Buscar

IDENTIFICAÇÃO DE UM SÓLIDO

Prévia do material em texto

IDENTIFICAÇÃO DE UM SÓLIDO
Objetivos de ensino:	Esta experiência foi planejada com o objetivo de ensiná-lo a medir corretamente a massa e o volume de substâncias e a manusear alguns equipamentos de laboratório, tais como a balança e a proveta.
Objetivos da experiência:	Nesta experiência o problema a ser resolvido é a identificação de sólidos (metais) utilizando o método do cálculo de suas densidades.
PROPRIEDADES FÍSICAS DA MATÉRIA:- massa, densidade e volume.
As propriedades físicas da matéria agrupam-se em duas categorias principais: propriedades intensivas e propriedades extensivas.
Propriedades Extensivas: - São aquelas cujo valor numérico depende da quantidade de matéria contida na amostra, como por exemplo: massa, comprimento, área, volume, energia, etc.
Propriedades Intensivas: - São aquelas cujo valor independe da quantidade de matéria contida na amostra, como por exemplo, temperatura, densidade, concentração, etc.
DENSIDADE
Densidade é uma propriedade intensiva da matéria, isto significa que seu valor independe da quantidade de matéria contida na amostra. Ela é definida como a relação entre o valor da massa e do volume de um corpo, dada pela seguinte fórmula:
				d = m/v.
A densidade é uma propriedade de extrema importância na caracterização, identificação e utilização de materiais.
Muitos processos químicos tais como fermentação do amido, fabricação de ácidos, oxidação da amônia são controlados através da medida de densidade. Polímeros comerciais, tais como polietileno são caracterizados comercialmente pelas suas densidades.
Assim, ela é uma propriedade definida tanto para substâncias sólidas, liquidas e gasosas.
Muitos elementos químicos podem ser identificados através de seus valores da densidade.
Procedimento: - Pesar cada um dos sólidos na balança indicada. Anote os resultados. (Faça 3 vezes alternando o operador e, calcule o valor médio).
-Com o auxílio de uma pisseta, coloque um certo volume de água que dê para cobrir o sólido na proveta. Anote o volume de água colocada. Incline a proveta e introduza, cuidadosamente o sólido. Calcule o volume do sólido e anote-o. Faça mesma operação para os outros sólidos. (faça este procedimento 3 vezes alternando o operador e, calcule o volume médio).
-Calcule a densidade de cada sólido e, através de tabelas, identifique cada um dos sólidos.
Cálculo:		d = m/v (g/cm3)
Conclusões.
Bibliografia

Outros materiais