal temos:
		
	
	Nova, Técnica, Tradicional e Diretiva.
	 
	Tradicional, Renovada Progressista, Renova Não Diretiva, Tecnicista.
	
	Renovada Progressista, Não Renovada, Crítica e Tecnicista.
	
	Tradicional, Renovada Progressista, Não Renovada e Crítica.
	
	Renova Não Diretiva, Tecnicista, Crítica e Tradicional.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602967739)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca das tendências pedagógicas, julgue as afirmativas que seguem: I. A escola tradicional reconhece a educação como ato social transformador, por isso tem como objetivo central fazer com que os alunos dominem os conteúdos que lhes são passados, de forma que eles sejam capazes de reproduzi-los. II. A escola nova tem como objetivo central facilitar o processo ensino-aprendizagem, transmitindo ao aluno os conhecimentos, de forma a possibilitar-lhe uma participação nesse processo, respeitando seus interesses e seus sentimentos. III. A escola tecnicista tem caráter utilitário, razão pela qual estabelece procedimentos de ensino de ordem instrumental, adotando uma postura que visa a preparar os alunos para atender aos interesses do mercado de trabalho. IV. A escola libertadora tem como objetivo principal proporcionar uma formação educacional com base na leitura do mundo e no diálogo entre educando e educador, os quais, juntos, constroem conhecimentos e se livram da opressão. Está CORRETO o que se afirma em
		
	 
	III e IV, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	I e II, apenas.
	
	I, II e III, apenas.
	
	II, III e IV, apenas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603307838)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(Fonte: SEPLAG: 2010) A avaliação que se caracteriza por fornecer, durante o processo de ensino e aprendizagem, dados para os ajustes das ações educativas, possibilitando tomadas de decisões por parte do professor, face à continuação do programa, é a:
		
	
	avaliação classificatória.
	
	avaliação diagnóstica.
	 
	avaliação somativa.
	
	avaliação final.
	 
	avaliação de formativa.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603057195)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	¿ [...] O multiculturalismo não nasceu nas universidades e no âmbito acadêmico em geral. São as lutas dos grupos sociais discriminados e excluídos de uma cidadania plena, os movimentos sociais, especialmente os relacionados às questões étnicas [...]Uma sociedade multicultural constrói-se a partir de determinados parâmetros.Dessa forma, é necessário distinguir as diferentes concepções que podem inspirar essa construção [...] vou-me referir unicamente a três perspectivas [...] o multiculturalismo assimilacionista, o multiculturalismo diferencialista ou monoculturalismo plural e o multiculturalismo interativo, também denominado interculturalidade [...]. As duas primeiras posições são as mais desenvolvidas nas sociedades em que vivemos. Algumas vezes convivem de maneira tensa e conflitiva. São elas que, em geral, são focalizadas nas polêmicas sobre a problemática multicultural. No entanto, a terceira perspectiva propõe um multiculturalismo aberto e interativo, que acentua a interculturalidade. Ela é a mais adequada para a construção de sociedades democráticas e inclusivas, que articulem políticas de igualdade com políticas de identidade¿ (CANDAU, 2008, p. 03) Nessa perspectiva, podemos considerar práticas interculturais , exceto na opção:
		
	 
	Entende uma educação sem negociação cultural e desconsidera o enfrentamento dos conflitos provocados pela assimetria de poder entre os diferentes grupos socioculturais nas nossas sociedades.
	 
	Ratifica a visão essencialista das culturas e das identidades culturais, ou seja, concebe as culturas em contínuo processo de enraizamento da cultura, fixando as pessoas em determinado padrão cultural.
	 
	É um intercâmbio que se constrói entre pessoas, conhecimentos, saberes e práticas culturalmente diferentes, buscando desenvolver um novo sentido entre elas na sua diferença.
	 
	Não e é capaz de favorecer a construção de um projeto comum, pelo qual as diferenças sejam dialeticamente integradas.
	 
	Entende a cultura como conflitativa e argumenta que a diferença deve ser afirmada dentro de uma política descompromissada com a crítica e o compromisso com a justiça social.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603243972)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	John Friedrich Herbart exerceu grande influência na Didática e na prática docente e suas ideias são ainda muito presentes nas salas de aulas brasileiras. Aponta para quatro passos didáticos que ainda são utilizados pela maioria dos nossos professores em sua prática pedagógicas. São eles
I-Preparação e apresentação da matéria com clareza;
II-Associação entre as ideias antigas e as novas;
III-Sistematização dos conhecimentos, tendo em vista a generalização;
IV-Aplicação dos conhecimentos adquiridos através de exercícios.
Está (ão) correta (s) a (s) alternativa (s)
		
	 
	I, II e IV;
	 
	I, II e III;
	 
	I,III e IV;
	 
	Somente a I e III
	 
	I, II, III e IV.

Outros materiais