Buscar

Funções Essenciais à Justiça e Sistemas Eleitorais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

10 de maio
Funções essenciais à justiça
Ministério Público
Advocacia
Defensoria 
Sistemas eleitorais 
Sistemas Majoritários
Sistemas Proporcionais
Sistemas Mistos
O sufrágio
O mandato político
Ministério Público - De acordo com CF 88 tem a principal função de ser o guardião da ordem jurídica – cabe ao ministério fiscalizar a aplicação da lei, especialmente nos processos de interesse público, além de estar de acordo com a CF, o titular da ação penal pública e também legitimado para promover a defesa dos interesse difusos (ou seja, quando um crime é praticado, a vítima é toda a sociedade, não somente a vítima direta – afeta a sociedade de certa forma, então entra o titular da ação penal pública, ou seja, o Ministério Publico).
Limita-se apenas a ser titular da ação penal 
Interesses difusos – Interesses Coletivos (interesse de toda a sociedade). EX: Código de Defesa do Consumidor, Interesse dos Trabalhadores.
Assume o papel de defensor dos interesses de todos.
Não substitui o povo
Para ingressar no Ministério Público: Fazer concurso público (ter no mínimo três anos de atividade jurídica depois de formado) e o membro deve se dedicar somente à sua carreira, exceto professores. Salvo quem ingressou no Ministério Público antes de 88, ou seja, podia ser advogado público e privado ao mesmo tempo.
ANTES DE 88 – Era guardião dos interesses do estado, da administração pública. 
ORGANIZAÇÃO – não existe ministério público municipal, apenas estadual e da união. 
- Estadual: Atua junto o poder judiciário. 
 - União: MPF, MPT, MPM, MPE (Segue a lógica da justiça eleitoral, ou seja, não há uma carreira do MPE) – Chefiado pelo procurador geral da república.
 - Ministério Público na Área Eleitoral: Propaganda eleitoral irregular, candidato ficha suja. Busca defender a legalidade do interesse público.
Advocacia - Não existe hierarquia entre o advogado, juiz e membro do ministério público. Relação horizontal.
Estatuto da OAB – Disciplina a carreira da advocacia. Deve ser bacharel em direito e ser aprovado no exame da OAB, além de exercer a profissão. Aqueles que se formaram antes de 94, não precisa fazer o exame da OAB.
ANTIGAMENTE - Rábula: Individuo que não era formado em direito, mas exercia a advocacia.
Privado - Acesso através do exame da OAB.
Público – Mediante a Concurso Público. Mas o município pode contratar escritório de advocacia, mesmo ser ter feito um Concurso Público. 
Procuradorias Estaduais – Defende o Estado
Advogado da União – AGU
Defensoria Pública – Também é uma forma de advocacia.
Atua como advogados dos hipossuficientes (aqueles que não tem condição de contratar um advogado)
Fazer concurso 
Fazer os processos designados, não escolhe. 
ESTUDAL e da UNIÃO.
Há a possibilidade de uma pessoa rica também utilizar o caso da defensoria pública – Ex: Quando ela é acusada de algum crime, mas ninguém quer pegar a causa. 
Sistemas Eleitorais – forma de disputa da eleição. Cumpre um propósito, objetivos a serem alcançados (pode privilegiar um candidato com menos votos).
WALTER BEAGEHOR x STUART MILL: Debate entre o objetivo da governabilidade (eficiência, funcionamento, tomada de decisões) e o objetivo da representatividade (legitimidade, busca da manifestação dos mais diversos segmentos sociais, atende aos interesses do maior número de pessoas). – O grande desafio é equilibrar esses dois objetivos. 
Walter defendia a governabilidade (Ele estava na Inglaterra – Monarquia Parlamentarista). Defensor do voto distrital (o mais votado de cada região, ganha). 
Sistema Proporcional – Representatividade.
Sistemas Majoritários – Busca garantir a formação de maioria. Os dois sistemas são adotados no Brasil. Nos dois ganha o mais votado. 
SIMPLES: Obrigatoriamente teremos apenas um turno eleitoral. EX: Eleição para Senador e na eleição de prefeito para município com até 200.000 eleitores.
ABSOLUTO: Ganha o mais votado que tiver a maioria dos votos absolutos validos, ou seja, mais da metade dos votos válidos. Caso ninguém consiga, vai para o segundo turno. 
A IDEIA DO SEGUNDO TURNO É EVITAR QUE O CANDITADO REJEITADO PELA SOCIEDADE GANHE.
Voto válido
Voto branco/voto nulo – Antigamente tinha diferença, hoje não tem mais. 
Sistemas Proporcionas – Buscam a representatividade, representação da minoria. O brasil adota esse tipo de sistema nas eleições para vereadores e deputados. – Formula Proporcional da Lista Aberta
Lista aberta - É uma variante do sistema de eleição proporcional (ver voto proporcional) no qual as vagas conquistadas pelo partido ou coligação partidária são ocupadas por seus candidatos mais votados, até o número de cadeiras destinadas à agremiação. A votação de cada candidato pelo eleitor é o que determina, portanto, sua posição na lista de preferência. 
Quociente Eleitoral – Número de votos necessários para que um partido ou coligação conquiste uma cadeira.

Outros materiais