Buscar

EMENTA 8 - Direito Civil IV - Direitos Reais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ementa de numero 8 
Ações protetórias da propriedade;
Ação reivindicatória: pressupostos e natureza jurídica – objeto da ação reivindicatória 
A ação reivindicatória de imóvel, de natureza eminentemente dominial, tem como pressupostos essenciais:
A prova da propriedade;	
A individuação da coisa (limites e confrontações do imóvel);
A posse injusta do reivindicado;
E, não ter o proprietário se imitido na posse.
O reconhecimento da propriedade é o objeto da ação reivindicatória, isto é, o meio de defesa do real proprietário, detentor do título que lhe confere esse direito, face a um proprietário aparente – possuidor injusto, sem título ou detentor de título inválido. Já o objetivo do instituto é a imissão da posse ao proprietário para que possa dispor da coisa como melhor lhe convier.
Ação negatória: conceito e pressupostos
Quando o proprietário, conservando o bem em seu poder, sofre turbação no exercício de seu direito, a ação cabível será a ação negatória. Essa ação é comumente usada para solucionar conflitos de vizinhança.
Inicialmente cumpre diferenciá-la da ação de reivindicação. Esta só tem vez quando o proprietário está privado do bem que lhe pertence, enquanto que a actio negatória é aplicável nos casos de turbação.
3-	Ação de dano infecto: conceito – legitimação – prestação de calção;
A ação de dano infecto é a medida judicial, fundada nos artigos 1.280 e 1.281 do Código Civil, que serve a quem tem justo receio de sofrer dano em seu imóvel, em virtude do uso anômalo de propriedade alheia.
Além disso, a ação de dano infecto visa a fixação de um calção para garantir eventual indenização caso persista o infortúnio.
Ao contrário do artigo 554 do Código Civil de 1916, que se referia ao proprietário ou inquilino, o artigo 1277 do CC/2002 legitima, além daquele, o possuidor direto a fazer uso da proteção aqui tratada, também substituindo a expressão “mau uso” por “uso nocivo”.

Outros materiais