Buscar

TRABALHO LIPTON

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Fichamento de Estudo de Caso
Claudia Antônia Moreira dos Santos
Trabalho da disciplina: Logística Ambiental e Reversa 
Tutor: Prof.Suzane da Silva Barros
Rio de Janeiro
2018
ESTUDO DE CASO LIPTON
Logística Ambiental e Reversa 
 CASO LIPTON
REFERÊNCIA: HISTÓRIA da Unilever no Brasil: Conheça a história de uma empresa que há quase 85 anos está presente na vida dos brasileiros. Disponível em: http://www.unilever.com.br/aboutus/centro_de_historia_unilever/unilever85anosnobrasil/. 
http://pos.estacio.webaula.com.br/Biblioteca/Biblioteca.asp?CodCurso=782&CodTurma=40492 acesso em 14 de Abril de 2018
CHÁ LIPTON (A)
Revitalizando a Cadeia de Suprimento da Lipton
 O chá teve sua origem na China por volta de 2.737 a C.Na Europa dos séculos 16 e 17, virou uma bebida de luxo, adorada por reis e toda a aristocracia. E apenas no início do século vinte, cerca de cinco milênios depois, passou a ser consumido gelado. Depois da água e do leite, é a bebida não alcoólica mais apreciada em todo o mundo. E a popularização do produto não se deve apenas aos elegantes ingleses e seu tradicional chá das cinco, que se transformou em uma das mais sólidas instituições sociais do ocidente, mas a marca LIPTON, criada por um escocês. Hoje em dia a marca vende produtos para quem se preocupa em cuidar da saúde e do corpo sem deixar de curtir a vida ou abrir mão do sabor. 
 No caso da Unilever estudamos que em 2005 a marca Lipton não era reconhecida como uma marca brilhante, e consequentemente não estava muito bem no mercado de chás.
Gestores então resolveram alimentar a inovação da marca e criar vantagem competitiva, integrando considerações sociais, econômicas e ambientais. Montou-se uma equipe com diversos setores e pessoas para implantar a impressão da marca, em 2006.
 Após quatro meses de muitas análises dos impactos sociais, econômicos e ambientais em toda cadeia de valor, a influência de consumidores, opiniões de fornecedores, ONGs e governos, concluiu-se que havia oportunidades significativas no mercado de chá ao associar a marca Lipton, à sustentabilidade. Como a marca já tinha experiência sólida em aplicar sustentabilidade na produção de chá, suas propriedades do Quênia e da Tanzânia já praticavam os padrões de sustentabilidade, o que deveria fazer era transferir esses mesmos padrões para os fornecedores e pequenos agricultores.
 Nas pesquisas de mercado apontaram que sustentabilidade era uma preocupação dos crescentes consumidores de mercados importantes e isso poderia se tornar um fator diferencial para a marca desde que anunciado de forma eficaz, mas a abordagem da Lipton na comunicação de sustentabilidade era muito limitada e não chegava até os consumidores, não sendo percebidos os impactos positivos no valor da marca e nos resultados financeiros, para mudar isso precisava se tornar confiável para os consumidores a relação da Lipton com a sustentabilidade do cultivo de chá. Equipe de impressão da marca viu na terceirização a solução da credibilidade, procurou-se então uma empresa certificação para se tornar parceira e dar a credibilidade necessária a marca Lipton.
 Para encontrar o parceiro ideal a equipe levou em consideração se a marca da parceira tinha reconhecimento dos consumidores, a organização tinha escala para certificar uma grande base de suprimento e se ela possuía a flexibilidade organizacional para certificar grandes propriedades bem como pequenos produtores, após seis meses de análises conseguiram chegar no parceiro ideal que atendia todos os pré-requisitos e não ofuscaria a mensagem da Lipton, mas teria o reconhecimento do consumidores.
					
 Após a identificação do parceiro a equipe fez uma proposta para alta gestão de converter a marca inteira para chá sustentável certificado, isso daria margem para abrir marcas variantes, que não eram muito bem vistas, pois atingiria um grupo pequenos de produtores e não teria um impacto significativo ambiental e social, além de que as marcas variantes possuem capacidade limitada de mudar o posicionamento da marca principal, por que os consumidores tendem a continuar comprando a marca padrão. Quando a equipe foi questionado pela Uniliver o que a Lipton faria se caso os concorrentes também aderissem ao chá certificado? A resposta passava pelos impactos positivos da Unilever, pois se os concorrentes aderissem, gradativamente os preços começariam a aumentar, e com esse aumento a Unilever ganharia vantagem, pois a maior participação do mercado de chá era da empresa. Então após cinco meses de discussões decidiu-se que colocariam em pratica o projeto de chá certificado e não só a Lipton mas também as marcas PG Tips e Lyons deveriam aderir ao projeto, então em duas semanas foi comunicado aos consumidores que todos os chás da Unilever e Lipton até 2010 seriam provenientes das fazendas do parceiro de certificação, após o anuncio a equipe alinhou toda a cadeia de suprimento, pois para dar certo somente com uma cadeia de suprimento muito bem alinhada com a distribuição de mercado.
 No final da década, a LIPTON iniciou um inovador modelo de desenvolvimento sustentável para suas plantações em Kericho no Quênia. Com o aproveitamento de recursos humanos e naturais, a empresa consegue uma redução significativa na utilização de pesticidas, apoia as estruturas de saúde e educação das populações, implanta soluções baseadas em energias renováveis, estimula a biodiversidade e mantém a fertilidade da terra. No novo milênio os produtos da marca LIPTON atingiram uma marca histórica: são comercializados em mais de 150 países, proporcionando a milhões de pessoas uma sensação de frescor, físico e mental. Mais recentemente no Brasil, o chá gelado número um do mundo, agitou o verão com a campanha “Dá Um Refresh”, que reforça o novo momento da marca e convida os consumidores a fazer uma pausa e se refrescar curtindo as coisas boas da vida, incluindo é claro os deliciosos chás LIPTON.
Lipton e os Muppets 
No início de 2014 a marca lançou sua primeira campanha global que abrange toda sua linha de produtos, dos chás quentes aos gelados. A nova campanha estreou durante a cerimônia do Oscar, transmitido pela rede ABC, dia 2 de março. O filme, estrelado pelos simpáticos Muppets, apresentou o novo slogan da marca “Be More Tea”, algo como “curta a vida mais tranquilo” ou “não se estresse”. E foi justamente Kermit (conhecido no Brasil como Caco) o escolhido para ser o porta-voz do novo conceito da marca, incentivar os consumidores a encarar as situações do dia a dia de forma mais leve e relaxada.
A marca no mundo 
Atualmente a LIPTON, pioneira no mercado de bebidas saudáveis e líder mundial em chás (tanto nas versões em folha quanto pronto para beber), comercializa seus produtos em mais de 150 países nos cinco continentes, detendo mais de 15% do mercado mundial e faturando anualmente €3 bilhões. São mais de 1.650 xícaras de chá LIPTON consumidas a cada segundo. A marca possui forte presença nos mercados americanos, francês, japonês, australiano e sueco. No Brasil, LIPTON oferece um portfólio completo, com vários tipos e sabores de chás: Ice Tea Limão e Pêssego, Chá Verde e Mate. E o melhor: toda linha LIPTON é livre de conservantes e de corantes artificiais, preservando, assim, o sabor autêntico do chá. Seus famosos chás são provenientes de plantações localizadas em países como Índia, Sri Lanka, China e Quênia (onde a empresa possui plantações próprias). Graças à qualidade de seus chás e à experiência de seus profissionais no estudo dos processos produtivos e benefícios do chá, tornou-se a marca mais conhecida de chás no mundo. 
4

Outros materiais