Buscar

PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇOES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: GST1732 - PSICO. NAS ORGANIZ. Período Acad.: 2018.1 EAD (G) / EX
		1-Paulo trabalha na área de TI num dos setores da Empresa "X". Seu ambiente de tarefa é geralmente tenso e numa das últimas reuniões se indispôs com o seu gestor sendo agressivo e deselegante. No momento ele teme pela manutenção de seu posto de trabalho, arrependendo-se de sua conduta. O estudo das emoções e mais especificamente da Inteligência Emocional, de Goleman (1995) permite inferir que Paulo:
	
	
	
	
	Apresentou alto quociente de inteligência emocional;
	
	
	Apresentou alta capacidade em lidar com emoções.
	
	 
	Apresentou baixo quociente de inteligência emocional;
	
	
	Apresentou habilidade social durante a tensão;
	
	
	Apresentou conduta amena e nada tem a perder;
		2-Ao lançar o conceito de inteligências múltiplas, Gardner (1983) possibilitou que um gestor identificasse diversas variações dentro de sua equipe. Quando um profissional demostra extrema facilidade para conviver e trabalhar em equipe podemos indicar que ele esteja apresentando a inteligência denominada de:
	
	
	
	
	Musical
	
	
	Corporal
	
	 
	Interpessoal
	
	
	Espacial
	
	
	Matemática
		3-A boa capacidade de inteligência emocional de acordo com Goleman (1995), é observada em pessoas que possuem caracteres:
	
	
	
	
	automotivação, apatia e insegurança
	
	 
	Automotivação, empatia e autoconfiança
	
	 
	automotivação, resignação e segurança
	
	
	resignação, apatia e insegurança
	
	
	resignação, empatia e segurança
		4-A inteligência é um dos atributos que favorece o desempenho humano nas organizações. Existem estudos que difundem a ideia de que a inteligência deve ser avaliada em suas capacidades práticas, demonstradas pelo desempenho. No mundo contemporâneo, constatamos um conjunto de inteligências múltiplas que direcionam habilidades. Assim quando falamos sobre uma forma de inteligência considerada de extrema relevância para as organizações que se caracteriza pelos seguintes componentes: autoconhecimento, autocontrole, empatia, automotivação, empatia e habilidades interpessoais, estamos nos referindo a:
	
	
	
	
	Inteligência pessoal
	
	 
	Inteligência emocional
	
	
	Inteligência existencial
	
	
	Inteligência lógico-matemática
	
	
	Inteligência espacial
		5-Davidoff (2001) observa que todos estamos expostos a agentes estressores, estando estes no trabalho e/ou na nossa vida pessoal. Basta que a percepção de um estímulo seja estressante para que o mesmo se inicie. As fases do estresse são são:
	
	
	
	 
	Reação de alarme, Resistência e Exaustão.
	
	
	Reação, Desistência e Exame.
	
	
	Mobilidade, Distorção, Resistência.
	
	
	Distorção, Revisão e Exaustão.
	
	
	Manutenção, Divisão e Escolha.
		6-Algumas empresas, especialmente na área de Tecnologia, costumam selecionar os candidatos mais inteligentes. Bill Gates, por exemplo, acredita que ¿você pode ensinar qualquer coisa a uma pessoa inteligente¿. Outras empresas pensam diferente: selecionam os mais alegres, dispostos, cooperativos. Acreditam que a atitude e inteligência emocional é o que mais conta, pois se consegue ensinar coisas técnicas, mas ensinar atitudes é muito mais difícil. Discutindo tecnicamente estas duas estratégias de contratação, pode-se afirmar que, EXCETO:
	
	
	
	 
	selecionar prioritariamente por Quoeficiente de Inteligência (Q.I.) sempre será um erro
	
	
	no segundo caso citado no enunciado, incorpora-se dimensões da inteligência emocional
	
	 
	O Q.I. hoje em dia costuma ser complementado com os conceitos de inteligência emocional e inteligências múltiplas
	
	
	é necessária uma definição clara dos objetivos do cargo antes da decisão pelo método
	
	
	não há método correto, é preciso considerar o perfil e as necessidades do cargo
		7-O estresse (determinado por múltiplas circunstâncias, inclusive no ambiente organizacional) é caracterizado como envolvendo três fases, determinadas pela reação do organismo às condições consideradas desconfortáveis ou adversas. A terceira destas fases, a mais grave, que se manifesta pela impossibilidade do organismo de atender às exigências impostas é chamada de:
	
	
	
	
	fase de reação de alarme
	
	
	fase de recuperação
	
	
	fase de resistência
	
	 
	fase de exaustão
	
	 
	fase de explosão
		8-O estresse é considerado um dos maiores males da atualidade. Com o aumento da competitividade as empresas têm que continuar mudando para se adaptar a novas tendências e não perder espaço no mercado e assim cobram mais de seus funcionários. O tempo gasto no serviço também aumentou, profissionais em posições mais altas chegam a gastar 65 horas por semana do seu tempo no trabalho. Essas situações em muito contribuem a um aumento do estresse. Trata-se de uma doença e a pessoa afetada tem grandes chances de ficar convalescida e falecer antes do tempo. Já é de conhecimento popular que o estresse prejudica tanto o trabalhador quanto o seu empregador. As causas do stress no ambiente de trabalho podem ser em função de:
	
	
	
	
	falta de intimidade nas relações entre chefe e subordinados e o desinteresse da chefia em fornecer todos os benefícios que os colaboradores esperam da empresa.
	
	
	falta de elogios e premiações que elevem o status do colaborador, diante de seus colegas de trabalho, falta de sociabilidade do próprio colaborador nas suas interações.
	
	
	baixos salários que não auxiliam na melhoria do visual do colaborador e inexistência de contato entre a chefia imediata e o colaborador, de forma a viabilizar solicitações de aumento de salário.
	
	
	descaso do colaborador pelo cargo e função que ocupa por julgar que não tem projeção na cúpula da empresa, gerando uma sensação de pouca importância para a consecução dos objetivos.
	
	 
	inadequação do salário, ambiente desagradável, falta de autonomia, má distribuição de responsabilidade, gerenciamento inadequado e falta de prospecção na carreira

Outros materiais