Buscar

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO SIMULADO 6

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO
4a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: GDU0219_EX_A4_201407050419_V2 
	15/04/2018 15:22:04 (Finalizada)
	Aluno(a): REJANE MENDES LIMA
	2018.1 DP
	Disciplina: GDU0219 - HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO 
	201407050419
	 
	Ref.: 201407960388
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Acerca da Independência do Brasil, é correto afirmar que:
		
	 
	Implicou na adoção da forma monárquica de governo e preservou os interesses básicos dos proprietários de terras e de escravos
	
	Propôs, a partir das ideias liberais das elites políticas, a extinção do tráfico de escravos
	
	Consubstanciou os ideais propostos pela insurreição de 1817.
	
	Provocou a partir da Constituição de 1824 profundas transformações nas estruturas econômicas e sociais do país.
	
	Instituiu a monarquia como forma de governo, a partir de um amplo movimento popular.
	
	 
	Ref.: 201407133525
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Leia atentamente o texto a seguir: " No dia 27 de maio de 1856, Antonio Joaquim Paes compareceu diante do vigário da Frequesia da Sé, na cidade de São Paulo, para realizar o registro de suas terras. Declarou que não havia antigos proprietários, pois tratava-se de uma posse primária que ocupava há 18 anos com efetivo aproveitamento das mesmas (...). Quanto à demarcação das terras foi registrado: a divisa principia na porteira, donde segue uma cerca que entesta na supradita porteira, em cujas posições limitam-se de terras públicas e dos herdeiros de Joaquim romualdo de Barros. " (Registro de Terras de São Paulo, apud MONTELLATO, A. et al. História temática: terra e propriedade. São Paulo: Scipione, 2001. O texto é um trecho do documento que refere-se à ordenação jurídica do acesso a prorpriedade da terra consagrado a partir da promulgação da Lei de Terras de 1850. Portanto, sobre as mudanças propiciadas por essa Lei, é correto afirmar:
		
	
	Com a Lei de Terras extingue-se, finalmente, o regime feudal no Brasil, que iniciou-se no período administrativo do Governo-Geral.
	 
	Com a vigência da Lei de Terras, extensas proporções de terras adquiridas outrora por doação efetuada pela Coroa portuguesa ou pela ocupação mansa e pacífica transformaram-se em propriedades privadas, sendo esta, a razão para que se verifique, no Brasil contemporâneo, um elevado grau de concentração fundiária.
	
	Terras Públicas ou Devolutas era o nome que se dava às ruas e praças da cidade, bem como aos terrenos em que órgãos públicos eram edificados face a normatização pela referida Lei de Terras.
	
	A Lei de Terras tinha como principal objetivo oferecer emprego e renda para os ex-escravos que passaram a se dedicar a atividade hortigranjeira subsidiada pelo Estado Imperial.
	
	Com esta medida legal, o governo imperial, à época, pretendeu iniciar uma reforma agrária favorecendo a distribuição de renda ao pequeno produtor rural.

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes