Buscar

Apol 100 Ética empresarial na prática e Fundamentos da Educação Especial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Como modalidade de educação escolar, cabe à educação especial assegurar: a dignidade humana e a garantia dos direitos dos alunos no que se refere às atividades acadêmicas, ao trabalho e à inserção na vida social; o reconhecimento, assim como a valorização das especificidades, potencialidades e necessidades educacionais especiais dos alunos no processo de ensino e aprendizagem; e o desenvolvimento pleno do aluno.”
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 116.
De acordo com o livro-base Fundamentos da Educação Especial e com os conhecimentos adquiridos sobre os materiais que compõem as salas de recursos multifuncionais tipo I e II, analise as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Fones de ouvidos e microfones; scanner; impressora a laser
II. ( ) Teclado com colmeia; acionador de pressão; dominó
III. ( ) Esquema corporal; memória de numerais; mesa redonda
IV. ( ) Soroban; reglete de mesa; software de programas musicais
Agora marque a sequência correta:
A V – F – F – F
B V – V – V – F (livro-base, p. 154, 155).)
C V – V – V – V
D F – V – V – F
E V – F – V – F
	
Questão 2/10
Leia o trecho a seguir: 
“O cristianismo, portanto, passa a considerar que o ser humano é, em si mesmo e por si mesmo, incapaz de realizar o bem e as virtudes. Tal concepção leva a introduzir uma nova ideia na moral: a ideia do dever. Por meio da revelação aos profetas (Antigo Testamento) e de Jesus Cristo (Novo Testamento), Deus tornou sua vontade e sua lei manifestas aos seres humanos, definindo eternamente o bem e o mal, a virtude e o vício, a felicidade e a infelicidade, a salvação e o castigo. Aos humanos, cabe reconhecer a vontade e a lei de Deus, cumprindo-as obrigatoriamente, isto é, por atos de dever. Estes tornam morais um sentimento, uma intenção, uma conduta ou uma ação”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ed. Ática, 2001. p. 344.
Com base no texto citado e no livro-base Ética empresarial na prática, analise as assertivas a seguir sobre a ética religiosa. 
I. Podemos dizer que é uma ética teleológica, pois importa apenas o fim – salvação – independente dos meios para isso.II. É uma ética deontológica, pois é baseada na ideais de deveres a serem seguidos: os mandamentos.III. Encaixa-se como uma ética finalista, uma vez que segue a vontade de Deus em suas leis manifestas.IV. Parte do princípio que o homem sozinho não pode realizar o bem e precisa ser guiado por atos de dever. 
Assinale a alternativa com os itens corretos.
A- Apenas as proposições I e II estão corretas.
B- Apenas as proposições I e III estão corretas.
C- Apenas as proposições III e IV estão corretas.
D- Apenas as proposições II e III estão corretas.
E- Apenas as proposições II e IV estão corretas. (ALENCASTRO, p. 40; 49)
Questão 3/10
Leia o texto a seguir.
“As doutrinas éticas fundamentais nascem e se desenvolvem em diferentes épocas e sociedades como respostas aos problemas básicos apresentados pelas relações entre os homens, e, em particular, pelo seu comportamento moral efetivo. Por isto, existe uma estreita vinculação entre os conceitos morais e a realidade humana, social, sujeita historicamente à mudança. Por conseguinte, as doutrinas éticas não podem ser consideradas isoladamente, mas dentro de um processo de mudança e de sucessão”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VAZQUEZ, A. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014. p. 269. 
Considerando as ideias apresentadas, avalie as seguintes assertivas e a relação estabelecida entre elas.
I. As teorias éticas são formulações que buscam entender, refletir e interferir nos comportamentos morais de uma sociedade.
Porque:
II. A moral muda conforme a época e lugar e o seu estudo deve acompanhar essa mudança e dar novas respostas a problemas antigos, conforme a realidade vivida.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
A- As assertivas I e II são proposições complementares. (ALENCASTRO, p. 33)
B- A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
C- As assertivas I e II são proposições falsas.
D- A assertiva II explica a ideia expressa na assertiva I.
E- A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva .
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir: “A formação deve se assentar num processo contínuo, que garanta a todos os professores os conhecimentos e competências necessários para educarem todos os alunos da forma mais eficaz, possibilitarem que alguns professores assegurem ações de apoio junto dos colegas e dos alunos com necessidades educativas mais comuns e que especializem outros, para o atendimento dos alunos com problemas de maior complexidade e de baixa incidência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele foi adaptado de: CORREIA, D. S. M. L. A percepção dos docentes de educação regular e da educação especial sobre a sua prática colaborativa inclusiva, na educação pré-escolar e no ensino básico. Lisboa: Escola Superior de Educação João de Deus, 2013. p. 63.
De acordo com o livro-base Fundamentos da Educação Especial e com os conhecimentos adquiridos sobre as políticas de formação de professores no contexto inclusivo, analise as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncionais.
II. ( ) Orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno.
III. ( ) Ensinar e usar tecnologia manipulando as habilidades funcionais dos alunos.
IV. ( ) Acompanhar a funcionalidade dos recursos pedagógicos nos ambientes específicos do ensino inclusivo.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	F – F – V – V
	
	C
	V – F – V – V
	
	D
	F – F – V – F
	
	E
	V – V – F – F (livro-base, p. 212) .
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“No que diz respeito mais especificamente aos benefícios para os pais, eles podem aprender maneiras novas e mais eficazes de disciplinar seus filhos, entender as intervenções realizadas na escola, contribuir com a realização destas e diminuir a tensão sobre a criação dos filhos.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 153. 
Em nosso livro-base Fundamentos da Educação Especial, vimos que a Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial (Res. Nº 4/2009) aponta para a reorganização da estrutura escolar em relação aos recursos e apoios especializados a serem ofertados. Enumere na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos grupos. 
Alunos com deficiência – surdo
Alunos com deficiência visual
Alunos com deficiência intelectual
Alunos com transtornos globais de desenvolvimento
Alunos com altas habilidades/superdotação 
(   ) Educação bilíngue.
(   ) Adequação de objetivos, conteúdos e metodologias.
(   ) Atividades de vida autônoma.
(   ) Desenvolvimento dos processos mentais superiores.
(   ) Atividades de enriquecimento curricular desenvolvidas no âmbito de escolas públicas de ensino regular .
Agora, marque a sequência correta:
3 – 2 – 5 – 1 – 4
4 – 3 – 2 – 1 – 5
5 – 4 – 3 – 2 – 1
1 – 4 – 2 – 3 – 5 (livro-base, p. 147, 148).   
1 – 5 – 3 – 2 – 4
Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir: “Toda moral
é uma longa e audaciosa falsificação, graças à qual se torna possível uma alegria perante o espetáculo da alma”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NIETZSCHE, F. Para Além do Bem e do Mal. São Paulo: Martin Claret, 2003. p. 206.
A citação acima retoma a ideia de Aristóteles de que o bem agir e o desenvolvimento de atributos e qualidades é que levam o ser humano a ser feliz. Com base no livro Ética empresarial na prática, podemos dizer que a esses atributos e qualidades ele deu o nome de...
	
	A
	Valores
	
	B
	Virtudes (ALENCASTRO, p 34)
	
	C
	Normas morais
	
	D
	Boas ações
	
	E
	Teleologia
Questão 7/10
Leia o trecho a seguir:
“Para realizar estas aspirações, devemos decidir viver com um sentido de responsabilidade universal, identificando-nos com a comunidade terrestre como um todo, bem como com nossas comunidades locais. [...]. Cada um compartilha responsabilidade pelo presente e pelo futuro bem-estar da família humana e de todo o mundo dos seres vivos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/carta_terra.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2016.
Com base no texto e no livro-base Ética empresarial na prática, podemos dizer que a expressão “ser no mundo” significa...
	
	A
	que nós humanos só conseguimos realizar nossa existência na convivência com os outros. (ALENCASTRO, p 27)
	
	B
	uma forma de nos posicionarmos individualmente no mundo, fora do contexto social.
	
	C
	nosso modo de viver onde as responsabilidades não tem impacto sobre a vida dos outros.
	
	D
	nossa tendência de vivermos de maneira egoísta e individualista.
	
	E
	que por vivermos em sociedade não precisamos de regras que organizem a vivência coletiva.
Questão 8/10
Leia a notícia a seguir.
“ONU homenageia taxista que devolveu ingressos da Copa. O taxista Adilson Luiz da Cruz, 43, foi homenageado nesta segunda-feira (8) pelo UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), em Brasília, por seu "exemplo de comportamento ético". Em junho, ele virou notícia depois de devolver 40 ingressos para jogos da Copa que encontrou em seu táxi. No dia da abertura do Mundial no Brasil, dois mexicanos esqueceram um pacote com as entradas no banco traseiro do veículo. Mesmo sabendo apenas o nome de um dos clientes, Adilson voltou ao hotel no Morumbi onde havia os apanhado na madrugada e conseguiu devolver os tíquetes aos verdadeiros donos. [...] Há cerca de um mês, a reportagem da Folha de S.Paulo foi contatada pela comunicação do UNODC, que estava à procura do telefone de Adilson – um dos escolhidos para receber o prêmio destinado a 'pessoas que dão grandes exemplos de comportamento ético'".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/esportes/futebol/conteudo.phtml?id=1519254>. Acesso em: 15 dez. 2014.
A notícia diz que a ação do taxista foi um “exemplo de comportamento ético”. Conforme o livro-base Ética empresarial na prática, podemos dizer que, filosoficamente, a expressão usada está...
	
	A
	correta, uma vez que ética e moral se confundem em casos assim.
	
	B
	errada, pois a ética é a reflexão teórica sobre as condutas morais. (ALENCASTRO, p. 32-33)
	
	C
	errada em partes, afinal não temos base para julgar sua ação.
	
	D
	correta em partes, já que ética e moral são sinônimos para a filosofia.
	
	E
	alinhada com o entendimento do conceito de ética como a “ciência do comportamento”. 
Questão 9/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Conhecer o continuum de serviços que compõe a educação especial é muito importante, mas é preciso lembrar que a rede de serviços pode variar de um país para outro e até no mesmo país, ao longo do tempo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 112.
De acordo com o livro-base Fundamentos da Educação Especial e com os conhecimentos adquiridos, sabemos que existe a possibilidade de transformar em prática os discursos que propõem educação para todos, sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas
I. ( ) É necessário um currículo que reflita as necessidades diferenciadas de todos os alunos;
II. ( ) Na escola inclusiva, pressupõe-se uma concepção cuja práxis tenha como princípio o compromisso com a qualidade de uma formação integral do aluno.
III. ( ) Contribuir para a consolidação de uma sociedade que traz a igualdade na escola mesmo com pouca reflexão crítica.
IV. ( ) A escola deve oferecer conhecimentos que favoreçam a análise e a reflexão crítica.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F – F – V – F
	
	B
	V – V – V – F
	
	C
	V – V – F – V (livro-base, p. 158, 159).
	
	D
	F – V – V – F
	
	E
	V – F – V – F
Questão 10/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A Constituição traçou as linhas mestras visando a democratização da educação brasileira e trouxe dispositivos para tentar erradicar o analfabetismo, universalizar o atendimento escolar, melhorar a qualidade do ensino, implementar a formação para o trabalho e a formação humanística e científica. Além disso, garantiu para as pessoas com deficiência o direito à educação, destacando que esta deve ocorrer preferencialmente na rede regular de ensino”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: IBPEX, 2010. p. 67.
De acordo com o livro-base Fundamentos da Educação Especial, o processo de inclusão no conjunto da legislação brasileira tem uma orientação inclusiva, já que aponta a escola regular como locus preferencial para o atendimento especializado dos alunos com deficiências ou necessidades educacionais especiais. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos seguintes documentos legais.
1) Estatuto da Criança e do Adolescente – Capítulo IV – Lei 8.069/1990
2) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/1996
3) Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – Res. CNE 4/2009
 ( ) Educação especial para educandos portadores de necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino, em classes especiais ou em escolas especiais.
( ) Atendimento educacional especializado para portadores de deficiência; preferencialmente na rede regular de ensino.
( ) Atendimento educacional especializado para alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, nas escolas da rede pública, nos centros de atendimento educacional especializado públicos ou conveniados.
Agora, marque a sequência correta:
1 – 2 – 3
3 – 2 – 1
2 – 3 – 1
3 – 1 – 2
 
2 – 1 – 3 (livro-base, p. 125,126).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais