Buscar

eca 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		Lais é solteira e maior de 21 anos e tem uma filha de 5 anos atualmente. Quando Lais conheceu Carlos, há cerca de 2 anos , sua filha Leninha estava com 3 anos e e gostou muito do namorado de sua mãe. No decorrer dos anos Carlos a considera como filha e quer adotá-la e Lais concorda. O processo está em andamento no Juizado da Infância e da Juventude faltando apenas a audiência de Instrução e Julgamento, a qual está marcada para 60 dias, face a avaliação da equipe técnica ainda não constar dos autos. Carlos foi promovido a Diretor de uma Empresa estrangeira e precisa assumir seu cargo em Vancouver, no Canadá em 3 dias. Diante da Situação Carlos resolve elaborar um instrumento particular de mandato para sua genitora a sra. Lucinda ( a qual está muito feliz de virar avó de Leninha,pois não possui nenhum neto ou neta) com o objetivo de representá-lo na audiência de adoção. A procuração foi incluída nos autos e p processo foi encaminhado, para parecer, ao Ministério Público. Diante das normas expressa no ECA( Lei 8069/90) o Ministério Público promoveu o seguinte parecer:
	
	
	
	 
	Pela denegação do pedido da adoção, pois a procuração de Carlos não é instrumento hábil para a concessão da adoção;
	
	
	Pela denegação do pedido, pois há pouco convívio da Criança com Carlos, o postulante da adoção, haja vista ser criança muito pequena;
	
	
	Pela concessão da adoção, pois Carlos é bem sucedido e já formulou o pedido de casamento à Lais e todos vivem em perfeita harmonia;
	
	
	Pela concessão da adoção, pois Carlos é maior de idade, divorciado, e sem filhos, tem afeto pela criança Leninha, a qual retribui o carinho;
	
	
	Pela concessão da adoção, pois a criança foi ouvida e adorou ser filha de Carlos;
	
	
	
		
	
		2.
		Fernando e Eulália decidiram adotar uma menina. Iniciaram o processo de adoção em maio de 2010. Com o estágio de convivência em curso, o casal se divorciou. Diante do fim do casamento dos pretendentes à adoção, é correto afirmar que
	
	
	
	
	a adoção deverá ser suspensa, e outro casal adotará a menor, segundo o princípio do melhor interesse do menor, pois a adoção é medida geradora do vínculo familiar.
	
	 
	a adoção será deferida, contanto que o casal acorde sobre a guarda, regime de visitas e desde que o estágio de convivência tenha sido iniciado na constância do período de convivência e que seja comprovada a existência de vínculo de afinidade e afetividade com aquele que não seja o detentor da guarda que justifique a excepcionalidade da concessão.
	
	
	a adoção poderá prosseguir, contanto que o casal opte pela guarda compartilhada no acordo de divórcio, mesmo que o estágio de convivência não tenha sido iniciado na constância do período de convivência.
	
	
	o casal apenas poderá exercer a guarda da menina
	
	
	a lei não prevê tal hipótese, pois está em desacordo com os ditames constitucionais da paternidade responsável.
	
	
	
		
	
		3.
		Paulo, de 4 anos, é filho de Carla e não teve a sua paternidade reconhecida. Cláudio, avô de Carla e bisavô de Paulo, muito preocupado com o futuro do bisneto, pretende adotá-lo, tendo em vista que Carla ostenta uma situação financeira precária e, na opinião do avô, não é muito responsável. Acerca da possibilidade de adoção de Paulo por Cláudio, assinale a afirmativa correta.
	
	
	
	 
	Cláudio, por ser bisavô de Paulo, não poderá adotá-lo, mesmo que Carla consinta, já que tal medida excepcional não é permitida quando o adotante é ascendente ou irmão do adotando.
	
	
	Como Cláudio só poderá adotar Paulo se Carla for destituída do poder familiar exercido em favor da criança, a medida, dada a sua excepcionalidade, só se justificaria na hipótese de adoção bilateral.
	
	
	Cláudio sendo bisavô de Paulo e membro de sua família extensa, terá prioridade na adoção da criança, exigindo-se, contudo, que Carla, mãe de Paulo, autorize e que o adotando dê o seu consentimento em juízo.
	
	
	Claudio, por ser bisavô de Paulo, tem prioridade na adoção da criança, sendo independente a adoção de qualquer autorização
	
	
	Claudio, por ser bisavô de Paulo, por um lado, tem prioridade na adoção da criança, mas, por outro, só poderá adotá-lo se Carla, além de autorizar a medida, for destituída do poder familiar.
	
	
	
		
	
		4.
		Acerca da colocação da criança ou do adolescente em família substituta na modalidade adoção, assinale a afirmativa correta.
	
	
	
	
	A natureza da sentença que defere a adoção é declaratória
	
	
	A tutela possui a mesma natureza da guarda. Ambas rompem o poder familiar
	
	
	A tutela atribui a condição de filho ao tutelado, em igualdade de direitos e de obrigações
	
	 
	A adoção é medida excepcional e irrevogável, à qual se deve recorrer apenas quando esgotados os recursos de manutenção da criança ou adolescente na família natural ou extensa.
	
	 
	A guarda rompe definitivamente o poder familiar
	
	
	
		
	
		5.
		Célio e Joana, ambos com 37 anos de idade e casados desde 2001, adotaram Josimar, com 17 anos de idade, após regular procedimento perante a Vara da Infância e Juventude de Campina Grande ¿ PB. A sentença judicial que constituiu o vínculo de adoção foi proferida em dezembro de 2007 e imediatamente inscrita no Cartório de Registro Civil. Considerando a situação hipotética acima apresentada e a Lei n.º 8.069/1990 ¿ Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a opção correta quanto a adoção. (FUNDAC/PB 2008).
	
	
	
	 
	O falecimento de Célio e Joana restabelecerá o poder familiar aos pais naturais de Josimar, o que ocorrerá com o encaminhamento da certidão de óbito dos pais adotantes ao Cartório de Registro Civil.
	
	
	Na certidão de nascimento de Josimar, constarão os nomes de Célio e Joana como pais adotantes e dos pais biológicos, para resguardar futura revogação da adoção.
	
	 
	Em razão de sua idade, é necessário o consentimento de Josimar no processo de adoção.
	
	
	O processo de adoção é nulo em razão da diferença de idade entre adotantes e adotado.
	
	
	Josimar, mesmo após a adoção, terá direitos sucessórios em relação ao seus pais biológicos.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		Os dirigentes de entidades que desenvolvem programas de acolhimento familiar ou institucional remeterão à autoridade judiciária relatório circunstanciado acerca da situação de cada criança ou adolescente acolhido e de sua família para que possa ocorrer uma reavaliação de sua situação. Com base no texto apresentado, pergunta-se: qual o prazo máximo para apresentação do relatório:
	
	
	
	
	3 meses
	
	
	12 meses
	
	 
	Um mês
	
	 
	6 meses
	
	
	9 meses
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		Dona Maria cuida do neto Paulinho, desde o nascimento, em razão do falecimento de sua filha, mãe do menino, logo após o parto. João, pai de Paulinho, apenas registrou a criança e desapareceu, sem nunca prestar ao filho qualquer tipo de assistência. Paulinho está tão adaptado ao convívio com a avó materna, que a chama de mãe. Passados dez anos, João faz contato com Maria e diz que gostaria de levar o filho para morar com ele. Maria, desesperada, procura um advogado para obter orientações sobre o que fazer, já que João é foragido da Justiça, com condenação por crime de estupro de vulnerável, além de nunca ter procurado o filho Paulinho, que não o reconhece como pai. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a opção que indica a ação mais indicada para regularizar de forma definitiva o direito à convivência familiar da avó com o neto.
	
	
	
	 
	Ação de Destituição do PoderFamiliar cumulada com Tutela.
	
	
	Ação de Suspensão do Poder Familiar cumulada com Guarda.
	
	
	Ação de Suspensão do Poder Familiar cumulada com tutela.
	
	
	Ação de Destituição do Poder Familiar cumulada com Adoção.
	
	
	Ação de Destituição do Poder Familiar cumulada com Guarda.
	
	
	
		
	
		8.
		Na Vara da Infância e Juventude, o Juiz poderá deferir a guarda, para regularizar a posse de fato, liminar ou incidental, de acordo com a lei nº8069/90(ECA)em que procedimentos ?
	
	
	
	
	busca e apreensão;
	
	
	remissão e extinção do processo;
	
	
	alimentos e regulamentação de visita;
	
	
	emancipação e discordância entre os pais;
	
	 
	tutela e adoção;

Outros materiais