Buscar

Fichamento_Artigo

Prévia do material em texto

Universidade Castelo Branco
Nome: Ana Carolina Oliveira Cunha - 2011180593
Fichamento
Texto: Artigo
Página: 115 – 120
Página: 115
1º Parágrafo
A palavra artigo tem dois significados. Para o senso comum, o artigo tem o significado de matéria publicada.
Página: 116
1º Parágrafo
Para as instituições jornalísticas, o artigo é um gênero específico. É uma matéria jornalística que uma pessoa (jornalista ou não) elabora uma idéia e expressa sua opinião.
2º Parágrafo
No plano internacional, o artigo tem definições diferentes que aqui no Brasil.
3º Parágrafo
O jornalismo europeu e norte-americano inclui o artigo na categoria Comment (Diferente da história). Na imprensa britênica, corresponde ao gênero Formal Essay.
Página: 117
1º Parágrafo
Martínez Albertos, classifica o artigo em duas classes: Artigo editorial, palavra oficial do jornal; e Artigo Comentário, matérias assinadas pelos jornalistas ou colaboradores.
2º Parágrafo
Martín Vivaldi defini o artigo: “Escrito, de conteúdo amplo e variado, de forma diversa, na qual se interpreta, julga ou explica um fato ou idéias atuais, segundo a conveniência do articulista.”
3º Parágrafo
No conceito de Vivalde, dois elementos são típicos do artigo: Atualidade e Opinião.
Página: 118
1º Parágrafo
Constata-se dois tipos de artigos: Artigo e o ensaio. O artigo é um ensaio curto, o ensaio é um artigo longo. O artigo tem argumentos daquele que escreve, o ensaio apóia-se em fontes. 
2º Parágrafo
Outra diferenciação é que o artigo aparece nas edições tradicionais dos jornais e revistas. O ensaio se encontra nas edições especiais, temáticas. Mas essa, não é considerada como regra. 
3º Parágrafo
Finalidade do artigo: Doutrinário, análise de uma questão atual ou, científico aborda a área da ciência. Geralmente o artigo cientifico se encontra nas edições especiais.
Página: 119
1º Parágrafo
É difícil distinguir entre os dois artigos quando eles abordam as ciências sociais. Quando isso acontece, nem sempre a análise científica difere da apreciação jornalística. 
2º Parágrafo
Existem duas subdivisões no artigo científico: Artigo de divulgação proporciona conhecimento ao leitor, novas descobertas; e artigo educativo, Convence leitores ao uso de novas descobertas.
Página: 120
1º Parágrafo
O artigo de divulgação se encaixa no setor do jornalismo científico. O artigo educativo situa-se no segmento do jornalismo especializado.
2º Parágrafo
A redação de cada artigo depende do veículo. Beltrão defende que a estrutura narrativa do artigo é semelhante a do editorial. Contendo: Título, introdução, discussão, argumentação e conclusão. Porém, Martín diz que “a forma flui do fundo”, seu estilo do “articulista.”

Outros materiais