Buscar

Fisioterapia Aquática e Alterações Fisiológicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201603525916)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Para todos os quadros descritos abaixo, a fisioterapia aquática tem indicação, exceto:
		
	
	Melhora da força muscular (desenvolvimento de força e resistência muscular) e manutenção e/ou aumento das amplitudes de movimento (ADMs).
	
	Aumento da circulação sangüínea, melhorando quadro de edema.
	
	Melhora da tônus através do alívio do espasmo muscular.
	
	Alívio de dor
	 
	Reativação dos músculos paralisados
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603657400)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Suzana 53 anos, chegou ao seu consultório relatando dor no ombro E e região lombrosacra D com irradiação até o joelho D. Ela relata que tem dificuldade em pegar objetos na prateleira de casa, tirar o sutiã e pegar o cinto de segurança do carro. Quanto a região lombosacra, ela acorda relatando uma rigidez pela manhã, sente dor quando sai da postura sentada para de pé e quando anda. A irradiação aparece quando fica por mais de 5 minutos em pé. A partir das informações acima, avalie as informações a seguir. I - Um dos benefícios da flutuabilidade para o trabalho aquático é a redução do peso suporte. II - Há diminuição da pressão intra-articular, principalmente das articulações de suporte como quadril, joelho e coluna vertebral. III - O efeito do empuxo auxilia a postura ortostática em pacientes cujos músculos e ou articulações não suportam o seu peso corporal. IV - Atua no aumento da atividade dos músculos antigravitacionais, aumentando a tensão e o espasmo muscular. V - O empuxo oferece também, resistência ou assistência ao movimento, quando os objetivos são o fortalecimento, a resistência muscular e as amplitudes de movimento. É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I, II, III e IV.
	
	I, II, IV e V.
	
	II, III, IV e V.
	 
	I, II, III e V.
	
	I, III, IV e V.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602714485)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	_______________ é o atrito entre as moléculas de um líquido e que causa uma resistência a um corpo em movimento. Assinale a alternativa correta que completa a frase.
		
	 
	Empuxo;
	
	Arrasto;
	
	Metacentro;
	 
	Viscosidade;
	
	Refração;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603222378)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marque a alternativa correta
		
	
	Todas as alternativas são verdadeiras
	
	O tamanho do equipamento e o local onde ele é colocado não influência no momento de flutuação
	 
	O Princípio de Archimedes é quando um corpo esta total ou parcialmente imerso em fluido em repouso e ele experimenta um empuxo de baixo para cima igual ao volume de fluido deslocado.
	
	Para aumentar o momento da flutuablidade , se diminui a quantidade de equipamento
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602756868)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O organismo quando em imersão na água passa por algumas alterações fisiológicas, essa alterações ocorrem de maneira mais acentuada em alguns sistema: I) Cardiovascular: ocorre o reflexo de mergulho caracterizado por bradicardia, vasocontrição periférica e desvio de sangue para áreas vitais. II) Renais: aumento da diurese, diminuição do volume plasmático, aumento da natriurese, aumento da eliminação de potássio pela urina, inibição da vasopressina (ADH). III) Sistema respiratório: a pressão hidrostática aumenta a compressão na caixa torácica e com isso ocorre aumento do trabalho respiratório e diminuição da capacidade vital. IV) Sistema nervoso: ocorre redução da sensibilidade das terminações nervosas e diminuição do tônus muscular promovendo alívio de possíveis dores e relaxamento. Assinale a alternativa correta:
		
	
	( )I e II
	
	( )II e III
	 
	( )I, II, III e IV
	
	( )I, III e IV
	
	( )II, III e IV

Outros materiais