Buscar

Tuberculose Bovina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tuberculose Bovina: Por que devo examinar meus animais?
A tuberculose é uma doença crônica causada por bactérias do gênero Mycobacterium que acomete ruminantes, suínos, aves, animais silvestres e humanos. A tuberculose bovina é causada pelo Mycobacterium bovis (M. bovis) e é responsável por perdas econômicas significativas além de constituir uma das mais importantes zoonoses de relevância para a saúde pública. 
No Brasil, órgãos oficiais estimam que a prevalência da doença esteja ao redor de 1% e, até o presente momento, não há programa de erradicação obrigatório. A redução do número de casos da doença em rebanhos bovinos está diretamente ligada ao produtor, pois cabe a ele decidir realizar o exame de seus animais e juntamente com o Médico Veterinário responsável informar os órgãos responsáveis, no caso de Minas Gerais o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
A principal via de transmissão do agente é a aérea, sendo a inalação a mais comum. O contato direto (focinho com focinho) com secreções nasais e a ingestão de leite cru de animais infectados também constituem possíveis vias de transmissão, esta última especialmente importante quando consideramos a infecção de animais jovens, estes na fase de aleitamento. Quanto maior o número de animais infectados, maior o número de bactérias presentes no ambiente e maior à chance de contaminação. Fonte: CONFAP
A doença se desenvolve lentamente e pode levar meses até o aparecimento dos primeiros sintomas, sendo que a maioria dos infectados não irão apresentar sintomatologia clínica apesar de serem capazes de eliminar a bactéria no ambiente e no leite, representando importante fonte de infecção. Animais infectados apresentam redução na sua produção e perdem seu valor comercial por não desempenharem seu potencial.
Os produtores rurais devem se atentar aos riscos que a Tuberculose pode causar tanto à saúde humana quanto ao rebanho influenciando negativamente na parte financeira da atividade, pois animais diagnosticados positivos para tuberculose devem ser sacrificados e o produtor tem direito apenas a um quarto do valor desses animais segundo a Instrução Normativa SDA Nº 10 de 3 de março de 2017.
Portanto, a realização do exame para controle de Tuberculose na propriedade é fundamental, pois permite ao produtor uma melhor segurança do seu rebanho e reduz de forma grandiosa os riscos de contaminação do homem e de outros animais quando o mesmo for diagnosticado negativo.

Outros materiais