Buscar

Caso 15

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Plano de Aula: Contratos Administrativos I DIREITO ADMINISTRATIVO I - CCJ0010 Título Contratos Administrativos I Número de Aulas por Semana Número de 
Semana de Aula 15 
Tema Conceito; bases normativas; garantias; cláusulas exorbitantes; espécies de contratos administrativos; Anulação Objetivos O aluno deverá ser capaz de: Entender o funcionamento dos diversos negócios celebrados pela Administração Pública e materializados por intermédio de contratos administrativos; Identificar as cláusulas exorbitantes em cada contrato administrativo, compreendendo sua inserção e sua importância; Entender as características dos contratos administrativos e suas diferenças em ralação aos contratos privados da Administração; Compreender as diversas modalidades de contratos administrativos e suas características. Estrutura do Conteúdo 1. Noção de Contrato. 2. Conceito de Contrato Administrativo. 3. Contratos Administrativos e Contratos da Administração. 4. Características do Contrato Administrativo. 5. Cláusulas Exorbitantes; 6. Espécies de Contratos administrativos 6.1. Contrato de Obras 6.2. Contrato de serviços 6.3. Contrato de compras 6.4. Contrato de alienação 7. Anulação dos contratos administrativos Aplicação Prática Teórica 
Caso Concreto: 
No curso de obra pública de ampliação da malha rodoviária, adequadamente licitada pela Administração Pública, verifica-se situação superveniente e excepcional, na qual se constata a necessidade de realização de desvio de percurso, que representa aumento quantitativo da obra. Diante do caso exposto, empregando os argumentos jurídicos apropriados e a fundamentação legal pertinente, responda aos itens a seguir. 
É possível que a Administração Pública exija o cumprimento do contrato pelo particular com a elaboração de termo aditivo, mesmo contra a sua vontade?
R : O particular é obrigado a aceitar a alteração contratual promovida unilateralmente pela Administração no limite de 25%, uma vez que não se trata de reforma de edifício ou equipamento (em que a alteração permitida é de até 50%). 
Trata-se da prerrogativa da mutabilidade dos contratos administrativos, legalmente disciplinada no artigo 65, da Lei nº 8.666/93, que representa uma das possibilidades de alteração unilateral do contrato pelo Poder Público.
Em havendo concordância entre o particular, vencedor da licitação, e a Administração Pública, há limite para o aumento quantitativo do objeto do contrato?
R : Sim, há limite. Em se tratando de alteração consensual, somente não se aplicam os limites previstos no artigo 65, § 1º, da Lei nº 8.666/93 no caso de supressões, conforme o § 2°, II, da referida Lei.

Outros materiais