Buscar

Projeto de Intervenção Alimentação Saudável

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Serviço Social – 6º SEMESTRE
___________________________________
PROJETO DE INTERVENÇÃO
Alimentação Saudável
Teresópolis/RJ
2017
___________________________
PROJETO DE INTERVENÇÃO
Alimentação Saudável
Trabalho de apresentado ao Curso de Serviço Social à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Estágio Obrigatório II: Projeto de Intervenção. 
 
Orientador: ___________________.
Teresópolis/RJ
2017
SUMÁRIO
1 APRESENTAÇÃO....................................................................................................3
2 JUSTIFICATIVA........................................................................................................4
3 OBJETIVOS..............................................................................................................5
 3.1.Objetivo Geral...................................................................................................5
 3.2.Objetivos Específicos......................................................................................5
4 PÚBLICO ALVO.......................................................................................................6
5 METAS......................................................................................................................7
6 METODOLOGIA.......................................................................................................8
7 RECURSOS HUMANOS...........................................................................................9
8 AVALIAÇÃO...........................................................................................................10
9 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO..........................................................................11
BIBLIOGRAFIA REFERENCIADA .......................................................................................12
1 APRESENTAÇÃO
O Projeto será desenvolvido dentro do Centro de Referência de Assistência Social  (CRAS). 
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Brasil é uma unidade responsável pela oferta de serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, nas áreas de vulnerabilidade e risco social. É a principal porta de entrada para os serviços do SUAS, possibilitando o acesso a um grande número de famílias à de proteção social de assistência social.
O CRAS tem como objetivo principal prevenir situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, através de desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.
O Projeto Alimentação Saudável abrange o acesso aos direitos e serviços básicos referentes à alimentação, a apropriação de informações e conhecimentos desses direitos. Nos grupos criados se instituiu uma rede de vínculos, comunicação e poder, onde houve grande potencial de mobilização, aprendizagem e reflexão. A experiência de cada um pode ser comunicada e receber novos sentidos, as ações de cada membro podem ser repensadas e as novas relações podem trazer a possibilidade de revisão e superação do que foi anteriormente vivido. 
O Projeto Alimentação Saudável ocorre em um encontro mensal onde se troca experiências em relação às questões de interesse comum e que serão compartilhadas e refletidas coletivamente. Durante os encontros, os familiares (representadas pelos pais ou responsáveis) trocam experiências para o exercício da conversa onde irão compartilhar suas experiências dentro de um contexto de proteção mútua, afeto, desenvolvimento pessoal e solidariedade. 
2 JUSTIFICATIVA 
O Projeto Alimentação Saudável parte do princípio de que nós somos aquilo que comemos. Por isso se deu a iniciativa de se trabalhar as questões envolvendo os hábitos alimentares das crianças participantes do Programa Bolsa Família, dentro do CRAS. 
O presente projeto é uma proposta em parceria com toda a equipe do CRAS, incluindo gestores e, principalmente a equipe de Assistentes Sociais, onde ficou clara a necessidade da retomada e expansão da temática, tendo como princípio a observação dos alimentos inadequados consumidos de forma comum e muitas vezes demasiada por uma grande parcela das crianças em questão.
Torna-se preferencial, dentro desta ótica, relacionar situações onde as crianças, assim como seus responsáveis, possam ser levadas à reflexão sobre os hábitos alimentares e a importância destes para uma melhor qualidade de vida. Desta forma, deseja-se criar possibilidades para a apreensão dos conhecimentos e uma transformação positiva no que se refere à problemática retratada no projeto.
3 OBJETIVOS
3.1. Objetivo Geral
O objetivo geral deste Projeto é levar à criança envolvida a compreender a importância dos bons hábitos alimentares para a saúde e uma melhor qualidade de vida, assim como entender a importância do controle da obesidade.
3.2. Objetivos Específicos
- Criar condições para a criança compreender a importância da boa alimentação;
- Definir o que é uma alimentação saudável, mostrando como ela pode e deve ser balanceada e diversificada.
- Incentivar o consumo de alimentos saudáveis como frutas, verduras e legumes;
- Conscientizar sobre o consumo extensivo de refrigerantes, frituras, alimentos gordurosos, balas e doces em geral;
- Enfatizar a importância da água como fonte também de alimentação;
- Evidenciar a boa nutrição e a prática física como aspectos essenciais para se ter uma boa saúde e evitar a obesidade (aquela mórbida que se considera doença).
- Compreender que obesidade não é sinônimo de saúde e sim de preocupação.
4 PÚBLICO ALVO
O público alvo deste projeto são as crianças participantes do Programa Bolsa Família, dentro do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. 
O projeto destina-se a um grupo de 80 crianças, pertencentes ao núcleo CRAS do Bairro São Pedro, município de Teresópolis/RJ.
5 METAS
	
Alimentação saudável tem relação direta com a qualidade de vida bem como com a questão social, se tornando hoje um grave problema para se resolver. Isso porque não está em questão a saúde e qualidade de vida como também o preconceito com a obesidade. A maioria das crianças obesas (ou um pouco mais “gordinhas”, fora do padrão imposto pela sociedade atual) sofrem bullying no convívio com outras crianças.
Este projeto só foi possível de ser realizado através do trabalho social desenvolvido dentro do CRAS, que interfere diretamente junto às crianças do Programa Bolsa Família. 
O Serviço Social faz parte da base do processo de aprendizado para uma alimentação saudável, tendo em vista que é o Assistente Social o responsável por grande parte dos trabalhos desenvolvidos com os participantes e seus familiares, envolvendo não só as principais questões referentes ao tema, mas também aos projetos de prevenção, recuperação e manutenção da saúde e qualidade de vida. 
O assistente social poderá diagnosticar os fatores sociais, culturais e econômicos que determinam a problemática envolvendo às questões sociais legadas ao tema e, consequentemente, trabalhar com um método preventivo destes, no intuito de auxiliar estas crianças a aprender a ter uma alimentação saudável voltada pra uma melhor qualidade de vida.
Portanto, as principais metas a serem atingidas neste Estágio são:
- Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das crianças e familiares em suas rotinas pessoais;
- Proporcionar a oportunidade de conhecimento a través de palestras sobre o tema em questão;
- Fortalecer vínculos familiares e noções básicas assistenciais no desenvolvimento de ações voltadas para uma alimentação saudável. 
- Sensibilizar o grupo de crianças através de ações que o ajudem a um novo caminho em sua vida, vivendo comqualidade, respeito e dignidade.
6 METODOLOGIA
O Projeto Alimentação Saudável consiste em educação nutricional realizada vem sendo beneficiadas com este projeto desde o início do ano de 2017, o qual se mantém até a presente data através da parceria entre a secretaria municipal de educação e secretaria municipal de saúde do município. 
A metodologia proposta para as crianças se deu da seguinte forma:
- 1º encontro: Pesagem e classificação dos alunos. Após atividade de colorir os alimentos que julgarem ser bons para a saúde. 
- 2º encontro: Teatro com fantoches sobre o tema alimentação saudável e obesidade e exercícios físicos. 
- 3º encontro: Jogo de memória de frutas para colorir e recortar. Abordagem da importância das frutas (uso do Vídeo “Fruta é bom demais” com a Turma da Mônica – apresentação da música com as crianças após o vídeo).
- 4º encontro: Elaboração de uma receita saudável juntamente das crianças. 
- 5º encontro: Gincana que envolve as provas de montagem de um pratinho saudável, com verduras e saladas e frutas para sobremesa.
- 6º encontro: Piquenique de frutas com as crianças onde cada criança levará duas frutas.
7 RECURSOS HUMANOS
	Cargo
	Quantidade
	Função
	Assistente Social
	01
	Auxiliar, observar e avaliar a 
execução do projeto
	Palestrante
	02
	Realizar a palestra
	Grupo Teatral
	01
	Realização da peça teatral.
	Oficina de Pintura
	02
	Realização dos trabalhos de pintura
	Estagiária
	01
	Organização, orientação e realização do Projeto
8 AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através da observação e da interação em relação ao que foi proposto dentro da realização do projeto.
9 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
	ETAPAS
	JAN
	FEV
	MAR
	ABR
	MAI
	JUN
	JUL
	AGO
	SET
	OUT
	NOV
	DEZ
	Elaboração do Projeto
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Orientação do Assistente Social (1)
	
	X
	
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	Organização das palestras
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Organização das oficinas
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Organização do teatro
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Convite aos palestrantes e oficineiros
	
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	Convite ao grupo teatral
	
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	Orientação do Assistente Social (2)
	
	
	
	
	X
	X
	
	X
	
	
	
	
	Organização e Apresentação do Projeto
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
	X
	
	
BIBLIOGRAFIA REFERENCIADA
BOUCHARD, Claude. Atividade física e obesidade. Barueri, SP: Manole, 2003.
BRASIL. Guia Alimentar Para A População Brasileira: Promovendo A Alimentação Saudável. Ministério da Saúde. Brasília, 2006.
BRASIL. Orientações técnicas. Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CRAS. Brasília: ministério da Saúde, 2011b.
BRASIL. Política Nacional de Assistência Social (PNAS/ 2004). Brasília: Ministério da Saúde, Novembro de 2004.
COSTA, Ester de Queirós; RIBEIRO, Victoria Maria Brant; RIBEIRO, Eliana Claudia de Otero. Programa de alimentação escolar: espaço de aprendizagem e produção de conhecimento. Revista de Nutrição Campinas, v.14, n. 03 ,dez., 2001.
LIMA, Gabriela Guirao Bijos. 2008. O Educador promovendo hábitos alimentares saudáveis por meio da Escola. Artigo disponível em: <http://www.fc.unesp.br/upload/gabriela_lima.pdf>. Acesso em 22/08/2017.
PAZ, A. A. M. et al. Orientação para elaboração do projeto de intervenção local (PIL). Universidade de Brasília. Faculdade de Educação. UAB/UnB. Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase em EJA. Brasília, [online], 2013. Disponível em: http://forumeja.org.br/sites/Doc_Orientador.PIL.pdf
Vídeo “Fruta é bom demais”. Disponível emhttps://www.youtube.com/watch?v=6I1Ikfk149Y&t=15s. Acesso em 20/03/2017.
YOKOTA, R. T. de C. et al. Projeto “a escola promovendo hábitos alimentares saudáveis”. Revista de nutrição, v.23, n.1, p. 37-47, 2010.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes