Buscar

EXERCÍCIO 1 - CONHECIMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�PAGE �
�PAGE �3�
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ 
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E JURÍDICAS
CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA
PROFESSOR: Mara Nair Jenichen
 
TURMA: _____ TURNO:_______ PERÍODO:_______ SEMESTRE:_________/_____
ACADÊMICOS:__________________________________________
	 __________________________________________
EXERCÍCIO 1 -
 CONHECIMENTOS
1- Na unidade 1 estudamos os quatros (4) tipos de Conhecimentos. 
As sentenças abaixo estão definindo e relatando aspectos conceituais em relação aos quatro tipos de conhecimentos estudados. 
Assinalando com V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas. .(valor de cada questão 0, 25)
[ F ] A forma de explicar e entender o conhecimento poderia passar, além das que já temos acesso, por várias vertentes questionáveis, como: Conhecimento Empírico (senso comum), Conhecimento Filosófico, Conhecimento Teológico e Conhecimento Científico. 
[ V ] Existe um domínio da vida que pode ser entendido como vida por excelência: é a vida do cotidiano. É no cotidiano que tudo flui que as coisas acontecem e que sentimos a realidade. É nela que deparamos com o conhecimento do senso comum, na produção desse tipo de conhecimento, percorre um caminho que vai do hábito à tradição, a qual, quando estabelecida, passa de geração para geração. Existe um domínio da vida que pode ser entendido como vida porexcelência: é a vida do cotidiano. É no cotidiano que tudo flui, que ascoisas acontecem, que nos sentimos vivos, que sentimos a realidade.Existe um domínio da vida que pode ser entendido como vida porexcelência: é a vida do cotidiano. É no cotidiano que tudo flui, que ascoisas acontecem, que nos sentimos vivos, que sentimos a realidade.Existe um domínio da vida que pode ser entendido como vida porexcelência: é a vida do cotidiano. É no cotidiano que tudo flui, que ascoisas acontecem, que nos sentimos vivos, que sentimos a realidade.Existe um domínio da vida que pode ser entendido como vida porexcelência: é a vida do cotidiano. É no cotidiano que tudo flui, que ascoisas acontecem, que nos sentimos vivos, que sentimos a realidade.Existe um domínio da vida que pode ser entendido como vida porexcelência: é a vida do cotidiano. É no cotidiano que tudo flui, que ascoisas acontecem, que nos sentimos vivos, que sentimos a realidade.
[V ] Esse conhecimento do senso comum, além de sua produção característica, acaba por se apropriar, de uma maneira muito singular, de conhecimentos produzidos pelos outros setores da produção do saber humano. O senso comum mistura e recicla esses outros saberes, muito mais especializados, e os reduz a um tipo de teoria simplificada, produzindo uma determinada visão de mundo.
 [V] A necessidade de acumularmos esse tipo de conhecimento elaborado pelo senso comum, pelo conhecimento empírico parece-nos óbvia. Imagine termos de descobrir diariamente como as coisas funcionam. O fato é que a dona de casa, quando usa a garrafa térmica para manter o café quente, sabe por quanto tempo ele permanecerá razoavelmente quente, sem fazer nenhum cálculo complicado e, muitas vezes, desconhecendo completamente as leis da termodinâmica.
[V] Usamos o conhecimento empírico também quando alguém em casa reclama de dores no fígado e se faz um chá de boldo, que é uma planta medicinal já usada pelos avós de nossos avós, sem, no entanto, conhecer o princípio ativo de suas folhas nas doenças hepáticas e sem nenhum estudo farmacológico.
[ F ] O conhecimento Teológico ou Religioso trabalha no plano da fé com base na explicação sistematizada através da pesquisa científica, mesmo que a base deste conhecimento não pressupõe a existência da forças que estão além da capacidade de explicação do homem.
[ F ] O conhecimento de Senso Comum ou Empírico tem uma preocupação direta com o ato reflexivo, ele ocorre espontaneamente das experiências do cotidiano. 
[ V] O conhecimento Filosófico baseia seus estudos de modo reflexivo e crítico. 
[ V] O conhecimento Filosófico é um estudo racional, porém não há uma preocupação de verificação, apenas reflexão sobre os fatos.
[V] O conhecimento científico é aquele produzido pela investigação científica, através de seus métodos. 
[ V] O conhecimento Científico surge não apenas da necessidade de encontrar soluções para problemas de ordem prática da vida diária, mas do desejo de fornecer explicações sistemáticas que possam ser testadas. 
[V] Conhecimento Empírico é Subjetivo – é o próprio sujeito que organiza suas experiências e formula de em forma de senso comum o conhecimento referente a sua atividade no contexto do seu cotidiano.
[ F ] O conhecimento de Senso Comum ou Empírico é crítico e reflexivo.
[V ] Conhecimento Filosófico é valorativo – seu ponto de partida consiste em hipóteses, que não poderão ser submetidas à observação. As hipóteses filosóficas baseiam-se na experiência e não na experimentação.
[ F ] O conhecimento Filosófico não tem por origem a capacidade de reflexão do homem e por instrumento exclusivo do raciocínio e da reflexão humana. 
[ V] Conhecimento filosófico não é verificável – os enunciados das hipóteses filosóficas não podem ser confirmados nem refutados.
[V] Conhecimento Filosófico é racional – consiste num conjunto de enunciados logicamente correlacionados.
[V] No conhecimento filosófico, as suas hipóteses e postulados não são submetidos ao decisivo teste da observação, experimentação.
[V ] Conhecimento Religioso ou Teológico apóia-se em doutrinas que contêm proposições sagradas, valorativas.
[ V ] Conhecimento Científico é verificável, pois as hipóteses que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da ciência.
[V ] O conhecimento de Senso Comum ou Empírico obtido ao acaso, no cotidiano, após inúmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido através de ações não planejadas. Conhecimentos transmitidos pelo contexto familiar. 
[ V ] O conhecimento Religioso ou Teológico é revelado pela fé ou crença religiosa. Não pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formação moral e das crenças de cada indivíduo. 
[ V ] O conhecimento de Senso Comum ou Empírico resulta de experiências levadas a efeito pelo homem ao se deparar com problemas encontrados no seu cotidiano.
[V] O conhecimento de Senso Comum ou Empírico está ao alcance das pessoas comuns, diferente do conhecimento Científico que necessita de reflexão, critica e método. 
[ F ] O conhecimento filosófico não distingue-se do conhecimento científico pelo objeto de investigação e pelo método.
[ F] O objeto das ciências são os dados próximos, imediatos, perceptíveis pelos sentidos ou por instrumentos, pois, sendo de ordem material e física, de forma alguma são por isso suscetíveis de experimentação.
[ V ] O conhecimento Religioso ou Teológico consiste em aceitar explicações de alguém que tenha desvendado o mistério e implica sempre uma atitude e fé diante de um conhecimento revelado.
[ V] O conhecimento científico é real (factual) porque lida com ocorrências ou fatos, isto é, com toda "forma de existência que se manifesta de algum modo" (Trujillo, 1974:14).
[F ] O conhecimento científico possui a característica da não  verificabilidade, a tal ponto que despreza as afirmações (hipóteses) que podem ser comprovadas e que pertencem ao âmbito da ciência.
[V] "A investigação científica se inicia quando se descobre que os conhecimentos existentes, originários quer das crenças do senso comum, das religiões ou da mitologia, quer das teorias filosóficas ou científicas, são insuficientes e imponentes para explicar os problemas e as dúvidas que surgem".(LAKATOS. e MARCONI, 1991, p.30)
2 - Correlacione as afirmações sobre os tipos de conhecimento com as situações apresentadas para eles.
.(valor de cada questão 0,1)
a) Empírico ou Senso Comum
b) Científico
c) Filosófico
d) Teológico ou Religioso
[b] O homem pode ser produzido emtubos de ensaio.
[a ] Quebrar espelho dá sete anos de azar.
[d] Benzer cura dor de cabeça.
[d] Jesus Cristo morreu na cruz para nos salvar dos pecados.
[c] "O jeito de ver pela fé é fechar os olhos da razão." (BENJAMIN FRANKLIN)
[ d] Rezar para passar no vestibular.
 [ a ] Tomar chá de hortelã para passar a dor de barriga.
[b ] Tomar vacina contra gripe. 
[ b] Conhecer os efeitos radioativos da bomba nuclear. 
[c] “A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento.”(PLATÂO)
3 – Leia o que é solicitado no enunciado de cada questão e responda. (Valor de cada questão 0,5)
a) Todo conhecimento científico é verdadeiro e definitivo? Argumente sua resposta.
É real porque lida com ocorrências ou fatos. Mas não é definitivo pois está em permanente processo de construção, a ciência evolui ao longo do tempo, adquirindo novos conceitos.
b) Defina o que é conhecimento.
O conhecimento, implica numa “posse” da realidade, e permite que o ser humano se torne mais apto para a ação consciente, são conjuntos de informações adquiridas ao longo das experiências vividas e estudos realizados que aumentam a capacidade de uma pessoa em resolver problemas durante a sua vida.
C) O que determina a Resolução nº 9/2004 em seu art. 4ºem relação as habilidades e competência que deve ser assegurado ao acadêmico no curso de Direito.
I - leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos ou normativos,
com a devida utilização das normas técnico-jurídicas;
II - interpretação e aplicação do Direito;
III - pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do
Direito;
IV - adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais,
com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;
V - correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;
VI - utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;
VII - julgamento e tomada de decisões; e,
VIII - domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito.

Outros materiais