Buscar

FICHAMNETO ZARA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Fichamento de Estudo de Caso
Claudia Antônia Moreira dos Santos
Trabalho da disciplina: Sistemas Int. Para Tomada de Decisão 
Tutor: Prof. Geraldo Gurgel Filho
Rio de Janeiro
2018
ESTUDO DE CASO ZARA
Sistemas Intregrados de Gest.Para Tomada de Decissão
 ZARA
REFERÊNCIA: BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto,1996
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto,
DANTAS, Edmundo Brandão. Gestão da Informação sobre a satisfação dos clientes e orientação para o mercado. Tese de doutoramento. Brasília, UnB: Programa de PósGraduação em Ciência da Informação, 2007.
DRUCKER, Peter. Management: tasks, responsibilities, practices. Nova York: Harper and Row, 1973.
FERRACCIÙ, João De Simoni Soderini. Marketing Promocional: a evolução da promoção de vendas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007
GHEMAWAT, Pankaj; NUENO, Jose Luis. ZARA: Fast Fashion. Boston: Harvard Business School Publishing, 2006. Disponível em: Acesso em 03/06/2013 às 18h25.
Introdução:
Cada empresa possui sua estrutura de negócio, sua trajetória e sua política de atuação. Para garantir a sobrevivência no mercado e o sucesso perante os consumidores, uma empresa deve ter um foco estabelecido e a busca incessante pela satisfação dos seus consumidores. Este trabalho aborda os principais conceitos e estratégias de marketing, com o propósito de conduzir o estudo de marketing por meio da análise do case da empresa Zara. Com isso, espera-se ter uma ideia mais clara a respeito do marketing e suas abordagens dentro de uma organização, de tal forma que seja possível reconhecer qual é a orientação que a empresa possui, e como a empresa se posiciona na comunicação dessa orientação. 
O estudo de caso inicialmente nos apresenta informações sobre crescimento acionário da Inditex (Indústria de Diseño Têxtil), a empresa espanhola proprietária de algumas redes varejistas, dentre elas, a ZARA. E, ainda, apresenta dados acerca da cadeia global de vestiário, produção, principais concorrentes, trajetória inicial expansão
A rede de lojas de roupas e acessórios para o público feminino, masculino e infantil, teve sua primeira loja aberta em 1975, com a proposta de vender “roupas de moda de qualidade média com preços acessíveis”.
A proposta de valor da Inditex é “moda rápida”, ou Fast Fashion, com uma cadeia de valor que cuida do desenho, fabricação, distribuição e venda de roupas em mais de seis mil lojas espalhadas em 86 países no mundo. Isto só é possível pelo fato do negócio passou a ser baseado no processo de respostas rápidas, ou Quick Response, conjunto de práticas e políticas com objetivo de melhorar a coordenação entre varejo e fabricação e aumentar a velocidade e flexibilidade de respostas às mudanças do mercado. Desta maneira, a Zara consegue produzir em torno de 11 mil itens diferentes por ano, com pelo menos dois novos modelos por semana por loja e garante a entrega em qualquer lugar do mundo em 24 a 48 horas e nenhuma peça fica mais do que três dias nos estoques.
A rede de lojas Zara, tendo completado sua expansão no mercado espanhol em 1990, quando começou a abrir lojas no exterior. Também fez investimentos pesados em logística de fabricação e TI, incluindo a criação de um sistema de fabricação Just in Time (JIT), um armazém de 130 mil metros quadrados, conectando a sede aos locais de fornecimento, produção e venda, garantindo assim, agilidade no processo de desenvolvimento de produto e fabricação, destacando-se da concorrência.
A produção da Zara começa no próprio varejo, onde recebe o Feedback das lojas, através de informações sobre vendas e envia essas informações diárias à “Matriz” da empresa.
A Inditex produz apenas um terço de sua produção na Ásia e a grande maioria perto de seus principais mercados mesmo sendo “mais caro” porque compensa ter um melhor tempo de resposta.
A Zara aplica apenas 0,3% de seu rendimento em publicidades midiáticas, geralmente restrita ao início do período de vendas, no final da estação. Todo o investimento em marketing é voltado para a apresentação da fachada da loja. Um clima de escassez e oportunidade era criado, dando a sensação de “compre agora, pois não verá esse item depois”.
A velocidade com que a empresa coloca o produto nas lojas reduz os riscos de estoque não vendido, maximiza o lucro em cada produto por ter pouca sobra de estoque, possibilita maior variedade de linhas e lojas constantemente renovadas (2 entregas por semana), mantendo a moda no topo e caracterizando o segmento chamado de Fast Fashion. Hoje, em grande parte graças à sua estratégia verticalizada de produção e logística, a Zara é líder do mercado europeu de confecções, detendo dois tipos de vantagens básicas: o baixo custo
Extramente coerente com suas estratégias, porcentagens baixíssimas dos recursos da empresa eram destinadas à publicidade ou qualquer tipo de comunicação externa. Todo o investimento em marketing é voltado para o ponto de venda, normalmente localizados em pontos nobres, em concordância com sua vantagem estratégica competitiva. De acordo com o artigo, mais da metade dos tecidos da Inditex são comprados sem tingimento, sendo a subsidiária Comditel responsável em lidar com a tarefa e a padronagem, incluindo o acabamento, dos tecidos de todas as redes da Inditex. Cerca de 40% das confecções são produzidas internamente, e o restante é proveniente da Europa, Norte da África e Ásia. A Comditel, produz cerca de 45% de todo o tecido que a Zara utiliza, sendo o restante oriundo principalmente da Europa. A produção interna vem de fábricas próprias, localizadas próximas à sede. Suas fábricas são automatizadas, sendo que a integração vertical rumo à produção foi iniciada em 1980 e foram feitos investimentos para instalar um sistema JIT em empreendimento conjunto com a Toyota. Do design até a entrega do produto nas lojas a empresa demora apenas 15 dias, o que é pelo menos a metade do tempo dos principais concorrentes. A velocidade com que a empresa coloca o produto no ponto de venda reduz os riscos de estoque não vendido, maximiza o lucro em cada produto, possibilita maior variedade de linhas e lojas constantemente renovadas, mantendo a moda no topo e caracterizando um segmento chamado, já mencionado, Fast Fashion. 
Hoje, em grande parte graças à sua estratégia verticalizada de produção e logística, a Zara é líder do mercado europeu de confecções, detendo dois tipos de vantagens básicas: o baixo custo e a diferenciação. Em apenas cinco semanas consegue ofertar nas lojas as tendências de moda que detecta, devido à estratégia de verticalização empregada em sua estrutura produtiva e à adoção do JIT. O tempo decorrido entre a concepção de uma nova peça e a sua entrega em volume comercial nas lojas é de apenas três semanas. Isso permite a oferta de uma nova coleção ao início de cada estação sendo que, além disso, ao longo da estação, são apresentados novos cortes e cores, oferecendo ao consumidor um constante ar de novidade. A rede lança 11 mil novos produtos ao ano, sendo que os concorrentes lançam em média dois a quatro mil peças ao ano. As obrigações do abastecimento urgente, devidas às incertezas crescentes do mercado, forçaram as empresas, especialmente as do varejo, a dividir as suas redes de fornecedores em dois padrões: fornecedores distantes, de baixo custo, para as encomendas previsíveis, e fornecedores próximos, para os reabastecimentos urgentes e aleatórios. Na Zara a proporção é de 70% e de 30% respectivamente.
Independentemente de exercerem internamente ou não, a maior parte das funções internacionais, os varejistas exerciam um papel importante na formatação das importações nos países em desenvolvimento, assim, as importações feitas diretamente por eles representavam metade das importações do setor de vestuário da Europa Ocidental. A crescenteconcentração de varejo do setor de vestuário nos principais mercados era considerada um dos direcionadores chaves do crescimento comercial.
5

Outros materiais