Buscar

QUERELA DAS INVESTIDURAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

QUERELA DAS INVESTIDURAS
 Vinicius Correia
 Augusto Bortolotto
 Iago Kaue
 Disciplina: Historia do Direito
 Professor(a): Thais Savedra
O que Significa Querela ?
s.f. Pronuncia-se: /queréla/. Jurídico. Maneira através da qual uma ação jurídica é iniciada, caracterizando-se pela exposição realizada pela parte ofendida ou pela pessoa que a representa legalmente; queixa-crime.
Uso Formal. Canto lastimoso.
Uso Antigo. Demonstração de sofrimento; queixume que expressa desgosto; lamento ou queixa.
(Etm. do latim: querela.ae)
O Conflito
A Querela das Investiduras foi o conflito entre o Estado Monarca e a Igreja no Século X ao XII.
 Tal fato aconteceu pois uma série de monarcas estavam se intrometendo nas investiduras, ou seja, nas nomeações de bispos, abades, e até mesmo na nomeação dos próprios papas. Isso causou uma grande revolta por parte da Igreja e fez com que diversos Papas lutassem contra essas atitudes de certos monarcas, e até mesmo contra os próprios monarcas.
O Conflito
Essa intervenção dos Monarcas em assuntos da Igreja teve origem ainda no século VII, em que os Francos, bem como na Itália e na Espanha, tinham como comum prática a fundação de bispados e abadias, nomeando e depondo clérigos e controlando suas ações. Essa intervenção tinha apenas um objetivo visar os interesses pessoais do reino.
o Papado influenciado pelas idéias reformistas e moralizadoras da La Ordem de Cluny, procurou libertar-se de sua submissão ao Império, retirando dos imperadores a prerrogativa de indicar o papa e de investir os bispos.
O Conflito
Sua primeira providência bem-sucedida foi a criação do Colégio dos Cardeais cuja função principal seria eleger o pontífice.
Principais Figuras
Gregório VII
No ano de 1073, o Colégio dos Cardeais elegeu Gregório VII, integrante da Ordem de Cluny, para comandar a Igreja Católica. Imediatamente ele adota uma série de medidas conhecidas como Reforma Gregoriana e decreta que só o Papa podia nomear ou destituir clérigos e iniciou a luta proibindo os imperadores de conceder a investidura leiga. 
Principais Figuras
Henrique IV
Henrique IV já havia nomeado seus próprios bispos e reagiu a toda essas medidas elaboradas por Gregório VII enviando-lhe uma carta na qual ele retirou o apoio Imperial ao Papa. Com essa atitude Henrique IV acabara de depor o Papa, pelo menos em território de seu domínio, e convoca uma eleição de um novo pontífice. Isso causa um grande tumulto, e abre-se as portas para um conflito que ficou conhecido como “Questão das Investiduras” ou ‘’Querela das Investiduras’’. Gregório VII, a partir dessas atitudes de Henrique IV, o excomungou e também o depôs não considerando o poder de Henrique.
Henrique IV
O papa, tomando conhecimento dos planos do rei germânico, ordenou a sua excomunhão e livrou os bispos germânicos do poderio de Henrique IV. Implorando o perdão do papa, Henrique permaneceu três dias e três noites rezando na neve. Obtendo o perdão papal, o nobre germânico organizou tropas militares incumbidas de derrubar o papa. 
Solução Do Conflito
Acuado, Gregório VII se exilou na França. Depois de diversos conflitos entre as tropas papais e germânicas, uma trégua foi assinada por meio da Concordata de Worms. Por meio desse acordo, os limites do poder eclesiástico e real tiveram seus limites estabelecidos. A partir de então, somente o papa teria o direito de conceder qualquer espécie de cargo religioso.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais