Buscar

TÓPICOS INTERDISCIPLINARES

Prévia do material em texto

TÓPICOS INTERDISCIPLINARES
		1.
		ENADE 2011 - FILOSOFIA QUESTÃO 4 Com o advento da República, a discussão sobre a questão educacional torna-se pauta significativa nas esferas dos Poderes Executivo e Legislativo, tanto no âmbito Federal quanto no Estadual. Já na Primeira República, a expansão da demanda social se propaga com o movimento da escolanovista; no período getulista, encontram-se as reformas de Francisco Campos e Gustavo Capanema; no momento de crítica e balanço do pós-1946, ocorre a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1961. É somente com a Constituição de 1988, no entanto, que os brasileiros têm assegurada a educação de forma universal, como um direito de todos, tendo em vista o pleno desenvolvimento da pessoa no que se refere a sua preparação para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O artigo 208 do texto constitucional prevê como dever do Estado a oferta da educação tanto a crianças como àqueles que não tiveram acesso ao ensino em idade própria à escolarização cabida. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. A relação entre educação e cidadania se estabelece na busca da universalização da educação como uma das condições necessárias para a consolidação da democracia no Brasil. PORQUE Por meio da atuação de seus representantes nos Poderes Executivos e Legislativo, no decorrer do século XX, passou a ser garantido no Brasil o direito de acesso à educação, inclusive aos jovens e adultos que já estavam fora da idade escolar. A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
	
	
	
	
	A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
	
	 
	As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
	
	
	A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
	
	
	As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	
		
	
		2.
		A identidade humana só é reconhecida e estabelecida ante um grupo. Ou seja, o ser humano só se faz como tal diante de outro, seu semelhante, com o qual estabelece mecanismos diversos de interação constantes. (FERREIRA, 2009, p. 28). A partir da leitura do excerto acima, podemos afirmar que:
	
	
	
	
	Ao ser humano não faz a menor falta a vida em sociedade.
	
	
	A criação da identidade nada tem a ver com o convívio com o grupo.
	
	
	Nas sociedades complexas, as inter-relações perderam sua função.
	
	
	Os grupos sociais só são importantes para manter a ordem social.
	
	 
	Os seres humanos são seres socioculturais.
	
	
	
		
	
		3.
		A palavra ciência vem do latim scientia que significa conhecimento. Refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemática. Em sentido estrito, Ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento pesquisando, mas baseado no método científico, bem como ao corpo organizado de conhecimentos conseguidos através de tais pesquisas. Em outras palavras, Ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano sobre a natureza, o universo etc. Por fim Ciência refere-se à investigação racional de tudo direcionado à descoberta da verdade e/ou realidade universais. Tal investigação é metódica e compulsoriamente realizado em acordo com o método científico. É por isso que o conhecimento científico se distingue:
	
	
	
	 
	Do Senso comum.
	
	
	Da arte.
	
	
	Do cientificismo.
	
	
	Da religião.
	
	
	Da matemática.
	
	
	
		
	
		4.
		Cultura é o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade. Dentro desta perspectiva, podemos afirmar que as seguintes hipóteses, são manifestações de cultura:
	
	
	
	
	Folclore, música e moeda.
	
	 
	Espetáculos artísticos e rua, folclore e arte.
	
	
	Boi bumbá, samba e transporte aéreo
	
	
	Finanças, teatro e consciência financeira
	
	
	Direito ao consumo, teatro e dança
	
	
	
		
	
		5.
		Leia os seguintes tópicos: I- Revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências artísticas do século XX. II- Os artistas registravam em suas telas as constantes alterações provocadas pelas cores presentes na paisagem natural. III- As figuras não apresentam contornos nítidos e os contrastes de luz e sombras são obtidos de acordo com as regras das cores complementares. As descrições acima se referem à História da Arte, cujo movimento e respectivo representante é:
	
	
	
	 
	Cubismo - Miró e Picasso
	
	 
	Impressionismo ¿ Claude Monet e Pierre-Auguste Renoir
	
	
	Divisionismo ¿ Edgar Degas e Édouard Manet
	
	
	Expressionismo ¿ Vicent Van Gogh e Edvard Munch
	
	
	Pontilhismo ¿ Paul Signat e Georges Seurat
	
	
	
		
	
		6.
		A Filosofia surgiu pela necessidade de explicação racional da realidade em oposição à interpretação mítica, isto é, uma explicação coerente, justificada por argumentos lógicos e não contraditórios, formando pensamentos, ideias e conceitos. Assim, a Filosofia é a formação:
	
	
	
	
	Do pensamento rigoroso, organizado e sistemático.
	
	
	Do pensamento crítico, místico e científico.
	
	
	Do pensamento sistemático, matemático e coerente.
	
	 
	Do pensamento coerente, matemático e científico.
	
	 
	Do pensamento crítico, justificado e sistemático.
	
	
	
		
	
		7.
		"É entendida como o produto material e imaterial de toda a atividade humana, que foi se acumulando desde nossas origens, quando passamos a viver em grupo. Ao mesmo tempo, é por meio dela que se dá a identificação entre os indivíduos e seu meio social e/ou o reconhecimento dos grupos e sociedades distintos." O excerto acima traz a definição de:
	
	
	
	
	Sociedade
	
	
	Religião
	
	
	Identidade
	
	
	Ser humano
	
	 
	Cultura
	
	
	
		
	
		8.
		Arte é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente. (Disponível em: http://www.significados.com.br.) Da afirmativa anterior subentende‐se que a arte possui, EXCETO:
	
	
	
	 
	GLOBALIZAÇÃO
	
	
	INTENCIONALIDADE
	
	
	IDENTIDADE
	
	
	ESTÉTICA
	
	
	HUMANIDADE
	
	1a Questão
	
	
	
	"A ética aborda, centralmente, nossa vida concreta, nossa prática cotidiana. Mesmo teorias éticas muito abstratas, como as de Platão e Kant, tiveram como ponto de partida o momento histórico em que esses filósofos viveram e buscaram dar respostas a questões e desafios que enfrentaram." Nesse sentido, o esforço teórico faz parte da:
		
	
	Reflexão metafísica.
	 
	Reflexão filosófica.
	
	Investigação teológica.
	
	Reflexão ontológica.
	
	Investigação científica.
	
Explicação: É a reflexão filosófica a responsável pela investigação sobre os problemas da ética.
	
	 
	Ref.: 201406906484
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Do ponto de vista da Filosofia, destaca-se como um dos seus ramos uma ciência que tem por objeto o estudo dos valores e princípios morais de uma sociedade e de seus grupos sociais próprios. Essa ciência filosófica que investiga os valores e princípios morais é a:
		
	
	Educação
	 
	Ética
	
	Religião
 
	
	Pedagogia
	
	Moral
	
Explicação:
A ética é um saber filosófico que investigae analisa os valores e princípios morais de uma sociedade e de seus grupos sociais próprios.
	
	 
	Ref.: 201405081702
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Como podemos diferenciar "moral" e "ética"?
		
	
	Moral é a prática da Ética no nosso dia a dia.
	
	Ética é sinônimo de ¿moral aplicada¿.
	
	Não podemos diferenciar, são palavras sinônimas.
	 
	Moral é um conjunto de valores, e Ética é a reflexão sobre esses valores.
	
	Moral é sinônimo de "ética aplicada".
	
Explicação: A palavra "ética" vem do grego éthikos e significa modos de ser. A ética pode ser entendida como a reflexão sobre o comportamento moral. Se existir um país onde usar guarda-chuva seja considerado imoral, compete à ética pensar a origem dessa norma e os pontos negativos de não se usar guarda-chuva, por exemplo.
	
	 
	Ref.: 201406906486
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Faz parte das políticas públicas determinadas ações que contribuem para superar as desigualdades e encurtar a distância entre as classes sociais e os excluídos historicamente. Portanto, essas ações são denominadas de:
		
	
	Ações efetivas
	
	Ações Filantrópicas
 
	
	Ações Sociais
	
	Ações Políticas
	 
	Ações Afirmativas
	
Explicação:
As ações afirmativas são aquelas que contribuem para superar as desigualdades e encurtar a distâncias entre as classes sociais e os excluídos historicamente. Portanto, não há que se falar em privilégios, mas de um resgate de cidadania, em sua mais profunda essência.
	
	 
	Ref.: 201406906485
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O sociólogo inglês  Thomas Marshall fez um estudo histórico do desenvolvimento da cidadania moderna, dividindo-a em três partes. Assinale, corretamente, as três fases da cidadania moderna.
		
	
	Social, trabalhista e mora
 
	
	Civil, econômica e moral
	 
	Civil, política e social
	
	Política, social e econômica
	
	Econômica, trabalhista e política
	
Explicação:
Thomas Marshall fez um histórico do desenvolvimento da cidadania moderna a partir do universo europeu, especificamente inglês, dividindo-a em três partes, a saber: civil, política e social.
	
	 
	Ref.: 201405130223
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Quanto ao Comitê de Diretores Humanos instituído com base no Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, a norma determina que:
		
	
	não será composto de cinco membros permanentes, que possuem direito a veto, além de dez membros não permanentes, indicados com mandatos de dois anos.
	 
	será composto de cinco membros permanentes, que possuem direito a veto, além de dez membros não permanentes, indicados com mandatos de dois anos.
	 
	é proibido de ter mais de um nacional de um mesmo Estado, e os seus membros serão eleitos para um mandato de quatro anos.
	
	será integrado por nacionais dos Estados¿parte do Pacto, os quais deverão ser representados por pessoas de elevada reputação moral e reconhecida competência, com um mandato de dois anos.
	
	poderá cada Estado¿parte indicar duas pessoas, sendo que essas pessoas deverão ser nacionais do Estado que as indicou, e a mesma pessoa não poderá ser indicada mais de uma vez.
	
	 
	Ref.: 201405130205
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Sobre o aspecto internacional dos direitos humanos e seus tratados, está correto afirmar que:
		
	 
	o direito internacional dos direitos humanos não está sujeito ao princípio da reciprocidade que domina o direito internacional público.
	 
	os direitos humanos pertencem a jurisdição doméstica e ao domínio reservado dos estados.
	
	não contém aspecto ideológico e político acentuado.
	
	as sanções aplicadas pela Organização das Nações Unidas podem violar os direitos humanos em caso de rompimento da paz.
	
	é um direito de proteção que visa proteger os estados.
	
	 
	Ref.: 201405040111
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	(TJ-AL)Nos termos do regime constitucional brasileiro destinado à ciência, tecnologia e inovação,
		
	
	fica vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros nas atividades de ciência, pesquisa, tecnologia e inovação desenvolvidas no país, ressalvados os casos previstos em lei complementar.
	 
	o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação − SNCTI será estruturado em lei federal, bem como organizado em regime de colaboração entre instituições públicas federais, estaduais, distritais e municipais, com vistas a promover o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação.
	
	fica vedada a concessão de meios e condições especiais de trabalho àqueles que desenvolvam atividades de extensão tecnológica, assegurando-se condições e parâmetros similares de trabalho aos que se dediquem com exclusividade à ciência, tecnologia e inovação.
	 
	a lei apoiará e estimulará as empresas que invistam em pesquisa, criação de tecnologia adequada ao país, formação e aperfeiçoamento de seus recursos humanos e que pratiquem sistemas de remuneração que assegurem ao empregado, desvinculada do salário, participação nos ganhos econômicos resultantes da produtividade de seu trabalho.
	
	a pesquisa científica básica voltar-se-á preponderantemente para a solução dos problemas brasileiros e para o desenvolvimento do sistema produtivo nacional e regional.
	1a Questão
	
	
	
	Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo, de modo que as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. Esse processo é comumente denominado de:
 
		
	 
	Globalização
	
	Integração
	
	Multiculturalismo
	
	Diversidade Cultural
 
	
	Cooperação
	
Explicação:
Considerando-se que o atual processo de globalização é diferente de qualquer outro que tenha acontecido anteriormente e que, com esse processo, pela primeira vez, pode-se falar em uma economia global que inclui todas as nações do mundo.
É importante demarcar que o termo ¿globalização¿ vai começar a ser utilizado no final da década de 1980, designando não somente esse processo de internacionalização da economia, mas também um outro processo que vai se dar em paralelo e que diz respeito ao intercâmbio cultural e a interdependência social e política ao nível mundial.
	
	 
	Ref.: 201405084306
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	(UFMA) São características da Globalização:
		
	 
	A formação de blocos econômicos, a integração dos mercados e o avanço do capital financeiro.
	
	O estabelecimento de redes comerciais, com valorização do capital mercantil e o aumento do controle estatal na economia.
	
	A dinamização tecnológica com a garantia da ampliação de políticas sociais e direitos trabalhistas.
	
	A adoção de políticas neoliberais, a desregulamentação da economia e diminuição dos índices de robotização na indústria.
	
	A adoção do Toyotismo como modelo para a reorganização da produção, a restrição dos mercados e a valorização tecnológica.
	
Explicação: a) Falso ¿ No processo de produção globalizado não há a adoção do modelo Toyotista de produção, nem a restrição dos mercados. b) Falso ¿ Não ocorre o aumento do controle estatal na economia. c) Falso ¿ Os índices de robotização na economia globalizada são elevadíssimos, pois intensificam a produção e são mais viáveis economicamente. d) Falso ¿ As políticas sociais e direitos trabalhistas não são características da economia globalizada. e) Verdadeiro ¿ As formações de blocos econômicos facilitam a circulação de mercadorias, proporcionando maiores mercados consumidores e investimentos de capital financeiro numa escala global.Ref.: 201406908460
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	É uma área da Geografia que tem como objetivo fazer a interpretação dos fatos da atualidade e do desenvolvimento político dos países, usando como parâmetros principais as informações geográficas. Esse ramo da Geografia chama-se;
		
	
	Politicologia
 
	 
	Geopolítica
	
	Ciência Políticao
	
	Gegrafia Econômica
	
	Geocentrismo
	
Explicação:
A geopolítica  é uma área da Geografia que tem como objetivo fazer a interpretação dos fatos da atualidade e do desenvolvimento político dos países usando como parâmetros principais as informações geográficas.
A geopolítica visa também compreender e explicar os conflitos internacionais da atualidade e as principais questões políticas da atualidade.
Os principais temas estudados pela geopolítica na atualidade são:
¿ Globalização;
¿ Conflito árabe-israelense;
¿ Influência dos Estados Unidos no mundo atual;
¿ Nova Ordem Mundial;
¿ Uuso dos recursos energéticos no mundo.
	
	 
	Ref.: 201406910219
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O mundo de hoje ficou bem mais estreito que o de alguns anos atrás, as distâncias foram encurtadas por meios de transporte mais rápidos e eficientes, tudo ficou bem mais perto em relação a época de Tiradentes, por exemplo. Contudo, a ideia de mundo como aldeia global deve-se ao fato da interação ser concretizada pela:
		
	 
	Comunicação
	
	Escola
	
	Divulgação
	
	Televisão
 
	
	Radiodifusão
	
Explicação:
O avanço das tecnologias no campo da comunicação é decisivo para o estreitamento do mundo e a rápida conexão entre as pessoas. De fato, a comunicação torna o mundo uma "aldeia global".
	
	 
	Ref.: 201405040113
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O povo não exerce seu poder de modo imediato, mas pelos seus representantes, eleitos periodicamente, a quem são delegadas as funções de governo. A definição acima refere-se à:
		
	 
	DEMOCRACIA INDIRETA
	
	DITADURA INDIRETA
	
	MONARQUIA DIRETA
	 
	DEMOCRACIA DIREITA
	
	DITADURA DIRETA
	
	 
	Ref.: 201405040125
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Em 2014, o Brasil completou 50 anos do golpe militar de 1964, que causou drásticas mudanças no cenário político e econômico, deixando grandes sequelas sociais, devido aos atos de tortura e violência praticados por este regime de exceção, que marcaram milhares de famílias brasileiras. Para apuração de graves violações aos direitos humanos, ocorridas inclusive durante o período da ditadura militar, foi criada especificamente a Comissão
		
	
	de Ética
	
	dos Direitos Humanos e Minorias.
	
	da Constituição e Justiça e da Cidadania.
	
	Parlamentar de Inquérito.
	 
	Nacional da Verdade.
	
	 
	Ref.: 201406908459
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defendem a não participação do Estado na economia. De acordo com essa doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país. Tal doutrinada é conhecida pelo termo:
		
	
	Liberalismo
	
	Escola Austríaca
	
	Individualismo
 
	 
	Neoliberalismo
	
	Liberalismo Clássico
	
Explicação:
Neoliberalismo é um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defendem a não participação do Estado na economia. De acordo com essa doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país. 
	
	 
	Ref.: 201405040114
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O que é ética?
		
	
	Ética é o esforço em conseguir vencer a qualquer custo.
	
	Ética significa o trabalho e a posição que o indivíduo ocupa na sociedade.
	 
	Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego ethos, e significa aquilo que pertence ao caráter.
	
	Ética compreende o ramo da história dedicado aos assuntos dos nossos ancestrais.
	
	Ética é o nome dado a pessoa que entra para a política.
		1.
		Considerando a distinção conceitual entre grupos vulneráveis e minorias, assinale a alternativa que identifica, correta e respectivamente, no Estado Brasileiro, um componente de grupo vulnerável e outro de uma minoria.
	
	
	
	
	Homossexuais e idosos.
	
	
	Ciganos e praticantes do candomblé.
	
	
	Crianças e pessoas com deficiência física ou sofrimento mental.
	
	
	Adolescentes e mulheres.
	
	 
	População de rua e índios.
	
	
	
		
	
		2.
		Sobre a pobreza e desigualdade social no Brasil, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	A desigualdade social atinge somente países não desenvolvidos.
	
	
	Só existe desigualdade social abaixo da linha do Equador.
	
	 
	A pobreza atinge todos os países, sendo este um problema social.
	
	
	Todas as opções estão corretas.
	
	
	A desigualdade social não está associada ao capitalismo e ao sistema político.
	
	
	
		
	
		3.
		A Política Nacional de Mobilidade Urbana, instituída por lei federal,
	
	
	
	
	prevê a possibilidade de superávit entre o valor monetário da tarifa de remuneração da prestação do serviço de transporte público de passageiros e a tarifa pública cobrada do usuário.
	
	 
	objetiva a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas nas áreas urbanas.
	
	
	estabelece a obrigatoriedade da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana para todos os municípios obrigados ou não à elaboração do Plano Diretor Municipal.
	
	
	não inclui em suas disposições regramentos sobre o transporte privado coletivo e o transporte motorizado privado
	
	
	estabelece que o preço público cobrado do usuário pelo uso do transporte público coletivo deve cobrir os reais custos do serviço prestado pelo operador público ou privado, além da remuneração do prestador.
	
	
	
		
	
		4.
		Entende-se por políticas públicas todas aquelas obrigações que delegamos à Administração Pública, para ela que realize ações, em nome do interesse público, com a grana que recolhe através dos tributos (impostos e demais taxas) que pagamos, para que possamos ter uma vida melhor em nossas cidades, nossos estados, nosso país. Diante desse contexto, podemos afirmar que constituem políticas públicas:
	
	
	
	
	A cultura, a gameficação da vida e a saúde.
	
	
	A saúde, o direito ao ócio e o direito de acesso ás empresas privadas.
	
	
	O Saneamento, o acesso á educação e o direito ao entretenimento privado.
	
	
	Os transportes, a cultura e o direito de acesso aos jogos eletrônicos.
	
	 
	A saúde, o saneamento e a educação.
		1 A relação de emprego tem como principal característica a presença do empregado, parte mais fraca da relação jurídica. O direito do trabalho foi pensado e criado exatamente para proteger a figura desse trabalhador. Portanto, é imprescindível que o operador do direito do trabalho (advogado, professor, procurador, juiz do trabalho, candidatos a cargos públicos etc.) saiba diferenciar o trabalhador em sentido amplo e o trabalhador com vínculo empregatício. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	 
	Presentes os quatro requisitos (pessoalidade, onerosidade, eventualidade e subordinação) será declarado o vínculo, independentemente da nomenclatura que seja utilizada para identificar o trabalhador (funcionário, colaborador, ajudante etc.).
	
	
	O empregado é pessoa física ou jurídica (empresa, associação, cooperativaetc.). A lei trabalhista foi criada para protegê-lo. Assim, excluem-se da figura do empregado a prestação de serviços por animais.
	
	
	A subordinação do empregado decorre de lei, alcança a vida pessoal do trabalhador. O empregado fica sujeito às orientações dadas pelo empregador, como horário de trabalho, utilização de maquinário etc.
	
	
	Presentes os sete requisitos .
	
	 
	O empregado é contratado em razão de suas qualidades pessoais (eficiência, lealdade, conhecimentos técnicos, moral etc.). Diante disso, não se pode fazer substituir por um terceiro.
	
	
	
		
	
		2.
		Sobre as teorias que tentam explicar a natureza jurídica da relação de emprego, assinale a alternativa incorreta:
 
	
	
	
	
	A Teoria do Contrato-Realidade afirma que a relação jurídica de trabalho é representado pela vontade das partes, através de um contrato expresso ou pelo fato, representado pelo trabalho efetivo, mesmo que não tenho sido convencionado.
	
	
	A Teoria Institucionalista Pura prega que o interesse exclusivo da instituição empregadora deve prevalecer sobre os interesses individuais que nela ingressa.
	
	 
	A Teoria da Relação de Trabalho despreza o ato volitivo como condição para a existência da relação de trabalho, bastando que haja inserção objetiva do empregado na empresa com a correspondente prestação de serviços.
	
	 
	É possível dizer que a Consolidação das Leis do Trabalho adotou a Teoria Contratualista, que é aquela que despreza a vontade das partes uma vez que as normas contratuais devem respeitar os limites legais mínimos estabelecidos pelo Estado e irrenunciáveis pelas partes.
	
	
	A Teoria do Institucionalismo impuro admite que exista ato volitivo do empregado, limitando-se contudo ao ingresso ou adesão à empresa que lhe impõe um estatuto legal previamente elaborado.
	
	
	
		
	
		3.
		A pessoa física que presta serviços esporádicos a uma ou mais empresas, sem, contudo, manter relação de emprego com qualquer delas, é considerada trabalhador
	
	
	
	
	comissionado.
	
	
	temporário.
	
	
	autônomo.
	
	 
	avulso.
	
	 
	eventual.
	
	
	
		
	
		4.
		É formada por espécies vivas que compreende plantas, animais e micro-organismos, que povoam desde as profundezas dos oceanos até as mais altas montanhas. É composta por uma enorme diversidade de espécies compreendidas como indivíduos semelhantes, com capacidade para se reproduzir entre si e naturalmente. Este conceito é dado a:
	
	
	
	
	É o que define os múltiplos usos no ecossistema.
	
	
	Não é um conceito usual para as ciências naturais.
	
	
	Megassistema social.
	
	
	Ecologia humana.
	
	 
	Biodiversidade.
	
	
	
		
	
		5.
		Ciência de grande importância no mundo contemporâneo, porque estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem:
	
	
	
	
	GEOPOLÍTICA
	
	
	METEREOLOGIA
	
	
	AGRONOMIA
	
	 
	ECOLOGIA
	
	
	ECONOMIA
	1a Questão
	
	
	
	(SGA-AC) O caráter globalizado da economia contemporânea traz conseqüências que não se restringem ao sistema produtivo propriamente dito. Entre outros aspectos relevantes, pode-se afirmar que a globalização altera o papel e a forma de atuação dos Estados nacionais, modifica significativamente o mundo do trabalho, incentiva o contínuo desenvolvimento científico e tecnológico, subordina às leis do mercado atividades esportivas e artístico-culturais, e agiliza, sobremaneira, a circulação de bens e de capitais. Contudo, ao mesmo tempo em que faz avançar o turismo mundial, impõe barreiras à imigração, sobretudo quando se trata de egressos de áreas pobres que partem em busca de melhores condições de vida nos países mais ricos. Além disso, cada vez mais, condiciona as relações internacionais aos interesses econômicos. Entre as opções abaixo, assinale a que não corresponde a característica da globalização contemporânea.
		
	 
	A ampliação dos mercados em decorrência da eliminação de políticas protecionistas por parte dos países economicamente mais poderosos.
	
	A formação de blocos regionais e continentais com o objetivo de melhor inserção na economia mundial.
	
	O aumento da capacidade de produção, assentada na tecnologia e voltada para um mercado extremamente competitivo.
	
	A grande mobilidade financeira, com os capitais ¿ produtivos ou especulativos ¿ circulando com facilidade pelos mercados mundiais.
	
	Profunda desigualdade social entre as nações desenvolvidas e as não desenvolvidas do globo.
	
Explicação:
Questão de acordo com a respectiva aula.
	
	 
	Ref.: 201405062222
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	São dificuldades que envolvem a responsabilidade social efetiva, EXCETO:
		
	
	Identificação de problemas sociais realmente prioritários pelos interessados.
	
	Acompanhamento e avaliação da sociedade organizada em relação às ações sociais realizadas pelas empresas.
	
	Uso de metodologias eficientes.
	 
	Participação ativa das comunidades do entorno das empresas.
	
	Mensuração do retorno dos projetos sociais em termos de bem-estar social para as comunidades.
	
	 
	Ref.: 201405062205
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	É uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos:
		
	 
	Rede Social
	
	Rede capital
	
	Capital social
	
	Capital mental
	
	Rede mental
	
	 
	Ref.: 201405062242
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Estamos tratando de uma dimensão relacionada à gestão dos recursos da economia voltados para o bem de todos, para o interesse comum:
		
	
	Setor terciário
	
	Setor responsável
	 
	Setor público
	
	Setor privado
	
	Setor privilegiado
	
	 
	Ref.: 201405040157
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	(SEDUC-PA) A globalização econômica dos dias atuais
		
	
	é um processo que já se encontra esgotado mundialmente.
	 
	inclui-se na evolução complexa das formas de produzir e consumir que se desdobra da Terceira Revolução Industrial.
	
	não encontra apoio na nova ordem política internacional em gestação.
	
	está relacionada à ampla socialização e distribuição equitativa dos bens da produção.
	
	é um processo sem raízes na história do capitalismo.
	
	 
	Ref.: 201405040161
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	(PRODEB) ¿Dois conceitos muito discutidos nos dias atuais: __________________ é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo, de modo que as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta; enquanto __________________ é um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defendem a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país." Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
		
	 
	globalização / neoliberalismo
	
	neoliberalismo / globalização
	
	neoliberalismo/socialismo
	
	liberalismo econômico / socialismo
	
	socialismo / liberalismo econômico
	
	 
	Ref.: 201405062243
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	As novas tecnologias permitiram o estabelecimento de uma comunicação em rede e a emergência do ciberespaço. Nesse novo ambiente, surge a cibercultura, definida por PierreLévy como:
		
	
	Manifestações socioeconômicas proporcionadas pela comunicação via internet e guiadas pelos princípios da globalização.
	 
	Conjunto de pensamentos e produtos intelectuais (blogs e e-books) que se caracterizam pela preponderância do imaginário frente às referencialidades reais.
	
	Conjunto de redes digitais (computadores e HDTV) que pela interação entre os indivíduos desenvolve valores e novas potencialidades da inteligência coletiva.
	 
	Conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço.
	
	Espaço digital de alta conectividade para onde concorrem sujeitos simbólicos e suas manifestações culturais.
	
	 
	Ref.: 201405062213
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A responsabilidade social é uma atividade empresarial importante para a Administração. Dessa forma, quando um gerente precisa monitorar e avaliar o desempenho da responsabilidade social da empresa, ele lança mão de um(a):
		
	 
	Auditoria social
	
	Contabilidade social
	
	Balanço social
	
	Gestão social
	 
	Estratégia social
	1a Questão
	
	
	
	Guarda uma estreita vinculação com as etnias indígenas, que formam uma sociedade à parte na ¿chamada sociedade dominante¿: a do denominado ¿homem branco¿.
		
	
	Multiplicidade
	 
	Sociodiversidade
	 
	Antropologia
	
	Polaridade
	
	Sociologia
	
Explicação:
A sociodiversidade se apresenta como essa mistura de multiplas culturas dentro de uma mesma sociedade. Como acontece na sociedade brasileira, na qual temos a coexistência de diversas culturas como a indígena, do colonizador, dos imigrantes, etc. 
	
	 
	Ref.: 201406886021
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Sobre a setorização da estrutura da sociedade brasileira, assinale a resposta incorreta:
		
	 
	O terceiro setor representa a prestação de determinados serviços a entes públicos ou privados por empresas privadas contratadas especificamente para determinada atividade. Terceiro setor é sinônimo de terceirização. 
	
	O terceiro setor é representado por estruturas privadas e sem fins lucrativos voltadas a fins sociais. A geração de lucros ou excedentes financeiros deve ser reinvestida integralmente na organização. Estas entidades não podem distribuir dividendos de lucros aos seus dirigentes.
	 
	O terceiro setor representa a esfera de atuação visando o bem comum mas sem origem estatal, formada a partir de iniciativas privadas, voluntárias, sem fins lucrativos.
	
	O segundo setor, também denominado ¿setor privado ou particular¿ corresponde ao capital privado, com a aplicação dos recursos voltada ao benefício próprio.
	
	O primeiro setor, também chamado de ¿setor público¿ seria aquele no qual há origem e a destinação públicas dos recursos, corresponde às ações do Estado;
	
Explicação:
O terceiro setor representa a esfera de atuação visando o bem comum mas sem origem estatal, formada a partir de iniciativas privadas, voluntárias, sem fins lucrativos. O terceiro setor representa um conjunto altamente diversificado de instituições, no qual se incluem organizações não governamentais, fundações e institutos empresariais, associações comunitárias, entidades assistenciais e filantrópicas, assim como várias outras instituições sem fins lucrativos. Não se confunde com a terceirização de serviços.
	
	 
	Ref.: 201405084311
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O termo _____________ se refere a uma pluralidade cultural que convive de forma harmônica. O termo costuma ser utilizado em alguns estudos antropológicos e sociológicos que tenta explicar como as sociedades que possuem um acervo cultural tão diferente convivem entre si. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
		
	
	Cultura de Massa.
	 
	Multiculturalismo.
	
	Indústria Cultural
	
	Globalização.
	
	Identidade.
	
Explicação: Multiculturalismo é a coexistência de várias culturas num mesmo território, país etc.
	
	 
	Ref.: 201406886022
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O termo ________________ se refere à compreensão de uma sociedade com multiplas formas de cultura. O termo abrange a convivência pacífica entre diversos tipos de imigrantes que são acolhidos pela sociedade, como acontece no Brasil. 
		
	 
	Sociodiversidade
	
	Comunismo
	
	Capitalismo
	
	Socialismo
	
	Xenofobia
	
Explicação:
A sociodiversidade se apresenta como essa mistura de multiplas culturas dentro de uma mesma sociedade. O termo abrange uma sociedade aberta e acolhedora, com convivência pacífica entre pessoas que manifestam culturas distintas. 
	
	 
	Ref.: 201405040171
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	(CGU) Sobre políticas públicas, assinale a única opção correta.
		
	 
	A lei estabelecerá o Plano Nacional de Cultura, de duração plurianual, visando ao desenvolvimento cultural do País e à integração, entre outras, das ações do poder público que promovam a democratização do acesso aos bens da cultura.
	
	Entre as diretrizes constitucionais para o cumprimento pelo Estado de seu dever de fomentar práticas desportivas formais, encontra-se a vedação de destinação de recursos para o desporto de alto rendimento.
	
	A União organizará e financiará o sistema federal de ensino e o dos Territórios, e prestará assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para o desenvolvimento de seus sistemas de ensino e o atendimento prioritário à escolaridade obrigatória.
	 
	Os Estados poderão vincular a fundo estadual de fomento à cultura percentual, definido na Constituição Federal, de sua receita tributária líquida, para o financiamento de programas e projetos culturais, incluindo-se entre os gastos a serem cobertos com esses recursos despesas com pessoal e encargos sociais, desde que diretamente decorrentes de ações ligadas aos programas e projetos culturais.
	
	O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade aos ensinos médio e superior.
	
Explicação:
O Plano Nacional de Cultura (PNC) foi criado pela Lei n° 12.343, de 2 de dezembro de 2010 e representa um conjunto de princípios , objetivos, diretrizes, estratégias e metas que devem orientar o poder público na formulação de políticas culturais. Seu objetivo é orientar o desenvolvimento de programas, projetos e ações culturais que garantam a valorização, o reconhecimento, a promoção e a preservação da diversidade cultural existente no Brasil.
	1a Questão
	
	
	
	A utilização em massa das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) ligadas à modernização do setor produtivo e das atividades estatais e da globalização das comunicações demandam uma nova habilidade aos que habitam a sociedade moderna. Essa habilidade de interagir por meios digitais e de utilizar a internet está dentro do conceito de:
		
	 
	Inclusão digital
	
	Risco social
	
	Analfabetismo funcional
	
	Vício em tecnologia
	
	Exclusão social
	
Explicação:
Os incluídos digitais são cidadãos e cidadãs que têm acesso à internet, são capazes de interagir no mundo digital, possuem acesso a email e a computador. Tais pessoas foram "alfabetizadas" para utilizar o mundo digital e, com isso, estão preparadas para viver na sociedade moderna.
	
	 
	Ref.: 201405062246
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Considere as duas afirmações abaixo: I - É inegável que a ¿internet¿ é hoje um dos meios de comunicação social mais necessários dentro do nosso contexto socioeconômico e tecnológico PORQUE II - Possibilita, por sua vez, a participação do cidadão na sociedade moderna,em razão da pluralidade de serviços e informações que contém. Agora indique a opção CORRETA:
		
	
	A primeira afirmativa está correta e a segunda está errada.
	
	A primeira afirmativa está errada e a segunda está correta.
	 
	As duas afirmativas estão corretas e possuem relação entre si.
	
	As duas afirmativas estão erradas.
	
	As duas afirmativas estão corretas, mas não possuem relação entre si.
	
Explicação:
Com o processo de globalização e de inovação tecnológica o mundo está cada vez mais conectado em tempo real através da internet. Infelizmente, não são todos que têm acesso a essas tecnologias, seja por falta de infraestrutura, como, por exemplo, condições financeiras de comprar um celular ou computador, ou até mesmo acesso à luz elétrica ou linha telefônica. A falta desse acesso dificulta até o exercício da cidadania em seus diversos aspectos e, consequentemente, do mundo globalizado. Portanto, a internet é um importante meio de comunicação social para o mundo globalizado e, além disso, se constitui como meio de exercício da comunicação efetiva e participação social na sociedade moderna, estando essas duas questões intimamente ligadas.
	
	 
	Ref.: 201406913863
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	I-O processo de globalização e de inovação tecnológica possibilitam a interligação do mundo em tempo real; II-A falta de acesso ou a falta de conhecimento para utilização das ferramentas tecnológicas/digitais de comunicação faz surgir uma nova classe: "os analfabetos digitais"; III-O acesso à internet não é importante para o conceito de Inclusão digital no mundo moderno, assumindo papel secundário na comunicação do mundo globalizado.  
		
	 
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	Todas as afirmativas estão erradas.
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
Explicação:
A afirmativa III está incorreta já que a internet possui papel fundamental na comunicação instantânea que caracteriza as trocas de informações do mundo moderno globalizado.
	
	 
	Ref.: 201405062244
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O processo de globalização e de inovação tecnológica possibilitaram a interligação do mundo em tempo real, mas:
		
	
	Quase ninguém quer ter acesso a essas tecnologias.
	
	Só tem acesso a essas tecnologias quem quer.
	 
	Não são todos que têm acesso a essas tecnologias
	
	Ninguém precisa ter acesso a essas tecnologias.
	
	Todos estão com acesso a essas tecnologias.
	
Explicação:
A utilização em massa das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) ligadas à modernização do setor produtivo e das atividades estatais promoveu o surgimento de uma nova classe de excluídos socialmente: os analfabetos digitais ou excluídos digitais. Trata-se de cidadãos e cidadãs que, quando vão à procura de emprego, por exemplo, não têm e-mail para fornecer em uma entrevista ou colocar no currículo; que precisam de uma certidão negativa da administração pública municipal, estadual ou federal, mas não fazem ideia de que pode ser obtida fora do ambiente físico da repartição pública; que não foram “alfabetizados” digitalmente, ou seja, não conseguem sequer entender o que significa o termo “mouse”; nunca estiveram diante de um computador e não têm acesso à Internet.
	
	 
	Ref.: 201405062245
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A utilização em massa das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) ligadas à modernização do setor produtivo e das atividades estatais promoveu o surgimento de uma nova classe de excluídos socialmente. São eles:
		
	 
	Analfabetos funcionais ou excluídos funcionais.
	
	Analfabetos comunicativos ou excluídos digitais.
	
	Analfabetos funcionais ou excluídos relativos.
	 
	Analfabetos digitais ou excluídos digitais.
	
	Analfabetos relativos ou excluídos virtuais.
	
Explicação:
Trata-se de cidadãos e cidadãs que, quando vão à procura de emprego, por exemplo, não têm e-mail para fornecer em uma entrevista ou colocar no currículo; que precisam de uma certidão negativa da administração pública municipal, estadual ou federal, mas não fazem ideia de que pode ser obtida fora do ambiente físico da repartição pública; que não foram “alfabetizados” digitalmente, ou seja, não conseguem sequer entender o que significa o termo “mouse”; nunca estiveram diante de um computador e não têm acesso à Internet.
	
		1-A vida na zona urbana rural são dois tipos de vida em sociedade que, apesar de profundamente diferentes, são muito interdependentes, pois:
	
	
	
	
	Não há relação entre a vida no campo e na cidade.
	
	
	As fábricas e as indústrias são os mais importantes meios de produção para os países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.
	
	
	É da cidade que vem a alimentação de quem vive no campo, mas, por outro lado, são os trabalhadores do campo que fornecem as ferramentas, os artigos manufaturados e a tecnologia para essa produção de alimentos.
	
	 
	É do campo que vem a alimentação de quem vive na cidade, mas, por outro lado, são os trabalhadores da cidade que fornecem as ferramentas, os artigos manufaturados e a tecnologia para essa produção de alimentos.
	
	
	É impossível a existência da zona rural sem que antes tivessem sido criadas as primeiras cidades.
	
	
	
		
	
		2.
		Na democracia, as pessoas possuem liberdade de expressão e manifestação de suas opiniões. Trata-se de um sistema (regime) de organização social mais eficiente para se cultivar e se praticar a liberdade de ação e de expressão. A palavra democracia deriva do grego demo = povo e kracia = governo, ou seja, governo do povo. Por isso, democracia no Brasil é um sistema em que as pessoas de um país podem participar da vida política. Essa participação pode se dar por meio:
	
	
	
	 
	De eleições, plebiscitos e referendos.
	
	
	De plebiscito, greves e referendos.
	
	
	De referendos, votações e passeatas.
	
	
	De greves, referendos e eleições.
	
	
	De comícios, greves e manifestações.
	
	
	
		
	
		3.
		O movimento populacional denominado êxodo rural pode ser conceituado como:
	
	
	
	
	O movimento de retorno da população para o campo.
	
	
	O desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades.
	
	
	A adoção dos costumes e estilo de vida da população das cidades pela população do campo.
	
	
	A adoção dos costumes e estilo de vida da população do campo pela população das cidades.
	
	 
	O deslocamento de pessoas da zona rural (campo) para a zona urbana (cidades). Ele ocorre quando os habitantes do campo visam obter condições de vida melhor.
	
	
	
		
	
		4.
		Desenvolvimento Sustentável (TRF 5a. Região)
	
	
	
	
	significa crescimento da economia, demonstrado pelo aumento anual do Produto Nacional Bruto (PNB) combinado com melhorias tecnológicas e ganhos sociais relevantes.
	
	
	e crescimento econômico são sinônimos, significando atividades de incentivo ao desenvolvimento do país, seguindo modelos de avanço tecnológico e científico.
	
	 
	significa crescimento econômico com utilização dos recursos naturais, porém com respeito ao meio ambiente, à preservação das espécies e à dignidade humana, de modo a garantir a satisfação das necessidades das presentes e futuras gerações.
	
	
	envolve iniciativas que concebem o meio ambiente de modo articulado com as questões sociais, tais como: saúde, habitação e educação, e que estimulem uma visão acrítica da população acerca das questões ambientais.
	
	
	pode ser alcançado somente através de políticase diretrizes governamentais de estímulo à redução do crescimento populacional do país, tendo em vista que a dinâmica demográfica exerce forte impacto sobre o meio ambiente em geral e os recursos naturais em particular.
	
	
	
		
	
		5.
		Avalie as seguintes afirmativas: I - Em seu sentido mais amplo, a estratégia de desenvolvimento sustentável visa a promover a harmonia entre os seres humanos e a humanidade e a natureza; II - O desenvolvimento é considerado sustentável quando objetiva o aumento da produção a qualquer custo, independentemente dos impactos ambientais; III - O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades.
	
	
	
	
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
	
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	 
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
		(TRT 15a. Região) No tocante à flexibilização e à desregulamentação trabalhistas,
	
	
	
	 
	as fórmulas de flexibilização e de desregulamentação trabalhistas, na verdade surgiram no atual período histórico em que vive o Brasil, como forma de fomentar o emprego formal, buscando maior aproximação entre as novas relações laborais e as antigas leis trabalhistas que regem os contratos de emprego, sem, com isto, precarizar as condições de trabalho.
	
	
	desregulamentação, também chamada de desregula- ção trabalhista, ocorre por meio de iniciativas legais, com o intuito de abrandar as leis trabalhistas e criar novas formas jurídicas de labor, mantendo-se, entretanto, o intervencionismo e o protecionismo das leis juslaboralistas.
	
	 
	flexibilização trabalhista é a possibilidade jurídica de diminuição da imperatividade das leis trabalhistas ou da amplitude de seus efeitos, em conformidade com autorização fixada por norma heterônoma estatal ou por norma coletiva negociada.
	
	
	flexibilização autônoma trabalhista se realiza através de negociação coletiva e encontra limites somente na Constituição Federal e nas leis trabalhistas nacionais, tendo em vista a autonomia da vontade das partes e a participação do sindicato profissional na negociação.
	
	
	o Direito do Trabalho vem reconhecendo, em regra, as normas flexibilizadas como meio de privilegiar a negociação coletiva, citando, como exemplos, a extensão da jornada dos turnos ininterruptos de revezamento para oito horas diárias, a diminuição do intervalo intrajornada para meia hora para jornadas superiores a seis horas e o alargamento do prazo legal permitido para pagamento de salários após o quinto dia útil do mês.
	
	
	
		
	
		2.
		(IBMEC) Em 2006, o grupo Hamas venceu as eleições na Palestina. Sobre esse grupo, é correto afirmar que:
	
	
	
	
	Surgiu em 1987, no início da primeira Intifada, com o objetivo de combater a ocupação israelense. Ao longo de sua história, cometeu uma série de atentados suicidas contra alvos israelenses, sendo considerado um grupo terrorista.
	
	 
	Surgiu na segunda Intifada como um movimento de resistência islâmica para lutar contra a existência do Estado de Israel. Atentados suicidas foram cometidos pelo braço armado do grupo, as brigadas de Al-Aqsa.
	
	
	Foi grande fiador político dos Acordos de Oslo entre os palestinos. Seu fundador, o Sheikh Yassin, empenhou-se pelas conversações com Israel e Estados Unidos, opondo-se ao grupo Fatah.
	
	
	Foi criado por Yasser Arafat na primeira Intifada, sempre esteve dividido entre um braço político e outro armado. Enquanto, o braço armado foi responsável por atentados contra Israel, o braço político disputa eleições parlamentares.
	
	
	Surgiu como um grupo armado de resistência à ocupação israelense, mas abandonou os atentados suicidas após a retirada de colonos israelenses da Faixa de Gaza, voltando-se para a ação política.
	
	
	
		
	
		3.
		Marque a opção que NÃO está relacionada à Democracia, sistema (regime) de organização social:
	
	
	
	 
	Sistema político comprometido com a divindade e soberania do governante.
	
	
	Sistema político comprometido com a igualdade ou com a distribuição equitativa de poder entre todos os cidadãos
	
	
	Sistema político cujas ações atendem aos interesses populares
	
	
	Governo no qual o povo toma as decisões importantes a respeito das políticas públicas
	
	
	Governo do povo; governo em que o povo exerce a soberania
	
	
	
		
	
		4.
		"__________ representa um sistema político no qual as pessoas de um país podem participar ativamente da vida política, ou seja, da vida da pólis (cidade, em grego)." Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:
	
	
	
	 
	Democracia
	
	
	Sociedade
	
	
	Ética
	
	
	Sociodiversidade
	
	
	Globalização

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes