Buscar

BQP PENAL 3

Prévia do material em texto

Avaliando Aprend.: CCJ0110_SM_201607173931 V.1 
	Aluno(a): CRISTINA MARIA PEDRO
	Matrícula: 201607173931
	Desemp.: 0,4 de 0,5
	14/05/2018 18:30:46 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201607864801)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Joana, jovem de 23 anos, inconformada por ter engravidado por acidente de um colega de faculdade, decide realizar o aborto e, para tanto, procura uma clínica abortiva clandestina situada em município próximo ao seu. Lá chegando, é prontamente atendida pela recepcionista da clínica que a esclarece sobre o procedimento cirúrgico, bem como exige que a mesma assine um termo eximindo o médico e sua equipe de qualquer responsabilidade em relação às possíveis consequências das manobras abortivas. Nervosa e ansiosa por resolver logo o problema, Joana assina a documentação, paga pelo procedimento e é encaminhada a uma sala na qual ingere uma droga para adormecer. No curso das manobras abortivas, Joana sofre grave lesão uterina da qual resulta intensa hemorragia, expulsão do feto vivo e, consequente perda do referido órgão reprodutor. Diante do caso concreto apresentado é correto afirmar que a conduta dos agentes que realizaram as manobras abortivas será tipificada como incursa:
		
	
	No delito previsto no art. 127 do CP.
	 
	Nos delitos previstos nos art. 126 n/f do art 14, II c/c art. 129,§2°, III n/f do art 70, todos do CP.
	 
	Nos delitos previstos nos art. 126 c/c 127c/c art. 129,§2°, III n/f do art 70, todos do CP.
	
	No delito previsto no art.129,§2º, V, do CP.
	
	No delito previsto no art. 126 n/f do art 14, II c/c art. 129,§2°, III n/f do art 70, todos do CP.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201608091334)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(2016. CESPE. TJ-AM. Juiz Substituto) Júlio foi denunciado em razão de haver disparado tiros de revólver, dentro da própria casa, contra Laura, sua companheira, porque ela escondera a arma, adquirida dois meses atrás. Ele não tinha licença expedida por autoridade competente para possuir tal arma, e a mulher tratou de escondê-la porque viu Júlio discutindo asperamente com um vizinho e temia que ele pudesse usá-la contra esse desafeto. Raivoso, Júlio adentrou a casa, procurou em vão o revólver e, não o achando, ameaçou Laura, constrangendo-a a devolver-lhe a arma. Uma vez na sua posse, ele disparou vários tiros contra Laura, ferindo-a gravemente e também atingindo o filho comum, com nove anos de idade, por erro de pontaria, matando-o instantaneamente. Laura só sobreviveu em razão de pronto e eficaz atendimento médico de urgência. Com referência à situação hipotética descrita no texto anterior, assinale a opção correta de acordo com a jurisprudência do STJ.
		
	 
	A hipótese configura aberractio ictus, devendo Júlio responder por duplo homicídio doloso, um consumado e outro tentado, com as penas aplicadas em concurso formal de crimes, sem se levar em conta as condições pessoais da vítima atingida acidentalmente.
	
	Houve, na situação considerada, homicídio privilegiado consumado, considerando que Júlio agiu impelido sob o domínio de violenta emoção depois de ter sido provocado por Laura.
	
	O fato configura duplo homicídio doloso, consumado contra o filho, e tentado contra Laura, e, em razão de aquele ter menos de quatorze anos, a pena deverá ser aumentada em um terço.
	
	Júlio cometeu homicídio doloso contra Laura e culposo contra o filho, porque não teve intenção de matá-lo.
	
	Júlio deverá responder por dois homicídios dolosos, sendo um consumado e o outro tentado, e as penas serão aplicadas cumulativamente, por concurso material de crimes, já que houve desígnios distintos nos dois resultados danosos.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201607864825)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Claúdio, rico e conhecido usineiro, é surpreendido por fiscais da DRT, que foram alertados mediante denúncia anônima, mantendo trabalhadores rurais em trabalho de 14 horas diárias, com breve descanso de 15 minutos para digerir a pouca ração, que dos mesmos cobra, impedindo-os de sair do local de trabalho. Ouvidos no local, os empregados afirmam consentir com esta situação, em vista de não disporem de outra opção de emprego na região. Ante o exposto assinale a alternativa correta:
		
	 
	Há redução à condição análoga à de escravo, pois o consentimento dos ofendidos é irrelevante para a caracterização do delito.
	
	O consentimento dos ofendidos impede a caracterização de crime contra a liberdade individual, mas a situação acima descrita não prova tal consentimento;
	
	Há constrangimento ilegal, pois em decorrência da miserabilidade dos trabalhadores, estes veem-se obrigados a trabalhar nestas condições;
	
	Ocorre cárcere privado, crime de ação pública condicionada à representação das vítimas.
	
	Ocorre cárcere privado, crime de ação pública incondicionada, independente da vontade dos ofendidos.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201607864771)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Daniel, morador de um prédio no qual está sendo realizada uma reunião de condomínio, ao se dirigir ao local da reunião, encontra Fabio que, armado, o proíbe de entrar, sob o fundamento de que Daniel estaria com as taxas de condomínio atrasadas. Inconformado, Daniel enfrenta Fabio e o empurra para o lado, conseguindo entrar e participar da reunião. Ante o exposto, é correto que a conduta de Fábio configura:
		
	
	ameaça, na forma tentada
	 
	constrangimento ilegal, na forma tentada.
	
	constrangimento ilegal consumado.
	
	lesão corporal, na forma tentada.
	
	ameaça.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201607961155)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	3. (VUNESP ¿ 2013 ¿ PC-SP ¿ Escrivão de Polícia) O crime de induzimento, investigação ou auxílio a suicídio.
		
	 
	b) Só se caracteriza se o suicídio se consuma ou se a vítima sofre lesão corporal de natureza grave.
	
	c) É punido com pena de detenção, apenas.
	
	d) Tem a pena aumentada de metade se a vítima é menor.
	
	a) É punido com pena de detenção e multa.
	
	e) Tem a pena aumentada de metade se o crime é praticado por motivo egoístico.

Continue navegando