Buscar

Questões sobre Psicomotricidade e Neuroanatomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desemp.: 0,5 de 0,5
	16/05/2018 18:30:16 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201701742492)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Onde se localiza a área motora primária?
		
	
	Giro peri-central
	
	Giro temporal inferior
	 
	Giro pré-central
	
	Giro pós-central
	
	Giro frontal superior
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201701758606)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a Retrogenese é certo afirmar, EXCETO:
		
	 
	As alterações na morfologia corporal e na força muscular e nos sistemas visual, vestibular e somato-sensorial não ocasionam os déficits no equilíbrio em idosos, pois só a diminuição das funções psicomotoras adquiridas geram tal alteração.
	 
	A dança pode manter ou aprimorar a organização espaço-temporal. Pois o fisioterapeuta associa no lúdico estímulos como velocidade, alto/baixo, noção de espaço, ritmo e outros.
	 
	Na terceira idade tendem a ter diminuição das funções psicomotoras adquiridas, sendo assim, a representação motora das integrações que requerem agilidade, destreza, equilíbrio e coordenação, estão com mais dificuldades.
	 
	O processo de envelhecimento que ocorre na terceira idade envolve modificações somáticas, psíquicas, psicomotoras que podem ser combatidas com medidas preventivas e reabilitativas ativas.
	 
	A função diminuída dos neurotransmissores pode afetar os processos de memorização, sendo importante estimular as atividades de raciocínio.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201701114065)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na abordagem não-localizacionista proposta por Luria, o sistema nervoso é visto de uma forma dinâmica e plástica, no qual as funções psicomotoras passam a ser encaradas como sistemas organizados e complexos, envolvendo diferentes estruturas neuroanatômicas e relações entre estas, de forma integrada. Neste sentido, é CORRETO afirmar que:
		
	 
	a 2ª unidade é responsável pelas estruturas psicomotoras de organização espaço-temporal, noção de corpo e lateralização
	
	a 3ª unidade é constituída pela medula, tronco cerebral (incluindo a formação reticular), cerebelo, estruturas subtalâmicas e talâmicas.
	
	a 2ª unidade está diretamente relacionada com o planejamento e elaboração das atividades motoras, exercendo a motricidade global e fina.
	
	a 1ª unidade é constituída por áreas primárias (análise), secundárias (síntese) e terciárias (integração) no processamento de informações sensoriais
	
	a 3ª unidade exerce a estruturação psicomotora relacionada ao tônus e ao equilíbrio.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201701120664)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dentre as afirmativas abaixo, marque aquela que descreve as características posturais do recém nascido: ( A ) cifose global, hipertonia dos flexores dos membros; ( B ) lordose cervical e aumento de força no tronco; ( C ) cifose dorso-lombar e posição do avião; ( D ) aquisição da posição sentada e rolar; ( E ) reflexo RTCA, sustentação da cabeça, estabilidade tônica
		
	
	cifose dorso-lombar e posição do avião
	
	reflexo RTCA, sustentação da cabeça, estabilidade tônica
	 
	cifose global, hipertonia dos flexores dos membros
	
	lordose cervical e aumento de força no tronco
	
	aquisição da posição sentada e rolar
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201701726119)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação a psicomotricidade podemos marque a única alternativa CORRETA.
		
	
	Apresenta como reeducação psicomotora o processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando a melhor integração individual e social.
	
	A psicomotricidade atualmente apresenta já uma formação de classe profissional com todas as suas legislações estabelecidas proporcionando um melhor desenvolvimento para o trabalho psicomotor seja na criança, adulto ou idoso.
	 
	A psicomotricidade trabalha o corpo em uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.
	
	A psicomotricidade estuda o indivíduo no processo de maturação do sistema nervoso onde o corpo é visto como uma reposta estática em relação ao seu desenvolvimento físico e psíquico.
	
	O psicomotricista é o profissional que trabalha unicamente com indivíduos que apresenta uma patologia do continente psíquico, dos distúrbios da representação de si cuja sintomatologia pode ser apresentado no somático e ou no psíquico.

Outros materiais