Buscar

VTSP. PENAL I

Prévia do material em texto

VTSP-PENAL I
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Não há crime sem lei anterior que o defina. Não há pena sem prévia cominação legal.
II. Considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado.
III. Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional.
IV. Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.
Escolha uma:
a. Apenas I e II. 
b. Apenas I, II e IV.
c. Apenas I, III e IV.
d. Apenas I e III.
e. I, II, III e IV.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: I, II, III e IV..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Para formação do nexo de causalidade, no sistema legal brasileiro, a superveniência de causa relativamente independente:
Escolha uma:
a. exclui a imputação quando, por si só, produziu o resultado, imputando-se os fatos anteriores a quem os praticou. 
b. exclui a imputação quando em concurso com outra concausa produz o resultado, atenuando-se a responsabilidade do autor pelo fato anterior.
c. exclui a imputação quando produz o resultado com restrição da responsabilidade de quem praticou o fato subjacente ao limite de sua responsabilidade material.
d. exclui parcialmente a imputação, tornando os autores responsáveis pelo fato subjacente no limite de suas responsabilidades.
e. não exclui a imputação do resultado superveniente.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: exclui a imputação quando, por si só, produziu o resultado, imputando-se os fatos anteriores a quem os praticou..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O Presidente da República, diante da nova onda de protestos, decide, por meio de medida provisória, criar um novo tipo penal para coibir os atos de vandalismo. A medida provisória foi convertida em lei, sem impugnações.
Com base nos dados fornecidos, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. Não há ofensa ao princípio da reserva legal na criação de tipos penais por meio de medida provisória, quando convertida em lei.
b. Há ofensa ao princípio da reserva legal, pois não é possível a criação de tipos penais por meio de medida provisória. 
c. Não há ofensa ao princípio da reserva legal na criação de tipos penais por meio de medida provisória, pois houve avaliação prévia do Congresso Nacional.
d. Há ofensa ao princípio da reserva legal, pois não cabe ao Presidente da República a iniciativa de lei em matéria penal.
e. Todas as assertivas estão erradas
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Há ofensa ao princípio da reserva legal, pois não é possível a criação de tipos penais por meio de medida provisória..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa que apresente local que não é considerado como extensão do território nacional para os efeitos penais.
Escolha uma:
a. aeronaves ou embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, quando em território estrangeiro, desde que o crime figure entre aqueles que, por tratado ou convenção, o Brasil se obrigou a reprimir. 
b. as aeronaves e as embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar.
c. as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública, onde quer que se encontrem.
d. aeronaves ou embarcações estrangeiras de propriedade privada, achando-se aquelas em pouso no território nacional ou em voo no espaço aéreo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil.
e. as embarcações e aeronaves brasileiras, a serviço do governo brasileiro, onde quer que se encontrem.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: aeronaves ou embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, quando em território estrangeiro, desde que o crime figure entre aqueles que, por tratado ou convenção, o Brasil se obrigou a reprimir..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a assertiva correta:
Escolha uma:
a. Para a eficácia de sentença estrangeira, sua homologação não depende de pedido da parte interessada para obrigar o condenado à reparação do dano, a restituições e a outros efeitos civis;
b. Para eficácia de sentença estrangeira sua homologação depende para os outros efeitos, da existência de tratado de extradição com o país de cuja autoridade judiciária emanou a sentença, ou, na falta de tratado, de requisição do  STF.
c. A pena cumprida no estrangeiro atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando diversas, ou nela é computada, quando idênticas 
d. No arrependimento posterior, o agente que, voluntariamente, impede que o resultado se produza, só responde pelos atos já praticados.
e. Excluem a imputabilidade penal: A emoção ou a paixão.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A pena cumprida no estrangeiro atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando diversas, ou nela é computada, quando idênticas.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Considere as seguintes proposições:
I - ao princípio da intervenção mínima se relacionam duas características do Direito Penal: a fragmentariedade e a subsidiariedade;
II - o princípio da lesividade preconiza, em síntese, que a conduta puramente interna, que não exceda o âmbito do próprio autor, somente interessa ao Direito Penal nos chamados delitos de perigo abstrato;
III - o princípio da humanidade postula a racionalidade e a proporcionalidade da sanção criminal, rejeitando a cominação de pena de morte e prisão perpétua;
IV - o princípio da culpabilidade afasta a aplicação da responsabilidade objetiva no Direito Penal.
Escolha uma:
a. apenas a proposição II está incorreta; 
b. apenas a proposição I está correta;
c. somente as proposições II e IV estão incorretas;
d. somente as proposições I e III estão incorretas;
e. todas as proposições estão corretas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: apenas a proposição II está incorreta;.
Questão 7
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Assine a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a.
Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que não provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável exigir-se. Embora seja razoável exigir-se o sacrifício do direito ameaçado, a pena poderá ser reduzida de um a dois terços. 
b.
O erro quanto à pessoa contra a qual o crime é praticado não isenta de pena. Não se consideram, neste caso, as condições ou qualidades da vítima, senão as da pessoa contra quem o agente queria praticar o crime.
c. O desconhecimento da lei é inescusável. O erro sobre a ilicitude do fato, se inevitável, isenta de pena; se evitável, poderá diminuí-la de um sexto a um terço.
d. Considera-se inevitável o erro se o agente atua ou se omite sem a consciência da ilicitude do fato, quando lhe era possível, nas circunstâncias, ter ou atingir essa consciência.
e. É isento de pena quem, por erro plenamente justificado pelas circunstâncias, supõe situação de fato que, se existisse, tornaria a ação legítima. Não há isenção de pena quando o erro deriva de culpa e o fato é punível como crime culposo.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Considera-se inevitável o erro se o agente atua ou se omite sem a consciência da ilicitude do fato, quando lhe era possível, nas circunstâncias, ter ou atingir essa consciência..
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativaequivocada:
Escolha uma:
a. No concurso de pessoas se algum dos concorrentes quis participar de crime menos grave, ser-lhe-á aplicada a pena deste; essa pena será aumentada até um terço, na hipótese de ter sido previsível o resultado mais grave.
b. A pena pode ser reduzida de um a dois terços, se o agente, por embriaguez, proveniente de caso fortuito ou força maior, não possuía, ao tempo da ação ou da omissão, a plena capacidade de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. 
c. A pena pode ser reduzida de um a dois terços, se o agente, em virtude de perturbação de saúde mental ou por desenvolvimento mental incompleto ou retardado não era inteiramente capaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.
d. O erro quanto à pessoa contra a qual o crime é praticado não isenta de pena. Não se consideram, neste caso, as condições ou qualidades da vítima, senão as da pessoa contra quem o agente queria praticar o crime.
e. Nos crimes cometidos sem violência ou grave ameaça à pessoa, reparado o dano ou restituída a coisa, até o recebimento da denúncia ou da queixa, por ato voluntário do agente, a pena será reduzida de um a dois terços.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: No concurso de pessoas se algum dos concorrentes quis participar de crime menos grave, ser-lhe-á aplicada a pena deste; essa pena será aumentada até um terço, na hipótese de ter sido previsível o resultado mais grave..
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A previsibilidade do resultado mais grave do crime na hipótese de concurso de pessoas, quando um dos agentes quis participar de crime menos grave conduz, em relação a esse, à:
Escolha uma:
a. aplicação da pena prevista para o resultado do crime na exata medida de sua culpabilidade.
b. diminuição da pena de 1/6 a 1/3 por se tratar de participação de menor importância qualquer que seja o resultado.
c. aplicação da pena prevista para o crime de que queria participar.
d. aplicação da pena prevista para o crime de que queria participar, aumentada até a metade. 
e. diminuição da pena de 1/6 a 1/3 por se tratar de participação de menor importância desde que o resultado possa lhe ser imputado a título de culpa.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: aplicação da pena prevista para o crime de que queria participar, aumentada até a metade..
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Salvo disposição em contrário, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuída de:
Escolha uma:
a. um a dois quintos.
b. um a três quintos.
c. um a dois terços. 
d. um a três sextos.
e. dois a três quintos.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: um a dois terços..

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes