Buscar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL E VIRTUAL CONECTADO

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL E VIRTUAL CONECTADO
CURSO: PEDAGOGIA 4º SEMESTRE 
CRISTIANA CONCEIÇÃO DOS SANTOS
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL:
A importância da literatura da Educação Infantil
CRISTIANA CONCEIÇÃO DOS SANTOS
PRODUÇÃO TEXTU AL IND IVIDUAL:
A importância da literatura da Educação Infantil.
Trabalho
 
apresentado ao Curso (Pedagogia) da 
UNOPAR
 
- Universidade Norte do Paraná, para as 
discipli
nas
: Alfabetização e Letram
ento, Ensino de 
Matemática
 
na Educação Infantil, Ensino de Natureza e 
Sociedade
 
na Educaç
ão Infantil, Literatura Infanto-juvenil, Seminário Interd
isciplinar V. 
SUMÁRIO:
1 INTRODUÇÃO...................................................................................................15
2 DESENVOLVIMENTO....................................................................................16,17
3 CONCLUSÃO ...................................................................................................18
REFERÊNCIAS ...................................................................................................19 
1 INTRODUÇÃO 15
Tratando-se de contação de histórias, Fanny Abramovich (2003, p. 
24) menciona que "O livro da criança que ainda não lê é a história contada": 
Para que a criança tenha um bom desenvolvimento cognitivo é muito importante que ela seja estimulada, e a leitura é um dos m ais gostosos e saudáveis 
estímulos que ela pode receber. Ela leva a criança a um mundo de imaginação e possibilidades, onde a criança é protagonista de seu próprio aprendizado. 
 A literatura infantil contribui muito para o desenvolvimento global da 
criança, ela torna a criança mais criativa, amplia seu vocabulário, mexe com suas emoções além de despertar na criança o gosto pala leitura. 
Através da literatura infantil a criança quer muito além de ouvir 
histórias, conta-las, e isso facilita o processo de alfabetização. Ela conta a história do seu jeito, omitindo e acrescentando fatos e assim aprende. Quanto mais cedo à criança tiver contato com os livros mais eles farão parte de sua vida e mais benefícios ela obterá. O professor de educação infantil deve se utilizar destes benefícios par a a construção do conhecimento d a criança. O desafio de trazer a leitura para a sala de aula deve se r vencido e assim o professor estará contribuindo para aulas mais prazerosas e produtivas. 
Na educação infantil se tem muitas possibilidades de leitura e de trabalhar com ela. O professor pode pedir para as crianças recontarem a história, 
fazerem um desenho do que m ais gostaram uma dobradura, ensinar formas e cores através de imagens nos livros, entre outras. 
A criança deve ficar encantada com o que esta vendo. Deve ter 
vontade de interagir com o livro e com quem esta contando a história, e assim construir suas próprias possibilidades de aprendizagem. 
Desta forma, este trabalho tem por finalidade refletir sobre um de 
milhares de livros que contribuem para a literatura infantil no desenvolvimento da criança, evidenciando como a contação de histórias, pode influenciar na aprendizagem da criança pré -escolar de cinco anos, o tipo de texto, e toda a repercussão que este tipo de aula pode produzir a partir do momento que desperta na criança produções futuras, seja ela uma representação teatral, ou ainda, uma maneira de repensar a sua vida diária partindo da condição do imaginário como representação da sua realidade e posterior ajuda na resolução de seus conflitos.
2 DESENVOLVIMENTO 16
 
O livro que escolhi para analisar se chama: O Grande Rabanete 
De Tatiana Belinky, ilustrado por Claudius. 
São Paulo: Editora Moderna, 2002. 
 
Está história trata de um rabanete que , plantado numa horta por um 
vovô, cresce até ficar gigante. Vários personagens unem -se aos avós, donos da horta, na tentativa de arrancá-lo da terra: a netinha, o cachorro, o gato... Só conseguem quando a eles se une um ratinho. 
Feita a colheita, este se proclama o mais forte de todos! Rabanete no prato, todos comem à vontade e sobra até um pouquinho para 
uma minhoca que passava por ali. 
À medida que novos personagens entram na história, o trecho que 
se repete ao longo da narrativa cresce, caracterizando o aspecto acumulativo do texto: “A vovó segurou no vovô, o vovô segurou no rabanete”; “A neta segurou na avó, a vó no vô, o vô no rabanete”; “O Totó segurou na neta, a ne ta na vó, a vó no vô, o vô no rabanete”, e assim sucessivamente, até a colheita do rabanete. 
A ilustração auxilia a leitura porque traz informações que confirmam e complementam o texto. No começo da história, por exemplo, a frase “O rabanete cresceu -cresceu e ficou grandão-grandão” está acompanhada pela imagem em quadrinhos do rabanete crescendo. 
Nas demais páginas, os personagens, que se acumulam no discurso aparecem “enfileirados”, tentando arrancar o rabanete. Quando conseguem, todos voam pelos ares, desfazendo a corrente que se formara. 
Na página final, uma ilustração do ratinho com roupa de super-homem completa o texto: “E você acha que o rato era mesmo o mais forte?” 
Esse livro apresenta uma forma bem peculiar que serve de atrativo: a história é contada com o um conto cumulativo, forma que encanta e diverte a garotada, sendo também um excelente treino para a memória.
 É possível explorar e envolver várias disciplinas tais como literatura, língua portuguesa, matemática, educação artística, ciências. .. E também temas transversais como éticas e pluralidade cultural. “a observação é o inicio do seu estudo”, e “ o aprendizado do registro é o mais poderoso instrumento na construção da consciência pedagógica e política do educador” . Madalena Freire (2010, p. 5 2 e 56). 
 
 
 17
A história como “O grande rabanete”, como nos contos tradicionais, 
o que seduz as crianças é essa maneira especial de contar aquela situação, de jogar com a linguagem, e sua composição meio nonsense, própria da narrativa fantástica. 
Esses livros contam mais uma situação – geralmente bem nonsense ou engraçada – do que propriamente uma história, com enredo que guia o leitor para o desfecho. O que prende aqui é o jogo da repetição e acumulação em si mesmo, embora o desfecho se ja quase sempre uma surpresa. Algumas, entretanto, têm um enredo um pouco mais desenvolvido. Recursos da linguagem poética se fazem frequentemente presentes nessas histórias, se ja na utilização de versos e rimas ou no uso de elementos sonoros, como a repetição de palavras e as onomatopeias. 
No final das contas, constituem um tipo de narrativa que interage com o universo infantil naquilo que ele tem de mais precioso: a brincadeira. 
Brincadeira com a repetição, a recorrência, a surpresa e também com a linguagem. 
Nessa história essencialmente repetitiva, mais d o que o enredo em si, importam o recurso linguístico que o autor e o ilustrador utilizam p ara criar essaforma lúdica de organizar a linguagem, com um ritmo especial e muitos jogos de palavras. Os acontecimentos ocorrem n uma sequência linear que sempre repete ou retoma, d e algum modo, uma situação ou evento anterior e, muitas vezes, no fim, ou retoma-se o início da narrativa, fechando-se o círculo, ou inverte-se algum elemento, ou há uma saída surpresa da sequência de repetições.
CONCLUSÃO: 18 
vai acontecer, com base na repetição, tornando mais fácil a memorização e a compreensão do texto. Dessa forma, podem participar mais da leitura, inclusive assumindo o papel de leitores, mesmo sem saber ler. 
As ilustrações também ajudam compor a diversão e a compreensão de aspectos das relações humanas, como solidariedade, trabalho em equipe, divisão de tarefas, ajuda mútua… com muito bom humor. 
Os familiares e educadores devem se interessar por to dos os fatores citados a cima. Mas, só conseguem bons resultados aqueles que persistem. Ou seja, ambos ao tentar incentivar a leitura devem dar exemplos, nem que deixem um livro em cima da mesa, apenas para a criança saber que no ambiente em que ela está inserida, as pessoas além de convidá-la a participar de momentos de leituras e de contação, também gosta m de ler. Essa é uma maneira de mostrar a ela, através de um pequeno gesto o quanto a leitura é importante e divertida. 
A escola deve promover circunstâncias convidando os seus alunos a estar participando de momentos de leitura e contação de histórias na biblioteca. 
Podendo até mesmo convidar os pais dos alunos a participar de situações diversificadas com essas, fazendo projetos e gincanas que estimulem o gosto pelos mais diversificados gêneros literários. Pois, existe a poesia, os contos, os voltados para cada turma... Tudo isso, fará com que a comunidade escolar participe mais da escola. 
Pais e professores devem ser excelentes contadores de histórias, porque a Literatura Infantil é realmente mágica. Ela nos faz viajar no mundo da imaginação. Livros são recursos essenciais para auxiliar o s professores em suas aulas. Diversos gêneros literários são maravilhosos (jornais, revistas, gibis, livros...) para quem diz não gostar de ler. Pois, sempre tem aquela pessoa que diz não gostar de ler, mas muitas vezes não teve a oportunidade de fazer isso. Por esse s motivos, existem as bibliotecas nas escolas. 
Em todos o s períodos a educação deve ser prioridade do mundo. Mas, só conseguiremos fazer com que ela conquiste esta plenitude se começarmos pela família, cujo objetivo primordial deve ser o futuro dos filhos. Depois, a escola deve dar continuidade, estimulando os seus alunos a conhecer o mundo. Para conhecermos o mundo devemos ler, ler muito e refletir. E é nessa questão que a escola, fazendo com que os seus alunos saibam interpretar, buscando escritores para elevar o nome do nosso país ao máximo. 
 
REFERÊNCIAS : 19
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: 
Scipione, 2005. p. 24 
Gomes, Cristina. LITERATURA INFANTIL. Porto Alegre, RS, 2005. p. 02. Disponível 
em: http://www.infoescola.com/literatura/literatura-infantil/Acesso 
Livro “O grande rabanete”. Tatiana Belinky. 
http://ataba.com.br 
 
 
 
 
 
 
LAURO DE FREITAS- BA
2018

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

36 pág.
25 Contos de Machado de Assis

EM Doutor Francisco Rondinelli

User badge image

Leonardo Guedes

Perguntas Recentes