Buscar

Aptidão Física e Saúde Coletiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Hoje o termo “saúde” vem sendo visto como sinal de alerta e ganhando destaque em vários meios de comunicação, visto que, é grande o impacto com que o estilo de vida e os hábitos pessoais exercem em nossa saúde.
 Atualmente é grande o surgimento de doenças que vem agravando a saúde da “máquina humana”, isso se dá pela mudança de comportamento do ser humano, que antes era um ser totalmente ativo (homem primata) e hoje com o avanço tecnológico passa a ter um estilo de vida sedentário, dando espaço para o crescimento de doenças hipocinéticas, que são doenças relacionadas à inatividade física.
 Através desse estudo podemos destacar a importante relação entre aptidão física e saúde. Pois ao desenvolver e manter os níveis necessários de aptidão física, estaremos contribuindo de forma significativa para preservar ou melhorar nossa saúde e consequentemente nossa qualidade de vida.
 Podemos destacar a Capacidade Aeróbia (capacidade máxima para absorver, transportar e utilizar o oxigênio) como a aptidão de maior relevância, pois o baixo nível de capacidade aeróbia está intimamente relacionado com o alto índice de agravos a saúde, como: a baixa capacidade de trabalho, fadiga prematura e o aumento de doenças cardiovasculares.
 Não podemos deixar de ressaltar também a importância da Força (necessária para um bom desempenho nas atividades diárias, além de servir como uma profilaxia.) e da Flexibilidade (necessária para a prevenção de problemas posturais, lesões musculares e articulares e as dores lombares.) Além da Força e da Flexibilidade existe a Composição Corporal que em níveis indesejáveis pode acarretar sérios problemas em doenças cardiovasculares, podendo até mesmo levar a morte prematura. 
 Assim concluímos dando destaque a importância de se adotar um estilo de vida ativo aliado com uma alimentação saudável e práticas de atividades físicas diárias para a prevenção de doenças e melhoria na qualidade de vida. Daí a necessidade de um profissional de educação física bem preparado e capacitado para atuar junto as pessoas na busca por um estilo de vida saudável.

Outros materiais