Buscar

Check list de cuidados prestados a um RN Saudvel

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Check list de cuidados a serem prestados ao recém-nascido a termo saudável
Monitora: Camila Alencar Costa
Manter a temperatura corporal estável. (Seco e ambiente térmico neutro):
Evita perda de calor para o ambiente, o que pode levar a uma hipotermia, consequentemente complicações sistêmicas. Atentando também para temperaturas muito quentes (hipertermia),que pode levar à queimaduras no recém-nascido. 
Determinar a pontuação de Apgar:
Avaliação que deve ser feita no 1º e 5º minuto de vida, para avaliar cinco sinais do recém-nascido (Aparência, Pulso, Reflexo, Atividade, Respiração), a nota vai de 0 a 10, sendo a nota adequada de 7 a 10. Esse teste determina se o RN precisa ou não de atendimento médico imediato.
Aspirar vias aéreas, se necessário:
Facilitar a respiração e evitar broncoaspiração do recém-nascido, e possíveis infecções pulmonares.
Estimular contato pele a pele:
Ajuda na promoção do vínculo mãe e filho, além de ajudar no controle da temperatura do RN, e ainda diminuir a produção de cortisol, tanto da mãe quanto a da criança, hormônio responsável por coordenar nossa reação ao estresse, deixando os dois mais calmos. Facilita a amamentação já que os níveis de ocitocina se elevam essa elevação de ocitocina. Está ligada a redução do estresse. O RN entra em contato com uma série de bactérias benéficas que habitam a pele da mãe reduzindo os riscos de infecção.
Identificação:
Importante para a segurança do RN, evitando possíveis trocas de bebês na maternidade.
Monitorar os sinais vitais:
Os sinais vitais são indicadores das funções vitais e podem orientar o diagnóstico inicial e o acompanhamento da evolução do quadro clínico do RN.
Amamentar na primeira hora de vida:
Incentiva promoção do vínculo mãe e filho. Estudos apontam que crianças que mamam na primeira hora de vida têm menos chance de usar bicos artificiais, que prejudicam o desenvolvimento da linguagem oral. Importante para aquisição de anticorpos.
Realizar antropometria:
Tem grande importância na avaliação do estado  nutricional. Auxiliam na classificação do PIG, AIG e GIG, e também na identificação de patologias/anormalidades, exemplo, hidrocefalia, microcefalia e macrocefalia.

Outros materiais