Buscar

Parcial 3 CONTEÚDO, MET. E PRÁTICA DE ENS. DE HIST. E GEOG.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201602891483)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre o conhecimento Histórico, marque a proposição correta.
		
	 
	O primeiro objetivo do conhecimento histórico é compreender os processos e os sujeitos históricos, o desenvolvimento das relações que se estabelecem entre os grupos humanos, em diferentes tempos e espaços.
	
	É um acontecimento de longa duração que só é revelado por meio do estudo histórico, por isso ao ensinarmos História só abordamos fatos antigos.
	
	O conhecimento histórico, como área científica, tem influenciado o ensino, buscando garantir o ensino dos conteúdos através de métodos tradicionais de aprendizagem, que preservam as verdades históricas.
	
	A aproximação da História com outras áreas da ciência vem deturpando seu principal objetivo, que é a busca da unicidade de culturas e de espaços para se promover o purismo social.
	
	Ensinar História envolve compromissos com o conhecimento histórico, de caráter científico, com reflexões que se processam no nível pedagógico e que não podem sofrer a interferência dos processos de construção de uma identidade social do estudante relacionada à realidade com que convive.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602952592)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Muitos autores classificaram essa forma de ensinar Geografia como um sacrifício para os alunos pois exige a retenção de muitas informações, que na maioria das vezes não possuia significado para eles. O programa usado é formado das famosas gavetinhas ou seja, saberes que se bastavam por si só: dados políticos, clima, relevo, vegetação, hidrografia, população, recursos naturais e produção, aplicados aos estados, países e continentes. O texto refere-se à Geografia ensinada dentro da linha:
		
	
	construtivista;
	
	metafísica;
	 
	positivista.
	
	teológica;
	
	marxista;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603495200)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A reflexão sobre o inventário cultural é a matéria prima das Ciências Sociais estudadas a partir da História Geografia, Sociologia, Antropologia e Política . Cada uma dessas ciências possui um campo de estudo. Identifique nas opções abaixo aquela que apresenta CORRETAMENTE esse campo de estudo.
		
	
	POLÍTICA- Estuda as transformações ocorridas nos diversos aspectos das sociedades ao longo do tempo.
	
	SOCIOLOGIA- Discute a organização social e política, as relações de parentesco, instituições sociais, sistemas simbólicos, religião e comportamento
	
	ANTROPOLOGIA- Analisa o sistema de relações sociais dentro do qual se dará a ação humana.
	 
	GEOGRAFIA- Compreende a dinâmica da Sociedade e a dinâmica da Natureza.
	
	HISTÓRIA - Analisa a organização, direção e administração de nações ou Estados.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603895731)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A ciencia História, ao longo de sua existência, foi definida de diversas formas, mas basicamente todas as definições dadas a ela giram em torno do conceito de que a História estuda os processos de mudanças e permanencias ocorridas nas sociedades humanas. Para o historiador Marc Bloch a História é antes de mais nada definida como:
		
	 
	ciência que estuda os seres humanos no tempo, privilegiando os fatos que afetam toda sociedade.
	
	a História é um todo complexo e único, que estuda todas as formas de vida do planeta e as suas interdependências ao longo dos séculos.
	
	ciência complementar da Politica, pois todo e qualquer fato histórico esta intimamente ligado as formas de organização politica das sociedades.
	
	uma ciência biológica pois estuda o homem e sua relação com a natureza, extraindo dela seus alimentos e assim biologicamente evoluindo
	
	uma ciência complementar da Antropologia, pois estuda basicamente o homem e sua evolução cultural
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603895914)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Dentre os conceitos trabalhados na história temos o de cidadania. Cidadania é entendida como:
		
	
	cidadania é fazer respeitar as leis, desde que essas leis não cerceiem seus próprios valores políticos e principalmente religiosos.
	
	cidadania é poder exercer o direito do voto, direito que foi proibido durante o Período Militar (1964-1985), é poder escolher o político que melhor representa uma determinada classe social.
	
	cidadania é; ser membro de um grupo social distinto e único que contribui para a construção da História do conjunto de membros de seu grupo.
	 
	cidadania é a valorização de si mesmo como sujeito responsável da História, respeitando as diferenças culturais, étnicas, religiosas, políticas, é a busca de soluções para os problemas detectados na sociedade.
	
	é a valorização de si mesmo, procurando respeitar os valores de sua sociedade e buscando meios para dificultar a incorporação de valores de outras sociedades.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201603480890)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma professora sentou a turma em roda para discutir um problema que está acontecendo quando o sinal toca para o início da aula: os alunos estão entrando correndo em sala, derrubando as cadeiras. Foi uma necessidade imediata, mas que ela aproveitou para discutir um assunto do programa. O conteúdo do programa que essa situação permite desenvolver mais imediatamente é:
		
	 
	os grupos sociais e as regras de convivência
	
	a escola ontem
	
	o tempo e as diversas caracterizações de épocas
	
	o espaço e a sua representação
	
	as profissões e suas características
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201603413983)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"No conceito de espaço geográfico está implícita a ideia de articulação entre natureza e sociedade. Na busca desta articulação, a Geografia tem que trabalhar, de um lado, com os elementos e atributos naturais, procurando não só descrevê-los, mas entender as interações existentes entre eles; e de outro, verificar a maneira pela qual a sociedade está administrando e interferindo nos sistemas naturais. Para perceber a ação da sociedade é necessário adentrar em sua estrutura social, procurando apreender o seu modo de produção e as relações socioeconômicas vigentes". (GIOMETTI, A. B. R., et al. Leitura do Espaço Geográfico através das categorias: Lugar, Paisagem e Território. In: Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p.34). Na conceituação acima apresentada, temos a Geografia como uma ciência da natureza e da sociedade, no sentido de:
		
	
	avaliar as estruturas dos sistemas naturais para neles interferir.
	
	evidenciar a complementaridade nula entre o espaço e as práticas humanas.
	 
	evidenciar as relações de interação entre esses dois elementos da realidade.
	
	descrever as metanarrativas individuais do natural e do social.
	
	compreender as dinâmicas naturais dos espaços humanizados.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201603480974)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A percepção pela criança que o seu corpo tem dois lados e que eles se relacionam de forma diferenciada com o espaço, chama-se:
		
	
	Representação do espaço
	
	Localização espacial
	
	Esquema corporal
	
	Descentração
	 
	Lateralidade
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201603644606)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ao chegar à escola a criança traz o conceito espontâneo do tempo ligado a sua própria vida e às suas vivências e experiências. Esse conceito espontâneo tem como referências, fatos ou ações da vida das pessoas que fazem parte do seu cotidiano. A noção do tempo, nessa fase está sempre baseada em algum fato de sua experiência concreta: - a criança sabe que é domingo porque ela não vai à aula; - a criança acha que sua professora de trinta anos é muito ¿velha¿, porque trinta anos é um tempo que ela ainda não viveu. Algumas coisas do passado continuam vivas nos dias de hoje; outras, deixaramde existir. São as relações de permanência e de mudança que a escola trabalhará com as crianças. Para isso, é fundamental:
		
	
	que as crianças memorizem os conceitos de mudança e de permanência, mesmo que ainda não lhes seja possível compreender o seu significado, porque serão conceitos importantes e bastante úteis ao seu futuro.
	 
	que o professor pense em formas de mostrar que algumas coisas permanecem como no passado e outras sofrem mudanças, para que as crianças não fiquem com a impressão de que tudo que aconteceu no passado não existe mais.
	
	que compreender o tempo não demanda analisar itens abstratos em situações físicas e históricas. Mas apenas saber que" o que já passou, não volta mais."
	
	que os trabalhos desenvolvidos juntamente com as crianças mostrem como o presente é melhor do que o passado ¿ afinal, as mudanças são sempre positivas, e o mundo está muito melhor hoje em dia em relação ao que era antigamente.
	
	que os professores mostrem às crianças que tudo o que ocorreu no passado são fatos que até podem ser lembrados (inclusive com saudade), mas não podem continuar a ocorrer nos dias de hoje, pois o mundo é movido pelas mudanças.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201603495245)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A professora perguntou aos alunos em que ano o Brasil se separou de Portugal ou seja, quando foi a Independência do Brasil. Eles responderam corretamente que foi em 1822. Podemos dizer que isso aconteceu no século:
		
	
	XVII (dezessete)
	
	XVI (dezesseis)
	 
	XIX (Dezenove)
	
	XVIII (dezoito)
	
	XV (quinze)

Outros materiais