Buscar

avaliando civil 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201501507480)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Carlos elabora testamento em que nomeia José legatário de duzentos mil reais porque, ao tempo em que seu pai esteve internado, foi o enfermeiro que melhor se dedicou à cura e ao bem-estar do ente amado. Contudo, à época do cumprimento do testamento, descobre-se não haver enfermeiro com tal nome trabalhando no hospital no período mencionado. Assim, marque a alternativa correta:
		
	
	Não há vício na disposição testamentária, mas apenas ineficácia se alegada pela parte interessada.
	
	Por se tratar de claro erro quanto à pessoa, a disposição é anulável pelo prazo de 4 anos.
	 
	Apesar do vício de consentimento, é possível cumprir a vontade do testador se identificada a pessoa a quem se refere o testamento.
	
	O fato eiva o testamento de nulidade, não havendo modo de se aproveitar a disposição.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502259086)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Identifique a(as) afirmativa(as) que são verdadeiras e depois assinale a opção correta:
I. A herança defere-se como um todo unitário, ainda que vários sejam os herdeiros e regula-se pelas normas atinentes ao condomínio;
II. No Direito brasileiro a liberdade de testar é limitada quando existirem herdeiros necessários;
III. Sucessão testamentária é aquela que decorre de disposição de última vontade, expressa em testamento ou codicilo;
IV. Os pactos sucessórios são vedados no Direito Brasileiro, portanto não se admite a sucessão contratual, porque não é permitido o negócio jurídico realizado sobre herança de pessoa viva;
V. A sucessão a título singular ocorre quando o testador deixa ao beneficiário bens certos e determinados, chamados de legado.
		
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras
	
	As opções I e V são verdadeiras
	
	As assertivas I, IV e V são verdadeiras
	
	Apenas a assertiva V é verdadeira
	
	As assertivas I, III e V são verdadeiras
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502384411)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Antônio, que possui três filhos, foi condenado criminalmente pelo Tribunal do Júri, por tentativa de homicídio contra seu pai, Serafim, que possui outro filho. Nesse caso, Antônio
		
	
	poderá ser deserdado, mas não excluído da sucessão de Serafim, porque o crime se deu na modalidade tentada.
	
	não poderá ser admitido a suceder nos bens deixados por morte de Serafim, ainda que este o tenha expressamente reabilitado em testamento, porque a sentença criminal o impede de suceder.
	 
	será excluído da sucessão de Serafim, desde que procedente demanda de exclusão, e os bens que lhe caberiam serão destinados aos filhos do excluído, como se ele morto fosse antes da abertura da sucessão.
	
	NRA
	
	será excluído da sucessão de Serafim, independentemente de demanda de exclusão, porque a condenação criminal a supre, e os bens que lhe caberiam serão distribuídos, em partes iguais, entre os filhos e o irmão de Antônio.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502499631)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Sobre aceitação e renúncia é incorreto afirmar que:
		
	
	Se o herdeiro renunciar à herança na tentativa de provocar prejuízo aos seus credores, estes poderão, com autorização do juiz, aceitá-la em nome do renunciante, até o limite do que for necessário para satisfazer seus créditos, valendo a renúncia quando ao restante.
	
	A renúncia produz efeito ex tunc, retroagindo à data da abertura da sucessão e revogando a presunção de posse e propriedade da herança preconizada pelo Princípio da Saisine.
	 
	Aceitação e renúncia são duas faces de uma mesma moeda, isto é, ao herdeiro só é ofertada a possibilidade de aceitar ou renunciar, não admitindo nem aceitação, nem renúncia parciais, sob condição ou a termo; admite-se, todavia, que o herdeiro a dois títulos aceite suceder por um deles, renunciando ao outro, ou sendo ao mesmo tempo herdeiro e legatário, aceite um e renuncie ao outro direito.
	 
	A cessão gratuita, pura e simples da herança aos demais herdeiros implica em aceitação presumida.
	
	A aceitação pode ser realizada por três modos, a saber, expressa, tácita ou presumida, ao passo que a renúncia só admite a forma expressa.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502174402)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(TJ/MS) Assinale a alternativa CORRETA em relação ao assunto indicado: Sucessão legítima.
		
	
	Havendo igualdade de linhas, os ascendentes da linha paterna herdam na integralidade.
	
	Há direito de representação na linha ascendente.
	 
	Na classe dos ascendentes, o grau mais próximo exclui o mais remoto.
	
	O grau mais remoto exclui o mais próximo, na classe dos ascendentes.
	
	Havendo diversidade de graus, os ascendentes da linha paterna herdam na integralidade.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201502295721)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(FCC 2012) ¿A¿ era casada sob o regime da comunhão parcial de bens com ¿B¿. ¿B¿ faleceu em 2011 e deixou um imóvel por ele adquirido antes do casamento, usado como moradia do casal. Não há descendentes, mas dois ascendentes em primeiro grau vivos. Neste caso,
		
	
	por se tratar de bem incomunicável, ¿A¿ não participa da sucessão, mas tem direito real de habitação, cabendo a cada ascendente metade ideal do imóvel.
	 
	¿A¿ tem direito real de habitação, cabendo a cada herdeiro fração ideal de 1/3 do imóvel.
	
	em razão do regime de bens que regeu o casamento, ¿A¿ tem direito ao usufruto da metade do imóvel, cabendo, a cada herdeiro, fração ideal de 1/3 do bem.
	
	¿A¿ tem direito real de habitação, participa da herança na qualidade de herdeira necessária e recebe a metade ideal do imóvel, cabendo a cada ascendente fração ideal de 1/4 do bem.
	
	além de receber fração ideal de 1/3 do imóvel como herdeira necessária, ¿A¿ tem direito real de habitação, que se constitui a partir do registro do formal de partilha no Cartório de Imóveis.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201502539127)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ester, viúva, tinha duas filhas muito ricas, Marina e Carina. Como as filhas não necessitam de seus bens, Ester deseja beneficiar sua irmã, Ruth, por ocasião de sua morte, destinando-lhe toda a sua herança, bens que vieram de seus pais, também pais de Ruth. Ester o(a) procura como advogado(a), indagando se é possível deixar todos os seus bens para sua irmã. Deseja fazê-lo por meio de testamento público, devidamente lavrado em Cartório de Notas, porque suas filhas estão de acordo com esse seu desejo. Assinale a opção que indica a orientação correta a ser transmitida a Ester.
		
	
	Todas alternativas estão incorretas.
	 
	Ester pode dispor de 50% de seu patrimônio em favor de Ruth, cabendo os outros 50% necessariamente às suas filhas, Marina e Carina, na proporção de 25% para cada uma.
	
	Ester só pode dispor de 1/3 de seu patrimônio em favor de Ruth, cabendo o restante de sua herança às suas filhas Marina e Carina, dividindo-se igualmente o patrimônio.
	
	Em virtude de ter descendentes, Ester não pode dispor de seus bens por testamento.
	
	Ester pode dispor de todo o seu patrimônio em favor de Ruth, já que as filhas estão de acordo.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201502298432)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(CESPE/DPE-TO DEFENSOR PÚBLICO/2013) Acerca das sucessões, assinale a opção correta.
		
	
	Aberta a sucessão pelo ajuizamento da ação de inventário, a herança transmite-se por sentença que homologa a partilha de bens aos herdeiros legítimos e testamentários.
	 
	A sucessão dá-se por lei ou por disposição de última vontade, conforme seja legítima ou testamentária, e, havendo herdeiros necessários, o testador só poderá dispor da metade da herança.
	
	Legitimam-se a suceder apenas as pessoas já nascidas no momento da abertura da sucessão, não havendo direitos sucessórios do nascituro.
	
	A sucessão abre-se no lugar da morte do falecido.
	
	A companheira ou o companheiro,na sucessão do outro, quanto aos bens adquiridos na vigência da união estável, concorre com descendentes só do autor da herança, tendo direito a uma quota equivalente à que por lei for atribuída a cada um deles.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201502201718)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(Questão 12 29º Exame OAB-RJ) Maria Braz da Silva, casada pelo Regime da Comunhão Universal de Bens com Eduardo da Silva, morreu em 17 de novembro de 2005, deixando considerável patrimônio em bens imóveis e obras de arte. Maria Braz da Silva tem uma neta, Júlia, com três anos de idade, filha de seu filho, Lucas, pré?morto. Quando da abertura do Processo de Inventário dos bens por ela deixados, foi apresentado um Testamento Público datado de 10 de março de 2003, em que é apontada como sua sucessora, Ana, sua afilhada, para quem dispôs 30% de sua parte disponível. Eduardo da Silva contestou tal disposição testamentária e atravessou uma petição onde afirma ser herdeiro necessário de sua esposa, segundo a lei civil brasileira vigente. Analise e responda:
		
	
	Eduardo não tem qualquer direito aos bens deixados por Maria nem meação, nem herança;
	
	Eduardo é meeiro de Maria e Júlia e Eduardo são herdeiros necessários;
	
	Júlia e Eduardo são herdeiros necessários de Maria;
	 
	Eduardo é meeiro de Maria.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201502440927)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(Exame - OAB) Falecendo alguém sem deixar testamento nem herdeiro legítimo notoriamente conhecido:
		
	
	os bens da herança serão transmitidos ao Município do último domicilio do de cujus;
	
	os bens da herança serão arrecadados até que o juiz os declare como bens de ausente.
	
	os bens da herança serão arrecadados e entregues, desde logo, ao Município ou Distrito Federal.
	 
	os bens da herança serão arrecadados, ficando sob a guarda e administração de um curador, até a sua entrega ao sucessor devidamente habilitado ou à declaração de sua vacância.
	
	os bens da herança serão arrecadados ao Município do primeiro domicilio do de cujus;

Outros materiais