Buscar

LIBRAS PARA CONCURSO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

LIBRAS PARA CONCURSO
 – 
Resumão elaborado por: Edwallace Amorim
AULA 01 (AV1)
1.
 
A língua de sinais pode ser evidenciada principalmente através:
R:Do uso de sinais espaciais e visuais que têm as mãos, o corpo e expressão facial como suporte.
2.
 
Vimos na aula 1 que a rejeição à identidade surda é não reconhecer que outros valores, outras normas, outroshábitos diferentes dos meus, existam no molde de vida deles, e não no meu modelo de existência. Quanto a essaafirmativa, temos a seguinte consequência:
R:Quando esse julgamento endurece e se generaliza, transforma-se num estereótipo, num clichê, numpreconceito, numa resistência negativa à identidade do Outro.
3.
 
“
Os surdos formam uma comunidade autêntica de língua, cultura, identidade próprias
”
. Com base nesse trechoselecionado da
Aula 01
, analise a seguinte situação: em uma escola regular onde há um aluno surdo matriculadorealiza-se constantemente palestras sobre seus valores e entrelaçamentos culturais, linguísticos e identitários, para aconscientização da comunidade escolar acerca desse aluno. Pode-se afirmar que essa ação:
R:Refere-se à participação legítima de todos os tipos de gente na escola, para que essa seja construída COM, PORe PARA todos, sob uma perspectiva inclusiva.
4.
 
Nas comunidades sinalizantes é hábito apresentar-se não somente informando o nome, mas também com um SINAL.Esse SINAL pode ser entendido como uma espécie de "batismo" dentro dessas comunidades. Desse modo é corretoafirmar que:
R:Cada pessoa tem um SINAL próprio que faz referência a alguma característica particular dela (somentereferência física; física com a primeira letra do nome; um evento marcante etc.).
5.
 
O termo sujeito surdo é restrito à pessoa surda, que em sua história de vida percebe sua identidade construída emum contexto de uso de língua de sinais. Se for um surdo sinalizante, esse sujeito não precisará ter medo de usar a suaprópria língua, nem se sentirá incapaz de dominar as línguas de outros grupos, mesmo que sejam essas de outramodalidade e que, por isso mesmo, apresentem desafios aparentemente intransponíveis. Com base no conceitoapresentado, complete a concepção a seguir. Esse sujeito não é um surdo deficiente, mas:
R:É um sujeito dotado de capacidade linguística.
6.
 
Um surdo estará mais ou menos próximo da cultura surda a depender da identidade que assume dentro daSociedade. A identidade surda pode ser definida como: (Concurso público do Município de Pacatuba, questão 35):
R:Identidade na qual ser surdo é estar no mundo visual e desenvolver sua experiência na Língua de Sinais. Ossurdos que assumem a identidade surda são representados por discursos que os vêem como sujeitos culturais,uma formação de identidade que só ocorre entre os espaços culturais surdo.
7.
 
É possível entender, na perspectiva de Bauman (2005), identidade como "um conceito altamente contestado". Nessesentido, identidade é reconhecida enquanto:
R:Luta.
8.
 
Surdo é aquela pessoa que, com surdez congênita ou adquirida na infância, assume uma identidade surda, numprocesso de endoculturação à linguagem e aos elementos culturais de uma determinada comunidade surda. Para ele:
R:A língua de sinais é a sua língua natural e deve ser apreendida como sua primeira língua.
9.
 
O termo “sujeito sinalizante”, usado nesta disciplina, faz ref 
erência:
R:A todo sujeito que domina e é usuário assíduo da língua de sinais.
10.
 
A noção de identidade pode ser relacionada aos comportamentos sociais e, logo, ao contexto da inclusão, surdez eaprendizagem na contemporaneidade. Sobre esse assunto, assinale a alternativaINCORRETA: 
R:O termo
“
cultura surda
”
 não tem nenhuma relação com o posicionamento político-ideológico.
11.
 
Os principais níveis de descrição da LIBRAS são:
R1:Sintático, semântico, pragmático e quirológico. /R2:Quirológico, semântico, sintático, pragmático.
12.
 
Para identificar uma pessoa surda que não usa língua de sinais e faz leitura labial é adequado utilizar como sinônimoo termo:
R:Surdo oralizado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes