Buscar

Relatório de Estágio FINAL Pedagogia

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 5º Flex e 6º SEMESTRE
________________________________
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
Teresópolis
2017
_____________________________
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil.
Orientador: 
Teresópolis
2017
�
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	3
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO	4
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO......................................................5	
DIÁRIO DE OBSERVAÇÕES................................................................................9	
projeto elaborado para a regência, incluindo planos de aula..........................................................................................................................16
DIÁRIO DE REGÊNCIAS...........................................................................................29
MOSTRA DE ESTÁGIO.............................................................................................38
CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................40
REFERÊNCIAS...................	42
ANEXOS....................................................................................................................44
�
INTRODUÇÃO 
	
O presente Relatório tem por objetivo relatar as atividades e considerações do Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil, apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR – Curso de Pedagogia 5º Flex e 6º SEMESTRE. O mesmo pretende identificar as práticas pedagógicas realizadas no contexto educacional Creche Escola Grandini, bem como mostrar suas tendências e sua colaboração na efetivação do processo de ensino-aprendizagem no cotidiano escolar.
O estágio é de fundamental importância para a formação profissional, uma vez que é um dos primeiros momentos em que o estudante tem a oportunidade de se relacionar com o cotidiano escolar e de ligar a teoria à prática. Nessa perspectiva esse momento tem por finalidade fortalecer a relação teoria e prática fundamentado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais sugere em utilizar conhecimentos adquiridos, seja na vida acadêmica ou seja na vida profissional e pessoal.
O estágio é o locus onde a identidade profissional é gerada, construída e referida; volta-se para o desenvolvimento de uma ação vivenciada, reflexiva e crítica e, por isso, deve ser planejado gradativa e sistematicamente com essa finalidade. (BURIOLLA, apud PIMENTA; LIMA, 2008, p.62).
Este relatório demonstra a importância da educação infantil, que objetiva fortalecer o processo de desenvolvimento humano, assim como de atender as necessidades da clientela que necessita desse espaço para deixar os filhos enquanto estão desenvolvendo suas atividades profissionais / pessoais.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 
A Creche Escola Grandini está localizada na Rua Manoel José Lebrão, número 200, Centro/Várzea Teresópolis, RJ - Telefone: (21) 3642-0200. A creche atende a modalidade de Educação Infantil de 4 meses a 6 anos, de segunda a sexta feira, assim distribuído:
- Integral: 07:00 às 19:00;
- Semi integral: 10:00 às 19:00;
- Parcial: 13:00 às 18:00;
- Especial: Acordado entre família e creche.
 O número de crianças atendidas, segundo dados informados pela Direção da Escola é de 240 crianças. A creche atende crianças de diversos bairros, como: Tijuca, Várzea, Alto, Barra, Albuquerque e entre outros. 
A estrutura física da unidade é nova, mas sempre que possível é construído algo no intuito de melhorar o atendimento a comunidade escolar. Com base na observação, acredita-se que ainda há muito pra fazer, para tornar o ambiente ainda mais agradável de forma que contribua para um melhor aprendizado e socialização das crianças.
Segundo Wolff (1996, p. 105) “A arquitetura, mais do que abrigar variadas funções da atividade humana, é suporte de conteúdos simbólicos. Através de suas formas os edifícios caracterizam-se como símbolos destas mesmas funções [...].” 
Os objetivos do Estágio seguindo discussões realizadas de forma teórica, são: 
- possibilitar ao aluno o contato com a realidade;
- promover a articulação entre os conhecimentos construídos e apropriados durante o curso com a realidade profissional; 
- vivenciar experiências ricas e significativas para a sua formação profissional; 
Deve-se considerar um momento de observação da realidade vivenciada, das práticas pedagógicas, bem como de reflexão por parte do aluno assim como o espaço, para que a relação entre a teoria e a prática se concretize, e a construção e a apropriação de novas aprendizagens se façam presentes. 
O estágio está organizado em três momentos: observação, planejamento das atividades e intervenção.
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 
A Instituição é denominada Creche Escola Grandini. Foi inaugurada em 08/01/2000.
A Creche Escola Grandini possui dois prédios: um referente a Educação Infantil e outro ao Ensino Fundamental. 
Neste relatório vamos nos ater ao prédio da Educação Infantil, objeto do nosso estudo. O prédio da Educação Infantil está localizado na Rua Manoel Lebrão, nº 200, Centro/Várzea Teresópolis, RJ.
Na Educação Infantil são cerca de 70 funcionários, sendo uma auxiliar para cada turma, ambos dedicados e capacitados para tal função. 
É uma escola inclusiva, pois possui alunos especiais, e busca a interação da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos, intelectuais, socioculturais. 
O Projeto Político Pedagogico (PPP) da Creche Escola Grandini, é fundamentado na concepção construtivista Interacionista. Construtivista por intensificar os conhecimentos prévios das crianças, questionando e respeitando o significado lógico e psicológico da aprendizagem da criança, e Sócio, pois reconhece o cotidiano do aluno, levndo-o a uma leitura crítica destas informações e prioriza o viver em grupo. O PPP da Creche Escola Grandini prima por assegurar a formação integral da criança, permitindo o desenvolvimento de suas potencialidades, favorecendo meios para os estudos posteriores. 
Dessa forma o PPP deverá preocupar-se em propor uma maneira de organizar o trabalho pedagógico tendo por finalidade uma superação dos conflitos, buscando intermediar às relações humanas e físicas que envolvem a comunidade escolar. Proporcionando uma prática educativa mais libertadora, de forma que valorize o educador e o educando e assim construindo relações em prol do desenvolvimento das potencialidades daqueles envolvidos no processo.
O espaço onde o estágio foi realizado, no prédio referente à Educação Infantil, é composto por quinze salas de aula, uma sala de vídeo, uma sala de informática com acesso a tecnologia, dois dormitórios, seis banheiros para os alunos e dois para funcionários, uma cozinha, um refeitório, um berçário e quatro salas de coordenação/administratição. 
Há na Instituição disponibilazação de conforto e acomodação suficiente e agradável para que cada aluno possa se sentir aconchegado.
A Creche Escola Grandini, além de suas salas altamente adaptadas, para cada segmento, possui em sua área externa, uma quadra, dois espelhos grandes, onde atividades de dança, corpo e movimento são realizadas, um espaço zen (brinquedoteca), um parque de areia, com brinquedos como escorrega, casinhas infantis, entre outros. Há também um espaço organizado para os bebês, onde contém tapetes e brinquedos mais baixos e próprios para a idade, chamado de “solário”; nesse espaço há uma piscina aquecida para aulas de natação para as turmas de maternal. Para os maiores, a piscina já é expostaao sol, é muito segura, com grade e cadeado. A escola possui um brinquedo nomeado de “brinquedão”, onde há muita diversão para todos os alunos. Para a utilização do mesmo, há um horário para cada turma, para que todas as turmas possam fazer uso. Esse “brinquedão” possui bolinhas, escorregas e obstáculos em formas geométricas para que as crianças possam ter um momento de lazer e de aprendizagem ao mesmo tempo.
A Creche escola Grandini também tem propósito de inserir línguas estrangeiras no aprendizado da criança, assim então, a escola é referência como bilíngue.
A organização das turmas são feitas da seguinte forma:
- Berçário – Little Baby: 4 meses a 1 ano.
- Berçário – Baby : 1 ano a 2 anos
- Maternal – Mommy: 2 anos a 3 anos.
- Jardim – Kids I: 3 anos a 4 anos.
- Pré I - Kids II: 4 anos a 5 anos.
- Pré II- Kids III: 5 anos a 6 anos.
Nesta fase da Educação Infantil, há uma aglomerado de conhecimentos, aprendizagens e necessidades, que são imprescindívies para a vida e o desenvolvimento pleno das crianças. É indispensável o cuidar e o educar, pois as crianças são exclusivamente dependentes do adulto, e exige cuidados como o descanso, a recreação, a alimentação, entre outros. Todos esses pré-requisitos são registrados na Proposta Pedagógica da escola. 
Os cartazes das salas de aula são confeccionados, na sua maioria, pelos próprios alunos, e alguns pelo próprio professor. Na verdade, os cartazes são geralmente produzidos coletivamente ou em grupos; nas atividades que são penduradas no varal existe a marca da individualidade de cada aluno, onde se pode perceber, inclusive o desenvolvimento de cada um. Por exemplo, em alguns se percebe o capricho e um bom desenvolvimento, em outros é possível perceber uma maior dificuldade na execução e realização do objetivo da tarefa. A partir de uma simples tarefa o professor já pode “bolar” suas variabilidades didáticas para melhorar o desempenho daquele aluno com maiores dificuldades.
Nas salas de aula, o aluno pode expressar livremente suas opiniões, desde que com a autorização do professor. percebível que os alunos não demonstram reações de medo nas aulas, mas sim de total respeito e carinho pelo professor. Existe uma reciprocidade professor x aluno.
As salas de aula observadas são amplas, arejadas e bem agradáveis. As carteiras e cadeiras são dispostas em forma de u, o quadro de giz (ou lousa, ou quadro negro) está localizado na parede da frente na sala, a mesa da professora fica na frente da sala no canto esquerdo. O material didático fica guardado nos armários e quando é necessário utilizar a professora pega e distribui com os alunos.
Para os brinquedos, existe uma brinquedoteca, onde eles são devidamente guardados.
Tem 02 armários em cada sala de aula, um de uso exclusivo do professor e o outro onde são guardados os pertences dos alunos, como, mochilas, uniformes e os brinquedos trazidos de casa. 
O professor cooperador demonstrou domínio na sala, atualizado com os conteúdos a serem transmitidos, se mostra muito competente na sua atuação como educador, mostrando também o gosto pela leitura, pelos estudos e pesquisas dos conteúdos.
No que diz respeito a organização, a rotina da educação infantil não muda muita coisa; diariamente após o sinal para entrada, as crianças formam filas no pátio e entram com o respectivo professor(a) para a sala, fazem uma oração e inicia as atividades. Na saída, os pais ou responsáveis, dentro do horário determinado pela escola, começam a chegar para pegar sues filhos. A alimentação das crianças acontece todos os dias no mesmo horário de colação, almoço, lanche e jantar, a alimentação é oferecida pela escola, que tem total responsábilidade pela nutrição dos alunos (isto encontra-se acordado com os pais e/ou responsáveis). A alimentação, sem dúvida, é preparada com bastante cuidado e os cardápios são feitos por um profissional de nutrição (nutricionista) e servida pelo pessoal da cozinha. 
As crianças não ficam o tempo todo com atividades dentro da sala de aula. Elas brincam e interagem com os colegas, tornando todos os momentos bastante participativos. Em datas comemorativas, como dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, entre outros, sempre há algum tipo de atividade extra, no intuito de comemorar a data. As datas referentes a etapas históricas como descobrimento do Brasil, Independência, dia do índio, entre outras, também são enfatizadas através de atividades específicas e comemorativas. Tem também o momento “cineminha”, onde são passados filmes educativos para as crianças, elas assistem na escola com a professora, uma vez por semana.
DIÁRIO DE OBSERVAÇÕES
- Dados de Identificação:
Instituição: Creche Escola Grandini.
Representante/Diretora: Hermínia Rozelis Stork Grandini dos Santos
Data: 15/08/2017.
Local: Rua Manoel José Lebrão, nº 200, Teresópolis RJ.
Hora de início/término da aula: 13:00 às 17:00.
Estágiario: Rayssa Oliveira Rufino.
- Diário de visita e apresentação:
Na minha primeira visita à Instituição, como estagiária, fui recebida pela Diretora Hermínia Rozelis, que me tratou com muito respeito e carinho. Antes de mais nada, apresentei a ela toda documentação necessária para o cumprimento do estágio, para sua devida análise. 
Logo após, ela me levou para um “passeio” dentro da escola me mostrando todos os ambientes: salas de aula, pátios, salas pedagógicas, refeitórios e pátio externo. 
Em outro momento nos reunimos com a professora Regente da turma em que escolhi fazer o estágio, a professora Andréia Rocha, que me forneceu algumas orientações sobre o estágio e sobre a turma em questão. Após esse contato com a professora Regente, a diretora me levou até a sala dos professores para sermos apresentados uns aos outros, já que estávamos no horário do recreio. E que farei um estágio de observação por todas as turmas da escola. No final, marquei devidamente os dias e horários do meu estágio. Assim foi minha apresentação inicial. Recebida com muito respeito, carinho e profissionalismo.
Turmas:
1. Berçário – Little Baby: 4 meses a 1 ano	
- Dados de Identificação:
Instituição: Creche Escola Grandini.
Data: 16/08/2017.
Local: Rua Manoel José Lebrão, nº 200, Teresópolis RJ.
Hora de início/término da aula: 13:00 às 17:00.
Nível/Ano:Berçário – Little Baby: 4 meses a 1 ano.
Estágiario: Rayssa Oliveira Rufino.
- Caracterização:
A estrutura da sala do berçário Little Baby é composta por um ambiente iluminado, estruturado e acolhedor. Conta com cadeiras de bebê conforto, carrinhos de bebê apropriados ao tamanho das crianças, bem como berços aconchegantes para os menores. Também conta com 2 cercadinhos. A sala é decorada com várias ilustrações coloridas e de cunho pedagógico. O corpo docente é formado por uma professora regente e mais uma auxiliar(es). A professora regente é formada em magistério e há 05 anos trabalha com educação infantil. A classe é formada por 15 alunos.
- Procedimentos:
O meu Estágio de observação nesta turma foi no dia 16/08/2017, no horário de 13:00 às 17:00 horas (15 minutos antes da entrada na sala) com objetivo de observar a chegada dos pais e alunos, bem como a recepção por parte dos profissionais. Observei uma boa interação entre ambas as partes (pais e professores). Observei também que a professora regente utilizou vários recursos didáticos como: livros, histórias contadas, músicas, etc., fazendo com que as crianças fiquem interessadas pelas atividades, mesmo com tão pouca idade. A aula é bem dinâmica.
2. Berçário – Baby : 1 ano a 2 anos
- Dados de Identificação
Instituição: Creche Escola Grandini.
Data: 17/08/2017.
Local: Rua Manoel José Lebrão, nº 200, Teresópolis RJ.
Hora de início/término da aula: 13:00 às 17:00.
Nível/Ano: Berçário– Baby: 1 ano a 2 anos.
Estágiario: Rayssa Oliveira Rufino.
- Caracterização:
A estrutura da sala do berçário Baby é composta por um ambiente iluminado, estruturado e acolhedor. Conta com mobilhas apropriadas ao tamanho das crianças maiores, bem como berços aconchegantes para os menores. Também conta com 2 cercadinhos. A sala é decorada com várias ilustrações coloridas e de cunho pedagógico. O corpo docente é formado por uma professora regente e mais uma auxiliar(es).  A professora é formada em magistério, está há 3 anos trabalhando com educação infantil. A classe tem 13 alunos.
- Procedimentos:
Os procedimentos observados nessa turma de Berçário Baby – crianças de 1 a 2 anos tem pequenas mudanças em relação ao berçário Little Baby, justamente pela idade. Neste berçário as crianças já são maiores e algumas se mostram mais independentes e espertas que no berçário anterior. Quanto às atividades propriamente ditas, a professora regente trabalha utilizando recursos didáticos variados, entre eles estão os jogos pedagógicos, como blocos de montar, chocalhos, bolas de vários tamanhos, entre outros; foram contadas histórias com a ajuda de livros didáticos, tanto de papel como de pano que é um material de fácil manuseio e também de um material emborrachado que os bebês podem colocar na boca se quiserem. Outro recurso bastante utilizado pela professora foi o de cantar cantigas, já conhecidas pelas crianças. O conteúdo trabalhado neste período teve como objetivo passar para as crianças o conhecimento do espaço onde elas circulam, conhecendo o ambiente, interagindo com os outros alunos, proporcionando o contato com objetos de variadas formas e cores.
3. Maternal – Mommy: 2 anos a 3 anos 
- Dados de Identificação:
Instituição: Creche Escola Grandini.
Data: 18/08/2017.
Local: Rua Manoel José Lebrão, nº 200, Teresópolis RJ.
Hora de início/término da aula: 13:00 às 17:00.
Nível/Ano: Maternal- Mommy: 2 anos a 3 anos.
Estágiario: Rayssa Oliveira Rufino.
- Caracterização:
A sala do Maternal I possui mesas e cadeiras apropriadas ao tamanho das crianças, ambiente claro e arejado. É ornamentada com desenhos, formas geométricas, relógios, mural dos aniversariantes, cantinho da leitura e o cantinho para o dia do faz de conta.
A professora está há 07 anos trabalhando com educação infantil, tendo formação em magistério. Tem uma auxiliar que também está cursando Licenciatura em Pedagogia. Na turma do Maternal I há 16 alunos matriculados.
- Procedimentos:
O estágio teve início do dia 18/08/2017 de 13:00 às 17:00 horas onde pude observar a boa relação entre professores e pais (ao chegarem à Creche escola com seus filhos), com ótima recepção e diálogo. Neste dia 3 crianças faltaram por motivo da saúde e problemas particulares. A professora iniciou a aula pedindo aos alunos para recolher os blocos pequenos de encaixe e colocá-los em uma caixa de papelão decorada, com objetivo de manter a sala organizada e ensinar aos alunos a cooperar. Em seguida todos de mãos dadas fazem uma oração. As crianças demonstram já estarem habituados a esta rotina. A professora abordou o comportamento social, ensinando boas maneiras e explicando algumas lições de comportamento. Teve também a “rodinha de conversa” na qual ela pediu às crianças que contassem a sua rotina em casa com os pais. Algumas falam muito (mesmo com dificuldade de falar ainda corretamente), e outras permanecem caladas (apenas ouvindo). Observei que a professora regente utilizou recursos pedagógicos variados como livros, atividades impressas, vídeos, brinquedos, etc., realizando uma aula dinâmica, com domínio de conteúdo e de turma.
4. Jardim – Kids I: 3 anos a 4 anos.
- Dados de Identificação: 
Instituição: Creche Escola Grandini
Data: 21/08/2017.
Local: Rua Manoel José Lebrão, nº 200, Teresópolis Rj.
Hora de início/término da aula: 13:00 às 17:00.
Nível/Ano:Jardim - Kids I: 3 a 4 anos .
Estágiario: Rayssa Oliveira Rufino.
- Caracterização:
A sala é clara e arejada com mesas e cadeiras próprias ao tamanho das crianças, conta com ornamentação com desenhos, formas geométricas, relógios, mural de aniversariantes, cantinho da leitura e cantinho para o dia do faz de conta.
A professora regente trabalha há 13 anos com educação infantil e tem formação em magistério. A auxiliar também tem formação acadêmica. A turma do Jardim – Kids I tem 17 alunos matriculados no total.
- Procedimentos:
Às 13:00 horas, do dia 21/08/2017 iniciou-se o Estágio de observação verificando-se a chegada das crianças trazidas pelos pais. O relacionamento professora x pais é uma relação cordial e respeitosa. Todos os alunos estavam presentes. As crianças dessa turma mostraram-se mais ativas, brincam e conversam muito entre si. Pude observar que nesta idade, algumas crianças despertam interesse pelos brinquedos ou objetos do coleguinha e as professoras precisam intervir, destacando a importância do respeito entre eles e ensina a repartir e a respeitar a individualidade de cada um. A professora solicita às crianças que peguem os blocos espalhados pelo chão e os coloquem numa caixa, ensinando-as a trabalhar em equipe e também a serem organizadas. Em seguida, as crianças dão as mãos, e fazem uma oração. Logo após, cantam canções infantis com temas variados. Tem o monento da roda de conversa onde as crianças participam ativamente. Algumas mostram-se mais tímidas e participam menos. A professora abordou também regras da boa convivência. A professora contou histórias e deu atividades acerca de conceitos espaciais como: dentro-fora, alto-baixo, em cima-embaixo, etc. Demonstrou total domínio do conteúdo e da turma.
5. Pré I - Kids II: 4 anos a 5 anos.
- Dados de Identificação 
Instituição: Creche Escola Grandini.
Data: 22/08/2017.
Local: Rua Manoel José Lebrão, nº 200, Teresópolis Rj.
Hora de início/término da aula: 13:00 às 17:00.
Nível/Ano:. Pré I- Kids II: 4 a 5 anos.
Estágiario: Rayssa Oliveira Rufino.
- Caracterização:
Assim como nas turmas anteriores, a sala de aula possui mesas e cadeiras apropriadas ao tamanho das crianças, boa iluminação e ventilação, e é muito bem ornamentada com desenhos, formas geométricas, relógios, mural dos aniversariantes, cantinho da leitura e cantinho para o dia do faz de conta. 
A professora regente tem formação em Licenciatura Plena em Pedagogia e atua há 9 anos na educação. Tem uma auxiliar também com formação acadêmica. A turma do Pré I – Kids II é formada por 19 alunos.
- Procedimentos:
Iniciando Estágio às 13:00 horas, do dia 22/08/2017 observou-se boa interação entre os pais e a professora. As crianças são ativas e bastante dinâmicas, chegando sem nenhuma timidez, fazem perguntas, conversam e brincam entre si.
A aula inicia com uma oração. Em seguida algumas canções infantis que abordam temas variados (partes do corpo, sentimentos, animais, plantas, tempo, etc.). Ainda sentados, a professora inicia um conversa perguntando sobre as atividades das crianças no lar com os pais. A professora abordou temas relacionados ao comportamento social: respeito ao coleguinha, a não violência, etc. 
Em seguida foi desenvolvida uma atividade impressa com as vogais, que faz parte do conteúdo da turma e também um jogo de boliche com garrafas descartáveis (confeccionadas pela própria professora com E.V.A. e usando as vogais). A professora demonstrou total domínio do conteúdo e de turma, além de ter com seus alunos um grande envolvimento afetivo. Fez uso de diversos recursos pedagógicos como: quadro branco, pincel e livros, atividades impressas, brinquedos. A aula foi desenvolvida de forma dinâmica e lúdica com muito interesse e motivação. 
6. Pré II- Kids III: 5 anos a 6 anos.
- Dados de Identificação
Instituição: Creche Escola Grandini.
Data: 23/08/2017.
Local: Rua Manoel José Lebrão, nº 200, Teresópolis Rj.
Hora de início/término da aula: 13:00 às 17:00.
Nível/Ano: Pré II – Kidas III : 5 à 6 anos.
 Estágiario: RayssaOliveira Rufino.
- Caracterização:
Como de costume, sala de aula com mesas e cadeiras apropriadas às crianças, boa iluminação, boa estrutura e acolhedora e bem ventilada, seguindo o padrão de todas as outras, sendo também muito bem ornamentada com desenhos, formas geométricas, relógios, mural dos aniversariantes, cantinho da leitura e cantinho para o dia do faz de conta.
A professora formação em Licenciatura Plena em Pedagogia e atua há 10 anos na educação. Sua auxiliar tem também formação acadêmica. A turma do Pré II – Kids III é formada por 18 alunos. Essa é a turma em que realizei meu estágio.
- Procedimentos:
Iniciando a aula, a professora cumprimentou os alunos e me apresentou a sua turma explicando o porquê de eu estar ali. Observei uma ótima relação entre professora e alunos. Durante as aulas a maioria das crianças são espontâneas e criativas, mas uma minoria apresenta dificuldades de relacionamento e a professora usa a criatividade para trabalhar com essas crianças, através de variações de atividades. Alguns apresentam facilidade nas tarefas e demonstram interesse pelos livros, apesar de ainda não dominar a leitura, outros possuem interesse, mas apresentam pequenas dificuldades e tem aqueles que não tem o menor interesse pelas atividades ou livros. A professora trabalha individualmente quando o aluno apresenta muitas dificuldades para entender os exercícios ou resolve-los. Quando a professora observa que o aluno não está tendo progresso, comunica a Orientadora Educacional e Pedagógica e aos pais e solicita a sua intervenção, ou seja, a ajuda para o desenvolvimento das atividades de casa. 
PROJETO ELABORADO PARA REGÊNCIA, INCLUINDO OS PLANOS DE AULA 
Introdução
Vamos desenvolver o Projeto “Sorriso Saudável”, usando vários recursos didáticos e várias propostas de atividades, incluindo jogos, cantigas de rodas e brincadeiras infantis. 
O nosso desafio é implementar uma educação preventiva, atuando de forma educativa, junto às crianças da Turma Pré II- Kids III, promovendo orientações e informações fundamentais, para o desenvolvimento de hábitos saudáveis que previnem e evitam as doenças bucais. A prevenção é a melhor forma de promover qualidade de vida e o bem estar social, e a saúde bucal interfere de forma direta em todo o bem estar do ser humano. Dessa forma, torna-se fundamental orientar, para que toda criança possa estar informada sobre a importância de um sorriso saudável. Esse projeto será realizado entre aulas e muitos momentos de brincadeiras onde se tornam ainda mais participativos nas atividades propostas. 
Dados Gerais do Projeto
- Identificação da Instituição: Creche Escola Grandini
- Duração do Projeto: 4 horas 
- Acadêmica Responsável pela Aplicação do Projeto: Rayssa Oliveira Rufino
- Título do Projeto: Projeto “Sorriso Saudável” (Higiene Bucal)
- Justificativa: 
A escola e a saúde devem estar sempre em conexão, pois ambas trabalham na construção do ensino e aprendizagem e práticas, levando em consideração a dinâmica que ambas exercem.
Tendo como objetivo a conscientização e a valorização de hábitos de higiene, iniciando assim na educação infantil, onde as crianças tem maiores chances de absorção e de adotar novos hábitos de higiene para sua vida pessoal, e na vida escolar.
A saúde bucal é parte integrante da saúde geral,também definida como uma seleção de condições biológicas e psicológicas, o que possibilita o ser humano a exercer funções como mastigação, deglutição e fonação.
- Objetivo geral: 
Através desse projeto temos por objetivo atuar educativamente promovendo ações de educação preventiva e curativa, conscientizando-os da importância de manter a dentição e a boca saudáveis, visando a melhoria na qualidade da saúde bucal de nossas crianças e familiares, gerando assim melhor qualidade de vida.
- Objetivos conceituais:
Nomear os dentes;
Reconhecer a existência de diferentes formas, tamanhos e funções dos dentes;
Ampliar o vocabulário;
Ler e interpretar imagens;
Reconhecer o que faz bem e o que faz mal para os dentes.
- Objetivos procedimentais:
Produzir trabalhos de artes;
Explorar textos a partir do autoconhecimento;
Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
Produzir textos;
Estimular a criatividade;
Confeccionar: boca gigante, boca maluca, livro emborrachado, jogos de boliche e da memória, personagens das história.
Aprender através da música.
- Objetivos atitudinais:
Respeitar e valorizar a saúde bucal;
Apreciar e ler vários tipos de textos.
- Referencial teórico
A partir da contação de história “O Batalhão da Limpeza” de Maria Jesus Sousa (Juca), que relata sobre um dentinho de leite que sofria muito com os ataques das bactérias, trataremos a questão da importância de ter bons hábitos de higiene bucal e que uma alimentação saudável nos favorece em relação a saúde.
 Metodologia:
Este projeto será aplicado em 6 aulas com 4 horas cada aula. A cada aula serão usados os materiais conforme mencionados em cada plano de aula. Alguns materiais serão fornecidos pela estagiária, outros materiais serão fornecidos pela escola (como folhas, tinta guache e outros). Serão trabalhados vários conteúdos correlacionados ao tema e ao currículo. 
A metodologia da professora é dinâmica, onde a mesma consegue despertar o interesse das crianças em participar das brincadeiras, bem como de algumas outras atividades que promove a socialização das mesmas e faz com que elas atinjam os objetivos propostos pelo presente projeto, pois para (Freire, 1997). “[...] a prática educativa deve desafiar os alunos a construírem uma compreensão crítica de sua presença no mundo [...]”
- Recursos:
CD com cantigas de roda ( Atirei o pa u no gato, A L inda Rosa juvenil, Samba 
( Aparelho de Som; 
( Quebra-cabeças feitos com gravuras; 
( Jogo da memória; 
( Corda; 
( Bambolê; 
( Elásticos; 
( Jogos de boliche feito com garrafas pet; 
( Amarelinha
- Quadro de giz
- Figuras
- Revistas
- Livros
- Aparelho de DVD
- DVDs de vídeo
- Televisão
- Jogos relacionados ao tema, brinquedos e materiais recicláveis variados
- CDs ou pendrives com músicas relacionadas ao tema 
- Cartolinas 
- Escova de dente 
- Creme dental 
- Fio dental 
- Flúor 
- Panfletos sobre higiene bucal
- Textos diversos sobre o tema
- Material escolar: lápis de escrever, lápis de cores, tinta guache, folhas de ofício, cartolinas, entre outros.
- Avaliação:
As crianças foram avaliadas de acordo com a interação e a participação durante as atividades propostas. Isto é, de maneira contínua, observando a participação e interesse de todos.
Foi realizado um acompanhamento efetivo das crianças durante todo o período de estágio, permitindo a averiguação do aproveitamento dos espaços, materiais e atividades desenvolvidas. Foi observado que as crianças participaram efetivamente de todas as atividades com entusiasmo e interesse.
PLANOS DE AULA 
Plano de Aula 1  - Turma Pré II- Kids III – Projeto Sorriso Saudável (Higiene Bucal)
1. Dados de Identificação
Creche Escola Grandini. 
Diretora: Hermínia Rozelis Storck Grandini.
Estagiária: Rayssa Oliveira Rufino.
Supervisor de campo: Andréia Rocha
Nível: Pré II- Kids III (5 a 6 anos).
Data: 24/08/2017
Período: 4 horas.
Número de Alunos: 18
Tema: Sorriso Saudável (Higiene Bucal) – Introdução ao tema – Apresentação do Livro base do projeto “O Batalhão da Limpeza”.
2. Objetivos
. Compreender a importância do cuidado com os dentes; 
. Aprender a cuidar dos seus dentinhos.
. Adotar bons hábitos de higiene.
3. Síntese dos procedimentos
1- Iniciar a aula abordando o tema “Sorriso Saudável” em uma roda de conversa, para que os alunos possam resgatar em sua memória seus hábitos de higiene, trazendo assim experiências vividas com familiares para dentro da sala de aula. E para o docente, observar o quanto de conhecimento sobre o assunto o aluno já temconsigo. Após o momento de conversa apresentar aos alunos o livro “O Batalhão da Limpeza” de Maria Jesus Sousa (Juca), com intuito de despertar na criança o interesse pelo tema higiene bucal, ao término da leitura do livro, feita pelo docente, serão disponibilizados a eles (os alunos), cartazes com imagens relacionadas ao assunto, posteriormente será realizada atividades de colorir usando canetinhas, lápis de cor e giz de cera, com o intuito de conceituar o tema abordado.
2- A atividade seguinte será no pátio, os alunos irão confeccionar uma boca “gigante” utilizando materiais recicláveis.
3- Voltando para a sala de aula, os alunos farão o reconto da história do livro e falarão da parte em que mais gostou.
4- O professor irá conversar com a turma sobre o que é “Higiene Bucal” levando em conta o bem-estar e cuidados a serem prevenidos.
5- Jogo do “quebra cabeça” (com tema do sorriso saudável) disponibilizados pela professora. A turma será dividida em grupos de até cinco componentes, para que juntos possam interagir e ao mesmo tempo montar o quebra cabeça.
4. Recursos 
�
. Livro “O Batalhão da Limpeza” de Maria Jesus (Juca);
. Papéis;
. Canetinhas;
. Lápis de cor;
. Giz de cera;
. Materiais recicláveis: garrafa pet;
. EVA vermelho, rosa e branco;
. Cola;
. Tinta branca;
. Cartazes;
. Figuras;
. Imagens;
. Jogo de “quebra cabeça”.�
�
5. Avaliação e/ou fixação
Será feita através da observação desde o início da aula, diálogos, participação, interesse sobre o tema, aquisição do conhecimento, com intuito de conhecer os avanços da aprendizagem do aluno e caso for necessário reforçar o conteúdo para que não haja dificuldades no processo de ensino aprendizagem.
6. Referências
Livro “O Batalhão da Limpeza” de Maria Jesus Sousa (Juca).
�
Plano de Aula 2 - Turma Pré II- Kids III – Projeto Sorriso Saudável (Higiene Bucal)
1. Dados de Identificação	
Creche Escola Grandini. 
Diretora: Hermínia Rozelis Storck Grandini.
Estagiária: Rayssa Oliveira Rufino.
Supervisor de campo: Andréia Rocha
Nível: Pré II- Kids III (5 a 6 anos).
Data: 25/08/2017
Período: 4 horas.
Número de Alunos: 18
Tema: Sorriso Saudável (Higiene Bucal) – Trabalhando a importância da alimentação saudável para a saúde dos dentinhos. 
2. Objetivos
. Identificar os alimentos saudáveis e não saudáveis.
. Orientar as crianças quanto ao mal causado pela ingestão de uma alimentação não saudável.
. Adotar bons hábitos de alimentação.
3. Síntese dos procedimentos
1- Iniciar a aula abordando o tema Alimentos saudáveis para se ter dentinhos saudáveis. Em uma roda de conversa, é lido para os alunos um pequeno texto, criado pela própria estagiária sobre alimentos saudáveis e não saudáveis. A primeira atividade é distribuir folhas impressas para os alunos colorirem e identificarem os alimentos saudáveis e não saudáveis.
2- Na hora do lanche, será servido um lanchinho especial (salada de frutas) com o objetivo de mostrar as crianças, na prática, um pouco do que significa alimentação saudável.
3. Após o lanche, a professora fará uma nova rodinha de conversa com as crianças para que elas comentem sobre o lanchinho e falem o nome das frutas que estavam na salada e porque elas fazem bem aos dentinhos.
4. Após essa atividade, na sala de aula, será distribuída para cada aluno, uma folha com formato de dentes, onde as crianças farão colagem de alimentos saudáveis e não saudáveis. Após a colagem, as crianças vão pendurar seus trabalhinhos no varal da sala de aula.
4. Recursos
�
. Revistas;
. Folha ofício A4; 
. Tesoura sem ponta;
. Cola.
5. Avaliação e/ou fixação 
Será feita através da observação desde o início da aula, diálogos, participação, interesse sobre o tema, aquisição do conhecimento, com intuito de conhecer os avanços da aprendizagem do aluno e caso for necessário reforçar o conteúdo para que não haja dificuldades no processo de ensino aprendizagem.
6. Referências
Texto feito pela estagiária: A alimentação saudável e não saudável para os dentes.
Plano de Aula 3 - Turma Pré II- Kids III – Projeto Sorriso Saudável (Higiene Bucal)
1. Dados de Identificação
Creche Escola Grandini. 
Diretora: Hermínia Rozelis Storck Grandini.
Estagiária: Rayssa Oliveira Rufino.
Supervisor de campo: Andréia Rocha
Nível: Pré II- Kids III (5 a 6 anos).
Data: 28/08/2017
Período: 4 horas.
Número de Alunos: 18
Tema: Sorriso Saudável (Higiene Bucal) – Higiene dos dentes e a importância da visita ao dentista para evitar e prevenir as doenças bucais, como as cáries e outros probleminhas.
2. Objetivos:
. Despertar na criança o interesse em escovar os dentes todos os dias (ao acordar, antes e após as refeições); 
. Demonstrar para as crianças a importância da visita periódica ao dentista;
. Reconhecer que a saúde começa pela boca e que para ter um sorriso bonito é preciso cuidar dos nossos dentes;
. Mostrar para a criança a importância da água, do creme dental, do uso do fio dental, da aplicação do flúor e do uso da escova de dentes para uma boa higiene e saúde bucal.
3. Síntese de Procedimentos:
1- As crianças irão para a sala de vídeo da escola onde assistirão o DVD de vídeo “Higiene Bucal e Volta ao Mundo com o Dr. Dentuço”, que mostra a importância da higiene dos dentes e do tratamento com o dentista. Logo após haverá a interatividade, onde a professora fará perguntras aos alunos sobre o filme.
2- As crianças voltarão para a sala de aula e farão um desenho relacionado ao filme, que será pendurado no varal da sala de aula. 
3- Para descontrair e aprender, cantarão a música “Sorrindo estou”, paródia da música “Livre estou” do filme Frozen, “Meus dentinhos” (paródia da música “Meus dedinhos”).
4. Recursos
. DVD de vídeo; 
. Folha ofício; 
�
. Lápis de cores.�
5. Avaliação e/ou fixação
Será feita através da observação desde o início da aula, diálogos, participação, interesse sobre o tema, aquisição do conhecimento, com intuito de conhecer os avanços da aprendizagem do aluno e caso for necessário reforçar o conteúdo para que não haja dificuldades no processo de ensino aprendizagem.
6. Referências
- DVD de vídeo “Higiene Bucal e Volta ao Mundo com o Dr. Dentuço” .
- Música: Livre estou do filme Frozen.
- Música : Meus dedinhos.
Plano de Aula 4 - Turma Pré II- Kids III – Projeto Sorriso Saudável (Higiene Bucal)
1. Dados de Identificação
Creche Escola Grandini. 
Diretora: Hermínia Rozelis Storck Grandini.
Estagiária: Rayssa Oliveira Rufino.
Supervisor de campo: Andréia Rocha
Nível: Pré II- Kids III (5 a 6 anos).
Data: 29/08/2017
Período: 4 horas.
Número de Alunos: 18
Tema: Sorriso Saudável (Higiene Bucal) – Conhecendo os dentinhos - Trabalhando a nomenclatura e a quantidade de dentes.
2. Objetivos
. Conhecer os nomes dos dentes e suas funções; 
. Reconhecer a importância de cada um deles.
. Promover a atenção.
	
3. Síntese de Procedimentos
1- Apresentação do texto:  QUEM É QUEM DENTRO DA BOCA?
2- Após a leitura do texto serão mostradas para as crianças imagens dos dentes com a nomenclatura para que as elas entendam e visualizem quais são eles dentro de suas boquinhas. 
.
3- Após esta atividade, as crianças brincarão de Jogo da memória com imagens de dos dentinhos onde deverão memorizar e achar o par correto. 
4- Na atividade final a professora vai perguntar aos alunos: “O que já sabemos sobre os dentes?”; “Quantos dentes você já perdeu”. Cada criança vai ter sua resposta escrita pela professora em um cartaz. O cartaz será anexado ao mural de atividades do dia na sala de aula.
4. Recursos
. Texto impresso;
. Imagens impressas; 
. Jogo da memória;
. Cartolinas.
5. Avaliação e/ou fixação
Será feita através da observação desde o início da aula, diálogos, participação, interesse sobre o tema, aquisição do conhecimento, com intuito de conhecer os avanços da aprendizagem do aluno e caso for necessárioreforçar o conteúdo para que não haja dificuldades no processo de ensino aprendizagem.
6. Referências
Flávia, Ana. Higiene Bucal. Disponível em http://www.webartigos.com/artigos/projeto-higiene-bucal/44799/. 
Plano de Aula 5 - Turma Pré II- Kids III – Projeto Sorriso Saudável (Higiene Bucal)
1. Dados de Identificação
Creche Escola Grandini. 
Diretora: Hermínia Rozelis Storck Grandini.
Estagiária: Rayssa Oliveira Rufino.
Supervisor de campo: Andréia Rocha
Nível: Pré II- Kids III (5 a 6 anos).
Data: 30/08/2017
Período: 4 horas.
Número de Alunos: 18
Tema: Sorriso Saudável (Higiene Bucal) – O inimigo dos dentes além dos alimentos não saudáveis - Trabalhando os vários fatores que prejudicam uma dentição saudável.
2. Objetivos
. Reconhecer os inimigos da saúde dos dentinhos além dos alimentos;
. Entender o que são cáries;
. Reforçar a importância de uma boa alimentação para a saúde dos dentes e prevenção da cárie.
3. Síntese de procedimentos
1- Será confeccionado em conjnto com as crianças dois jogos de boliche feito com garrafas pets, um com imagens dos principais inimigos dos dentinhos (açúcar, doces e balas em geral, alimentos gordurosos, refrigerantes, chupetas, mamadeiras, crianças chupando dedo) e outro jogo com os amigos dos dentinhos (água, escova de dentes, creme dental, fio dental, frutas, verduras). As crianças colarão com fita adesiva as imagens nas garrasfas pet. Antes as crianças pintam as garrafas com tinta guache.
2- As crianças usarão jornais velhos para confeccionar as bolas de boliche.
3- Será apresentada mais paródias de música infantil: “Aquarela” (Toquinho), - “Aquarela dos dentinhos”, e “Minha querida escovinha”, paródia da música Samba-Lêlê”, com o intuito de despertar a atenção dos alunos.
4- Os alunos serão colocados em rodinha e será discutido com eles sobre a importância de cuidar dos dentinhos para evitar as cáries. Mostrar um painel confeccionado pela professora estagiária, em que será explicado como se escova corretamente os dentes. Posteriormente à explicação, os alunos, divididos em duplas irão reexplicar como se escova corretamente os dentes e também como se passa o fio dental. (Anexo 3 figuras: 1,2,3,4 e 5).
5- Distribuir folhas impressas com atividades variadas (colorir, ligar colunas, atividades motoras, entre outras)
6- Distribuir folhas ofícios para que eles desenhem sobre o tema da conversa e depois pintem. Todos os trabalhos serão expostos no varal da sala.
7- A professora solicitou às crianças que cada uma trouxessem na próxima aula suas escovas de dentes.
4. Recursos
�
. Garrafas pet; 
. Fita adesiva;
. Jornais velhos;
. Folhas ofício;
. Folhas impressas;
. Lápis de cor;
. Tinta guache;
.Painel do sorriso.�
5. Avaliação e/ou fixação
Será feita através da observação desde o início da aula, diálogos, participação, interesse sobre o tema, aquisição do conhecimento, com intuito de conhecer os avanços da aprendizagem do aluno e caso for necessário reforçar o conteúdo para que não haja dificuldades no processo de ensino aprendizagem.
6. Referências
Educação Infantil – Jogos. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br 
Plano de Aula 6 - Turma Pré II- Kids III – Projeto Sorriso Saudável (Higiene Bucal)
1. Dados de Identificação
Creche Escola Grandini. 
Diretora: Hermínia Rozelis Storck Grandini.
Estagiária: Rayssa Oliveira Rufino.
Supervisor de campo: Andréia Rocha
Nível: Pré II- Kids III (5 a 6 anos).
Data: 31/08/2017
Período: 4 horas.
Número de Alunos: 18
Tema: Sorriso Saudável (Higiene Bucal) – Finalizando o Projeto - A importância da saúde bucal para se ter um sorriso saudável. Trabalhando tudo o que foi visto no projeto.
2. Objetivos:
. Expressar sensações e sentimentos em relação ao tema trabalhado. 
. Entender a importância de um sorriso saudável para sua vida.
. Adotar bons hábitos de Higiene bucal, para ter um sorriso saudável.
3. Síntese dos Procedimentos
1- Iniciar a aula abordando resumidamente todos os assuntos tratados nas aulas anteriores (alimentação saudável, visita ao dentista, cáries, nome dos dentinhos, higiene dos dentes). A professora lê trechos dos livro “Sid, o cientista – Cárie é um buraco no seu dente” e “A boca mágica”, onde as crianças poderão manusear os livros e visualizar as imagens.
2- A professora mostrará às crianças algumas imagens de dentes feios (com cáries, quebrados, etc.) e de dentes saudáveis (com sorrisos bonitos e limpos). 
3- Em seguida, a professora fará perguntas sobre as histórias lidas e sobre as imagens. 
4- Após essa atividade, a professora dará às crianças uma folha impressa em material de cartolina, com o desenho de um dentinho para elas possam colorir e recortar. Em cada folha, as crianças farão um bolsinho para colocar suas escovas de dentes solicitadas na aula anterior.
5- Na hora do recreio, no pátio, as crianças cantarão as várias canções aprendidas durante o Projeto “Meus dentinhos”; “Minha querida escovinha”; “Sorrindo Estou”. Elas adoram cantar.
6- Para finalizar com chave de ouro, como culminância as crianças farão uma apresentação de teatro onde cada criança representará um material de uso para higiene bucal e com auxílio da professora explicarão a função de cada material do uso de higiene bucal que estarão representando. Além disso receberão a visita de um dentista que falará com elas sobre a importância do cuidado com os dentes, a escovação de dentes. No final da palestra do dentista, todas participarão da aplicação de flúor feitas pelo próprio dentista. (Anexo 3 figuras: 6 e 7).
4. Recursos
�
. Livros;
. Cartolina;
. Cola;
. Escova de dentes;
. Flúor;
. Fantasias.�
5. Avaliação e/ou fixação
Será feita através da observação desde o início da aula, diálogos, participação, interesse sobre o tema, aquisição do conhecimento, com intuito de conhecer os avanços da aprendizagem do aluno e caso for necessário reforçar o conteúdo para que não haja dificuldades no processo de ensino aprendizagem.
6. Referências
Livro “Sid, o Cientista”, de Jodi Huelin.
Livro “A boca mágica”, de Ailton Sobral.
DIÁRIO DAS REGÊNCIAS
	
Diário de Regência
Nº 1
	Escola: Creche Escola Grandini 
	
	Data: 24/08/2017
	
	Local: Teresópolis/RJ
	
	Horário Início/Término: 13:00 às 17:00
	
	Supervisor de campo: Andréia Rocha
	
	Nével / Série: Pré II- Kids III (5 a 6 anos)
	
	Nº de alunos: 18
	
	Estagiária Regente: Rayssa Oliveira Rufino
	
	Tema/Conteúdo trabalhado: Sorriso Saudável (Higiene Bucal) – Introdução ao tema – Apresentação do Livro base do projeto “O Batalhão da Limpeza”.
Ao entrar pela primeira vez na sala de aula da Turma Pré II- Kids III, fui inicialmente apresentada pela professora Regente Andréa Rocha, que em seguida me deixou seguir com a apresentação. Comuniquei às crianças que iria ficar com elas durante seis aulas e que iria apresentar um projeto muito legal sobre a saúde dos dentinhos. Um projeto cujo tema era Sorriso Saúdável (Higiene Bucal).
Iniciei as atividade com uma rodinha de conversas e depois apresentei o Livro base do projeto “O Batalhão da Limpeza”. Após a leitura do livro, seguiram-se as seguintes atividades: atividades para colorir, atividades no pátio onde os alunos confeccionaram uma boca “gigante” utilizando materiais recicláveis e comentarm sobre o livro e a parte que mais gostaram; eu conversei com a turma sobre o que é “Higiene Bucal” e brincamos com um jogo de “quebra cabeça” (com tema do sorriso saudável).
	
Diário de Regência
Nº 2
	Escola: Creche Escola Grandini 
	
	Data: 25/08/2017
	
	Local: Teresópolis/RJ
	
	Horário Início/Término: 13:00 às 17:00
	
	Supervisor de campo: Andréia Rocha
	
	Nével / Série: Pré II- Kids III (5 a 6 anos)
	
	Nº de alunos: 18
	
	Estagiária Regente: Rayssa Oliveira Rufino
	
	Tema/Conteúdo trabalhado: Sorriso Saudável (HigieneBucal) – Trabalhando a importância da alimentação saudável para a saúde dos dentinhos” 
Iniciando a segunda aula, foi abordado o tema “Alimentos saudáveis para se ter dentinhos saudáveis”. Em uma roda de conversa, li para os alunos um pequeno texto, criado por mim sobre alimentos saudáveis e não saudáveis. Foram distribuídas folhas impressas para os alunos colorirem e identificarem os alimentos saudáveis e não saudáveis.
Na hora do lanche, foi servido um lanchinho especial (salada de frutas) com o objetivo de mostrar as crianças, o que significa na prática alimentação saudável.
Após o lanche, outra rodinha de conversa com as crianças para que elas comentassem sobre o lanchinho e falassem o nome das frutas que haviam na salada e porque elas fazem bem aos dentinhos.
Após essa atividade, na sala de aula, foi distribuída para cada aluno, uma folha com formato de dentes, onde as crianças fizeram colagem de alimentos saudáveis e não saudáveis. Após a colagem, as crianças penduraram seus trabalhinhos no varal da sala de aula.
	
Diário de Regência
Nº 3
	Escola: Creche Escola Grandini 
	
	Data: 28/08/2017
	
	Local: Teresópolis/RJ
	
	Horário Início/Término: 13:00 às 17:00
	
	Supersor de campo: Andréia Rocha
	
	Nével / Série: Pré II- Kids III (5 a 6 anos)
	
	Nº de alunos: 18
	
	Estagiária Regente: Rayssa Oliveira Rufino
	
	Tema/Conteúdo trabalhado: Sorriso Saudável (Higiene Bucal) – Higiene dos dentes e a importância da visita ao dentista para evitar e prevenir as doenças bucais, como as cáries e outros probleminhas.
Iniciei a terceira aula apresnetando para as crianças o DVD de vídeo “Higiene Bucal e Volta ao Mundo com o Dr. Dentuço”, que mostra a importância da higiene dos dentes e do tratamento com o dentista. Logo após houve o momento de interatividade, onde fiz perguntas diversas aos alunos sobre o filme que eles acabaram de assistir.
As crianças voltaram para a sala de aula empolgadas e fizeram um desenho relacionado ao filme, que posteriormente foi pendurado no varal da sala de aula. 
Para descontrair e aprender, finalizamos o nosso dia cantando juntos algumas músicas relacionadas ao tema como “Sorrindo estou”, paródia da música “Livre estou” do filme Frozen, “Meus dentinhos” (paródia da música “Meus dedinhos”); Aquarela dos dentinhos (paródia das música Aquarela – de Toquinho), eles amaram cantar.
	
Diário de Regência
Nº 4
	Escola: Creche Escola Grandini 
	
	Data: 29/08/2017
	
	Local: Teresópolis/RJ
	
	Horário Início/Término: 13:00 às 17:00
	
	Supervisor de campo: Andréia Rocha
	
	Nével / Série: Pré II- Kids III (5 a 6 anos)
	
	Nº de alunos: 18
	
	Estagiária Regente: Rayssa Oliveira Rufino
	
	Tema/Conteúdo trabalhado: Sorriso Saudável (Higiene Bucal) – Conhecendo os dentinhos - Trabalhando a nomenclatura e a quantidade de dentes.
Iniciei a presente aula com a apresentação do texto:  QUEM É QUEM DENTRO DA BOCA?
Após a leitura do texto mostrei para as crianças imagens dos dentes com a nomenclatura de cada um para que elas pudessem entender e visualizar todos eles dentro de suas boquinhas. 
Após esta atividade, as crianças brincaram de Jogo da memória com imagens dos dentinhos. 
Na atividade final desta aula perguntei aos alunos: “O que já sabemos sobre os dentes?”; “Quantos dentes você já perdeu”. Cada criança teve sua resposta descrita a em um cartaz. Que foi anexado ao mural de atividades do dia na sala de aula.
	
Diário de Regência
Nº 5
	Escola: Creche Escola Grandini 
	
	Data: 30/08/2017
	
	Local: Teresópolis/RJ
	
	Horário Início/Término: 13:00 às 17:00
	
	Supervisor de campo: Andréia Rocha
	
	Nével / Série: Pré II- Kids III (5 a 6 anos)
	
	Nº de alunos: 18
	
	Estagiária Regente: Rayssa Oliveira Rufino
	
	Tema/Conteúdo trabalhado: Sorriso Saudável (Higiene Bucal) – O inimigo dos dentes além dos alimentos não saudáveis - Trabalhando os vários fatores que prejudicam uma dentição saudável.
Nesta aula, eu confeccionei junto com as crianças dois jogos de boliche feito com garrafas pets, um com imagens dos principais inimigos dos dentinhos (açúcar, doces e balas em geral, alimentos gordurosos, refrigerantes, chupetas, mamadeiras, crianças chupando dedo) e outro jogo com os amigos dos dentinhos (água, escova de dentes, creme dental, fio dental, frutas, verduras). As crianças colaram com fita adesiva as imagens nas garrasfas pet. E também pintaram as garrafas com tinta guache. Para confeccionar as bolas de boliche as crianças usaram jornais velhos.
Apresentei mais paródias, agora da música “Aquarela” (Toquinho), - “Aquarela dos dentinhos”, e “Minha querida escovinha”, paródia da música infantil Samba Lelê, com o intuito de despertar a atenção dos alunos. 
Mais uma vez houve uma rodinha de conversa, onde falamos sobre a importância de cuidar dos dentinhos para evitar as cáries. Mostrei um painel confeccionado por mim explicando como se escova corretamente os dentes. Logo após a minha explicação, dividi os alunos em duplas para que eles mesmos explicassem como se escova corretamente os dentes e também como se passa o fio dental, eles aprenderam e ao mesmo tempo de divertiram.
Depois distribui folhas impressas com atividades variadas (colorir, ligar colunas, atividades motoras, entre outras).
Distribui também folhas ofícios para que eles desenharem e colorirem sobre o tema da conversa. 
Solicitei como atividade final que todas às crianças trouxessem na próxima aula suas escovinhas de dentes.
	
Diário de Regência
Nº 6
	Escola: Creche Escola Grandini 
	
	Data: 31/08/2017
	
	Local: Teresópolis/RJ
	
	Horário Início/Término: 13:00 às 17:00
	
	Supervisor de campo: Andréia Rocha
	
	Nével / Série: Pré II- Kids III (5 a 6 anos)
	
	Nº de alunos: 18
	
	Estagiária Regente: Rayssa Oliveira Rufino
	
	Tema/Conteúdo trabalhado: Sorriso Saudável (Higiene Bucal) – Finalizando o Projeto - A importância da saúde bucal para se ter um sorriso saudável. Trabalhando tudo o que foi visto no projeto.
A aula foi iniciada com a professora estagiária abordando resumidamente todos os assuntos tratados nas aulas anteriores (alimentação saudável, visita ao dentista, cáries, nome dos dentinhos, higiene dos dentes). Li trechos dos livro “Sid, o cientista – Cárie é um buraco no seu dente” e “A boca mágica”, onde as crianças puderam manusear os livros e visualizar as imagens.
Mostrei às crianças algumas imagens de dentes feios (com cáries, quebrados, etc.) e de dentes saudáveis (com sorrisos bonitos, limpos). 
Em seguida, fiz várias perguntas sobre as histórias lidas e sobre as imagens.
Após essa atividade, dei às crianças uma folha impressa em material de cartolina, com o desenho de um dentinho para elas colorirem e recortarem. Em cada folha, as crianças fizeram um bolsinho para colocar suas escovas de dentes.
Na hora do recreio, no pátio, as crianças mais uma vez cantaram as várias canções aprendidas durante o Projeto: “Meus dentinhos”; “Minha querida escovinha”; “Sorrindo Estou”; “Aquarela dos dentinhos”. 
Para finalizar com chave de ouro, como culminância as crianças fizeram uma apresentação de teatro onde cada criança representa um material de uso para higiene bucal, e com auxílio da professora explicaram a função de cada material do uso de higiene bucal que estavam representando. As crianças receberam a visita de um dentista que falou para elas sobre a importância do cuidado com os dentes, a escovação de dentes. No final, todas receberam aplicação de flúor feitas pelos dentistas. As crianças se mostraram bem empenhadas durante as atividades, pude perceber em cada aluno, a alegria de estar se descobrindo, reconhecendo cada dentinho que havia em suas bocas, e demonstraram também bastante empolgação para adotar bons hábitos de higiene e alimentares.
MOSTRA DE ESTÁGIO
O prédioreferente à Educação Infantil da Creche Escola Grandini, é composto por quinze salas de aula, uma sala de vídeo, uma sala de informática, dois dormitórios, seis banheiros para os alunos e dois para funcionários, uma cozinha, um refeitório, um berçário e quatro salas de coordenação/administratição, além de suas salas altamente adaptadas, para cada segmento, a creche possui em sua área externa, uma quadra, dois espelhos grandes, um espaço zen (brinquedoteca), um parque de areia, há também um espaço organizado para os bebês, chamado de “solário”; nesse espaço há uma piscina aquecida para aulas de natação para as turmas de maternal, para os maiores, a piscina já é exposta ao sol. A escola possui um brinquedo nomeado de “brinquedão”, onde há muita diversão para todos os alunos. Além de ser um ambiente acolhedor, é uma creche especializada em Educação Infantil e apresenta um ensino de qualidade. Por isso foi o local escolhido para a realização do meu estágio. O tema do projeto: Sorriso Saudável – Higiene Bucal – foi uma escolha baseada nos vários temas propostos pela escola. As experiências colocadas sobre o período de observação e regência me fizeram enxergar sob um olhar crítico de cada estagiário sobre a prática dos professores regentes, um olhar não somente de quem observou e fez anotações, mas de alguém que de alguma forma tentou interferir positivamente no processo educacional, de forma a ter um bom desempenho e observou, inclusive, as dificuldades em desempenhar o papel de professor regente de uma turma. As intervenções me levaram, inclusive, ao campo da leitura voltada em sua maioria para os projetos relacionados à Educação Infantil. As aulas de regência, a priori, buscaram seguir o planejamento da instituição, abordando o tema “Sorriso Saudável – Higiene bucal”. O roteiro de aulas da turma também foi devidamente seguido (recepção, oração, cânticos, histórias, refeições e brincadeiras), variando apenas as atividades específicas. As histórias, atividades e cânticos foram escolhidos de acordo com a abordagem do tema principal: Sorriso Saudável - Higiene bucal. No entanto, outros assuntos, considerados sempre de relevância, principalmente relativos ao comportamento das crianças em geral, também foram tratados no decorrer das aulas, como: amizade, não violência, cooperação, respeito, entre outros. Destaque também para a experiência docente, sempre gratificante e significativa, uma vez que ajuda não apenas na fixação de conceitos aprendidos no curso de pedagogia, como também no aperfeiçoamento profissional. Durante a o período de estágio foi possível perceber a contribuição que o mesmo trouxe para a minha vida acadêmica. A apresentação de mostra de estágio, foi realizada no polo no dia 17/10/2017, fizemos uso do método chamado de “Mesa redonda” para que cada aluno tivesse a oportunidade de apresentar e compartilhar a experiência vivida em seu estágio, colocando em prática os conhecimentos adquiridos no curso. Um momento enriquecedor que serviu não apenas para agregar conhecimentos como para mostrar uma nova reflexão sobre a prática. Partindo do que experimentamos e vivenciamos foi possível entender mais uma vez a necessidade de uma ação reflexão e ação constantes, pois, como salienta Freire (2001): “a prática docente crítica, implicante do pensar certo, envolve o movimento dinâmico, dialético, entre o fazer e o pensar sobre o fazer”.
Considerações finais
Durante o período da aplicação do Projeto observei o quanto as crianças gostaram de realizar as atividades propostas. Elas se mostraram felizes e animadas em tudo foi proposto para elas. De uma maneira geral, este projeto superou as minhas expectativas. 
No primeiro dia, em que apresentei o tema: Projeto Sorriso Saudável – seguido das atividades propostas, as crianças já se mostraram bastante interessadas e curiosas. 
Trabalhar esse projeto usando a música, livros, vídeos e outros vários materiais de apoio fez com que as aulas se tornassem mais descontraídas, pois as crianças se sentem mais à vontade, e a aula passa a ser mais prazerosa. A cada dia de aplicação do projeto, as crianças se mostravam mais animadas e interessadas com as atividades propostas. As atividades que envolviam música eram as preferidas das crianças. 
Um dos aspectos positivos que observei nas aulas foi que algumas crianças que no início se mostravam tímidas e muito quietas, com a realização do projeto se soltaram através de cada atividade realizada. Pontos negativos, sinceramente eu não vi nenhum. 
Um outro ponto positivo é a boa estrutura apresentada pela escola, tanto na parte física quanto pedagógica e administrativa. Além de ter me oferecido todos o suportes necessário para a realizaçaodo meu estágio da melhor forma possível.
O estágio me levou conhecer de perto o cotidiano da Educação Infantil como um todo, pois tive contato com todas as turmas e pude ver de perto a realidade escolar dessas crianças, nas suas diversas faixas etárias. Me fez também conhecer todo o trabalho da escola, direção e coordenação e a rotina da instituição. Através do estágio pude ter uma visão mais ampla do que é um ambiente escolar, do que é a Educação Infantil. 
Durante o período do estágio aprendi muito com as crianças, pude observar a necessidade de cada uma e ver de perto a realização de cada tarefa. Foi uma experiência sem igual, grandiosa que vou levar pra toda minha vida. Experiência que me fez crescer como educadora e ser humano. Fiquei muito feliz e grata por saber que contribuí um pouquinho para o crescimento dessas crianças. 
Todos os dias pra mim foram marcantes, mas houve um dia especial, que mais me marcou, que foi o último dia, onde pude ver as crianças na quadra cantando as músicas do Projeto (principalmente “Meus dentinhos”, que foi a que elas mais gostaram e cantavam o tempo todo), fazendo gestos espontâneos, com muita alegria e animação. Ver as crianças felizes, ao realizarem atividades propostas por mim com espontaneidade e um sorriso estampado no rosto, isso não tem preço.
REFERÊNCIAS
 
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, v. 3. Conhecimento de Mundo. MEC/SEF, 1998. 
DVD de vídeo “Higiene Bucal e Volta ao Mundo com o Dr. Dentuço”. Também disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Em8dLrLtiN4.
FLÁVIA, Ana. Higiene Bucal. Disponível em http://www.webartigos.com/artigos/projeto-higiene-bucal/44799/. Acesso em 04/08/2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática pedagógica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. 
GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. Autonomia da Escola – Princípios e Propostas. São Paulo: Cortez, 1977. 
HUELIN, Jodin. Sid, O cientista. 5ª Edição. Editora Fundamento. Rio de Janeiro, 2012.
Ideias de jogos para Educação Infantil. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25816. Acesso em 04/08/2017.
NOGUEIRA, M. A. Relação família-escola: novo objeto na sociologia da educação. Cadernos de Educação PAIDÉIA, FFCLRP-USP, Ribeirão Preto, 1998. 
OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento: Um processo sócio histórico. São Paulo: Scipione, 1998. 
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. (Coleção docência em formação. Série saberes pedagógicos). 3ª edição. São Paulo: Cortez. 2008. 
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática. 3ª edição. São Paulo: Cortez, 1997. 
PROJETO Político Pedagógico da Creche Escola Grandini. Teresópolis/RJ, 2015.
SILVA, Ana Célia Bahia. Projeto Pedagógico: Instrumento de gestão e mudança. UNAMA. Belém. 2000. 
SOBRAL, Ailton. A boca mágica. 4ª Edição. Editora Paulinas. Rio de Janeiro, 2016.
SOUZA, Maria Jesus (Juca). O Batalhão da Limpeza. Disponível em https://docslide.com.br/documents/o-batalhao-da-limpeza-uma-historia-de-maria-jesus-sousa-juca.html.Acesso em 04/08/2017.
WOLLF, Silvia Ferreira S. A Arquitetura escolar documentada e interpretada através de imagem. In. Seminário Pedagogia da imagem. Niterói: Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação. 1996.
ANEXOS
ANEXO 1
Textos relacionados o tema:
1. A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E NÃO SAUDÁVEL PARA OS DENTES
A alimentação saudável é importante para os nossos dentinhos, pois ela evita cárie, dores de dentes e também faz com que a gente tenha um sorriso branquinho e saudável. 
Por isso devemos evitar alguns alimentos que fazem mal para os nossos dentinhos, como açúcar em excesso, balas e doces, chicletes, muito sorvete, alimentos gordurosos.
Agora, nem tudo faz mal, né... O melhor disso tudo é que podemos e devemos comer muitas frutas, pois elas fazem muito bem para os nossos dentinhos.
Vamos cuidar dos nossos dentinhos!!!
2. QUEM É QUEM DENTRO DA BOCA
Os adultos têm 32 dentes na boca. Quando eles caem não nascem outros.
As crianças têm 20, que começam a ser trocados por volta dos sete anos.
Os dentes da frente são os incisivos. Eles são oito, e cortam os alimentos.
Os caninos servem para rasgar a comida. Eles parecem dentes de cachorro. Todo mundo tem quatro caninos.
Os pré-molares são os dentes do meio. As crianças não têm dentes pré-molares, os adultos têm oito.
Os molares servem para amassar o alimento. As crianças têm oito dentes molares e os adultos 12.
ANEXO 2
PARÓDIAS RELACIONADAS AO TEMA “SORRISO SAUDÁVEL (HIGIENE BUCAL)”
1. MEUS DENTINHOS (Paródia da Musica Infantil “Meus dedinhos)
Meus dentinhos, meus dentinhos
Vou escovar, vou escovar
Pra ficar limpinhos, pra ficar limpinhos
E branquinhos, e branquinhos.
2. PARÓDIA FROZEN – “SORRISO SAUDÁVEL” (criada pela estagiária) 
No Meu Sorriso Tinha Casca De Feijão
Fiquei Com Vergonha De Sorrir
Me Veio Um Pensamento 
Do Que Aprendi Aqui
A Escova De Dente Está Na Mochila E Eu Já Sei
Depois De Comer, Dos Dentes Cuidarei
Não Podem Sorrir, Se Os Dentes Não Escovar
Sempre Um Lindo Sorriso Devo Ter
Sorrir, Se Divertir
Não Deixe De Escovar Não
Mas Agora Eu
Sorrindo Estou, Sorrindo Estou
Não Posso Mais Segurar
Sorrindo Estou, Sorrindo Estou
Dos Meus Dentes Eu Vou Cuidar
Não Importa O Que Vão Falar
Dentes Saudáveis Vem
A Carie Não Vai Mais Me Incomodar
Na Minha Boca Tudo Muda 
Parece Estar Bem Melhor
As Sujeiras Que Me Incomodavam
Não Vejo Ao Meu Redor
É Hora De Me Alimentar
Depois Os Meus Dentes Escovar
Dentes Branquinhos Tenho Sim
Faz Bem Pra Mim
Sorrindo Estou, Sorrindo Estou
Não Posso Mais Segurar
Sorrindo Estou, Sorrindo Estou
Dos Meus Dentes Eu Vou Cuidar
Aqui Estou Eu
Vendo Meu Dente Brilhar
Dentes Saudáveis Vem
O Fio Dental Eu Uso Sem Preocupação
Da Minha Boca Sai Um Hálito Muito Bom
Os Meus Dentes Se Parecem Com Cristais
Não Vou Me Arrepender Do Que Ficou Pra Trás 
Sorrindo Estou, Sorrindo Estou
Não Posso Mais Segurar
Sorrindo Estou, Sorrindo Estou
Dos Meus Dentes Eu Vou Cuidar
Aqui Estou Eu
Vendo Meu Dente Brilhar
Dentes Saudáveis Vem , A Carie Não Vai Mais Me Incomodar.
3. MINHA QUERIDA ESCOVINHA (paródia da música infantil Samba Lelê)
Minha querida escovinha
Vai pela boca escovando
Vai aos dentinhos levando
Uma gostosa pastinha
Escova, escova, escova, escovinha
Limpa, limpa, limpa pastinha
Com fluoreto de sódio
Vou bem feliz bochechando
E assim as cáries maldosas
A gente vai evitando
Escova, escova, escova, escovinha
Limpa, limpa, limpa pastinha
De dia, à tarde e à noitinha
Devo escovar o meu dente 
Com a boquinha bem limpa
Acordarei sorridente
Escova, escova, escova, escovinha
Limpa, limpa, limpa pastinha 
4. AQUARELA DOS DENTINHOS (Paródia da música Aquarela)
Numa boca qualquer eu percebo um dentinho amarelo
E com 5 ou 6 cáries é fácil saber o mistério 
Chocolates e doces na mão, a escova no armário
E se sinto doer vou correndo chamar o Dr. Mário 
Se um pinguinho de açúcar cair no meu dentinho branco igual papel 
Num instante imagino um montão de bichinhos morando no céu... 
Da minha boca, vai furando, cariando todos os dentes 
Vai doendo, enfeiando a minha boca ao sorrir.
Culpa minha, eu não cuidei de ti, faltou carinho pra ti preservar 
O dentista é meu amigo, só tem ele pra me ajudar
E eu prometo pra mim mesmo
Vou cuidar dos dentes, não vou chorar
Culpa minha, eu não cuidei de ti
Prometo agora te preservar, te preservar
ANEXO 3 – Imagens do Projeto
Figura 1
Figura 2
Figura 3
Figura 4
Figura 5
��� INCLUDEPICTURE "../../Rayssa/Downloads/FOTOS%20SORRISO/bdc16f_4bcc3606fc9d43ecb8a153a21d051410-mv2_d_4128_3096_s_4_2.webp" \* MERGEFORMAT 
Figura 6
Figura 6
Figura 7

Outros materiais

Perguntas Recentes