Buscar

Avaliando Didatica 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GOSTOU? DEIXA UM LIKE! 
	 1a Questão (Ref.: 201602554741)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Infelizmente, apesar do planejamento da ação educativa ser de suma importância, existem professores que são negligentes na sua prática educativa, improvisando suas atividades. Em consequência, não conseguem alcançar os objetivos quanto à formação do cidadão, não se questionando sobre o sentido da prática e do aprendizado. Isso significa dizer que o professor adota uma prática:
		
	
	fundamentada
	
	consciente
	
	intencional
	
	refletida
	 
	espontaneísta
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603294267)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A avaliação é compreendida como o processo que utilizado para verificar os esforços e êxito dos alunos, valorizando as trocas de aprendizagens. Busca as atitudes e aquisições de habilidades cognitivas, substituindo a competição pela cooperação dentro da sala de aula. Estas características referem-se a pedagogia:
		
	
	Tradicional
	 
	Renovada ou escola nova
	
	Critico Social dos Conteúdos
	
	Libertária
	
	Progressista
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602535738)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No processo de ensino-aprendizagem, a proposta de que a avaliação do aproveitamento escolar seja praticada como uma atribuição de qualidade ao resultado da aprendizagem dos educandos, tendo por base seus aspectos essenciais e, como objetivo final, uma tomada de decisão que (re) direcione o aprendizado, impõe que a escola, ao avaliar, adote os seguintes parâmetros, EXCETO:
		
	
	Coletar, analisar e sintetizar, da forma mais objetiva possível, as manifestações das condutas cognitivas, afetivas e psicomotoras dos educandos, produzindo uma configuração do que efetivamente foi aprendido.
	
	Estabelecer que o objetivo primeiro da aferição do aproveitamento escolar não seja a aprovação ou reprovação do educando, mas o direcionamento da aprendizagem e seu consequente desenvolvimento.
	
	Atribuir uma qualidade a essa configuração da aprendizagem, a partir de um padrão preestabelecido e admitido como válido pela comunidade dos educadores e especialistas dos conteúdos que estejam sendo trabalhados, porém que não se perca de vista as reflexões sobre o processo de aprendizagem pelos alunos e a legitimação de seus saberes.
	
	Encaminhar os educandos para passos subsequentes da aprendizagem, caso se considere que, qualitativamente, eles tenham atingido um nível satisfatório acerca do que estava sendo ensinado.
	 
	Tomar decisão sobre as condutas docentes e discentes a serem seguidas, com a reorientação imediata da aprendizagem, caso sua qualidade se mostre insatisfatória, e avaliar se os conteúdos e habilidades que estejam sendo ensinados e aprendidos satisfazem o estabelecimento de ensino.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603274458)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	
A partir da discussão sobre a multiculturalidade dentro da sala e pela correta interpretação da charge referente ao ano 2009 e ao contexto atual, assinale a ÚNICA alternativa correta.
		
	
	É comum encontrar pais preocupados com a educação dos seus filhos, e que, portanto, questionam à professora sobre o bom comportamento dos seus filhos
	
	É comum encontrar pais preocupados com a educação dos seus filhos, e que, portanto, questionam aos filhos sobre o bom comportamento da professora
	
	A intervenção familiar junto ao processo educativo dos filhos é sempre prejudicial, haja vista que os alunos se sentem constrangidos pela presença dos pais em sala
	
	Parece haver uma mudança de postura, onde os alunos são mais responsáveis por seus rendimentos e, cabendo á professora promover, ainda que indevidamente, a reprovação dos mesmos
	 
	Parece haver uma mudança de postura, onde os alunos são menos responsáveis por seus rendimentos e, cabendo á professora promover, ainda que indevidamente, a aprovação dos mesmos
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603383653)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na definição e elaboração de instrumentos avaliativos é preciso observar alguns cuidados para que a avaliação possibilite ao professor analisar se os seus objetivos foram alcançados e como os estudantes estão se envolvendo com os conteúdos trabalhados.
Para que os momentos destinados à avaliação também constituam novas oportunidades de aprender, os instrumentos avaliativos precisam ser planejados:
 
		
	
	de maneira uniforme e padronizada pelos órgãos de gestão dos sistemas educacionais, garantindo-se a qualidade dos instrumentos.
	
	de modo a atender as exigências do sistema de ensino referente a escola.
	
	de modo a coordenar adequadamente os conteúdos e o tempo destinados às provas, evitando-se que alguns alunos as terminem antes do prazo estipulado.
	 
	de forma coerente com o modo como as aulas são ministradas, evitando-se que haja uma ruptura entre processos de ensino, aprendizagem e avaliação.
	
	de modo a garantir a cientificidade do processo avaliativo, cumprindo rigorosamente as orientações do coordenador pedagógico da unidade escolar.

Outros materiais