ECA EXERCICIOS
11 pág.

ECA EXERCICIOS


DisciplinaEca1.205 materiais2.012 seguidores
Pré-visualização4 páginas
1a Questão
	
	
	
	Na parte preliminar da Lei 8.069/90, considera-se dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Sobre o assunto, considere as seguintes garantias: 1. Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias. 2. Precedência de atendimento nos serviços públicos e privados ou de relevância pública. 3. Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas. 4. Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude. A garantia de prioridade à Criança e ao Adolescente compreende:
		
	
	3 e 4 apenas.
	 
	1, 3 e 4 apenas.
	
	1, 2 e 3 apenas.
	
	1 e 2 apenas.
	 
	todas as assertivas
	
	 
	Ref.: 201802488158
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Assinale a assertiva que corresponde à doutrina que rege o Estatuto da Criança e do Adolescente:
		
	
	da proteção parcial
	 
	da proteção integral
	
	do direito penal do menor
	
	da situação de risco
	
	da situação irregular
	
	 
	Ref.: 201802388564
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	VUNESP - 2010 - MPE-SP - Analista de Promotoria I - Adaptada Com base no conteúdo estudado em aula, marque a alternativa CORRETA. É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Essa afirmativa encontra fundamento nos princípios da:
		
	
	Dignidade da Pessoa Humana e Legalidade.
	
	Participação Popular e Fidelidade.
	
	Condição Peculiar de Pessoa em Desenvolvimento e Eficiência.
	
	Brevidade e Excepcionalidade.
	 
	Prioridade Absoluta e Proteção Integral.
	
	 
	Ref.: 201802874807
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa CORRETA: Com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/90), alterou-se substancialmente a situação da infância e juventude brasileiras, uma vez que esta lei implementou a doutrina:
		
	
	higienista, afastando das ruas as crianças e adolescentes expostos a vulnerabilidades sociais, como medida de saúde pública.
	
	repressiva, buscando-se medidas para controle das atitudes infanto-juvenis.
	
	da situação irregular, criando vários institutos de acolhimento para crianças e adolescentes, fossem infratores ou vítimas de abandono por omissão ou maus tratos.
	
	menorista, estabelecendo a proteção do vulnerável que não se ajustava a um padrão estabelecido, justificando assim, a intervenção estatal.
	 
	da proteção integral, envolvendo Estado, família e sociedade na proteção dos direitos de crianças e adolescentes.
	
Explicação:
O art. 1º da Lei 8069/90 estabelece que a doutrina que vige desdea promulgação e entrada em vigor do Estatuto da Criança e do Adolescente é a Doutrina da Proteção Integral estabelecida na Convenção dos Direito da Criança /ONU a qual foi ratificada integralmente pelo Brasil e que foi aceita como lei interma por intermédio das normas:a) Decreto Legislativio nº 28 e, b) Decreto 99.710/90
	
	 
	Ref.: 201803391617
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	As gestantes ou mães que manifestem interesse de entregar o filho para adoção deverão, obrigatóriamente, sem constrangimento, serem encaminhadas para...........? MARQUE A RESPOSTA CORRETA!
		
	
	MÉDICO QUE FARÁ O PARTO;
	
	MINISTÉRIO PÚBLICO;
	
	CONSELHO DE DIREITOS;
	 
	JUÍZO DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE;
	
	CONSELHO TUTELAR;
	
Explicação: PELO CONTEÚDO DO ART.13,§1º DO ECA A RESPOSTA CORRETA É PARA O JUÍZO DA iNFÂNCIA E DA JUVENTUDE
	
	 
	Ref.: 201802874728
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe, em seu art. 4º, que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Diante disto, podemos afirmar que este comando legal representa o princípio:
		
	
	do bem comum.
	 
	da prioridade absoluta.
	
	da cidadania.
	
	do peculiar desenvolvimento.
	
	da municipalização.
	
Explicação:
O princípio é o da PRIORIDADE ABSOLUTA, o qual é encontrado tanto no art. 227 caput da Constituição Federal, como no art. 4º e § único que os exemplifica nos ítens a,b,c,d do referido §único da Lei 8069/90. Este princípio estabele a viabilização dos DIREITOS FUNDAMENTAIS estabelecidos para à Criança e ao Adolescente.
	
	 
	Ref.: 201802439208
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	V Exame de  Ordem unificado
Fernando e Eulália decidiram adotar uma menina. Iniciaram o processo de adoção em maio de 2010. Com o estágio de convivência em curso, o casal se divorciou. Diante do fim do casamento dos pretendentes à adoção, é correto afirmar que
		
	
	a lei não prevê tal hipótese, pois está em desacordo com os ditames constitucionais da paternidade responsável.
	
	a lei prevê tal hipótese, pois está em desacordo com os ditames constitucionais da paternidade responsável.
	 
	a adoção será deferida, contanto que o casal acorde sobre a guarda, regime de visitas e desde que o estágio de convivência tenha sido iniciado na constância do período de convivência e que seja comprovada a existência de vínculo de afinidade e afetividade com aquele que não seja o detentor da guarda que justifique a excepcionalidade da concessão.
	
	a adoção poderá prosseguir, contanto que o casal opte pela guarda compartilhada no acordo de divórcio, mesmo que o estágio de convivência não tenha sido iniciado na constância do período de convivência.
	 
	a adoção deverá ser suspensa, e outro casal adotará a menor, segundo o princípio do melhor interesse do menor, pois a adoção é medida geradora do vínculo familiar.
	
	 
	Ref.: 201802422547
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Em 1874, a menina Mary Ellen sofreu inúmeros maus tratos familiares. O caso se tornou um marco na discussão dos direitos da criança. Assinale a assertiva que demonstra a base utilizada para a proteção da vítima à época:
		
	
	Declaração Universal dos Direitos da criança
	 
	Convenção internacional dos direitos da criança
	
	Declaração de genebra
	
	Convenção de direitos dos animais
	 
	Regras atinentes à prevenção de maus tratos contra animais
	
	1a Questão
	
	
	
	Com base no conhecimento adquirido com o estudo da parte preliminar do Estatuto da Criança e do Adolescente, a fim de garantir o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade, das crianças e adolescentes, o Estado brasileiro tem o dever de garantir as necessidades destes. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que o ECA:
		
	
	baseou-se no princípio da indisponibilidade dos direitos fundamentais, por meio do qual foi estabelecido o critério cronológico da psicologia para diferenciar crianças e adolescentes. Assim, considera criança a pessoa entre 0 e 12 anos completos, e adolescente aquele entre 12 anos completos e 18 anos incompletos).
	
	reconhece que as crianças e os adolescentes são sujeitos especiais, titulares de direitos absolutos e merecedores de atenção jurídica preferencial, posto