Buscar

Benefícios do Tomate para a Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Pampa
Campus Itaqui
Curso de Nutrição
MARQUES, Adriana; ZACOUTEGUY, Helena; RIOS, Karla; GASPERIN, Pietra
TOMATE E SEU CIRCUÍTO A CURTO E LONGO PRAZO
O tomate, fruto arredondado e de cor vermelha, é rico em licopeno, um agente antioxidante e anticancerígeno que intervém nas reações em cadeia das moléculas de radicais livres. O tomate está associado a índices reduzidos de câncer de pâncreas, cervical e próstata. Ele protege o organismo de infecções bacterianas, assim como de perturbações digestivas e pulmonares. Ele age como desinflamatório, sendo também muito benéfico para a atividade cerebral. O suco de tomate puro servido com salsa ajuda a dissolver cálculos renais.
Além disso, é ótimo para combater as infecções e exerce efeito antisséptico no corpo, neutralizando resíduos ácidos. Ele contém um alto valor nutricional, contendo, Ácido alfa-lipóico, Licopeno, Colina, Ácido fólico, Betacaroteno, Luteína. O tomate contém quantidades de vitaminas (A, complexo B e C), além de sais minerais (ácido fólico, potássio e cálcio).
Os tomates são, de longe, a fonte mais rica em licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer, inclusive o de próstata. O licopeno é um carotenoide que confere a cor vermelha ao tomate e pode ser também encontrado, em menores quantidades, na melancia, na goiaba, no morango e no mamão. Quanto mais intensa for a cor vermelha do tomate, mais rico em antioxidante ele será. Por ser um carotenoide, o licopeno é melhor absorvido na presença de gorduras saudáveis. A adição de uma dose moderada de gordura monoinsaturada facilita o transporte, a absorção e a ação do licopeno no organismo. Por isso, para tornar sua preparação à base de tomates ainda mais poderosa e saudável, acrescente azeite de oliva extra-virgem processado a frio.
Os mais utilizados e produzidos na nossa região são os:
Tomate Carmem: esse tomate é grande e firme e é a variedade mais consumida no Brasil. Tem a vantagem de durar bastante tempo antes de estragar, mas como é muito aguado, não é muito indicado para molhos. Dê preferência a ele na hora de fazer saladas ou para recheá-lo.
Tomate Italiano: é o tomate ideal para fazer molhos, já que é mais carnudo e tem menos água e sementes. Além disso, ele tem gosto doce e forte, mas estraga mais rapidamente que outras variedades.
Tomate Cereja: é um tomate pequeno e adocicado. Ele é refrescante e aguado, sendo ideal para saladas, aperitivos, massas e risotos, mas não funciona bem em molhos (além de dar muito trabalho pelo seu tamanho reduzido). Porém existem outros tipos como o tomate sweet grape, tomate caqui, tomate holandês e tomate Débora.
Pode ser consumido de várias formas, pois é versátil e saudável, o tomate pode ser consumido cru, em molhos ou desidratado (tomate seco). Para obter seus benefícios de proteção à saúde, é recomendado o consumo de pelo menos uma unidade média de tomate ao dia (aproximadamente 100g) ou então seis unidades de tomate do tipo cereja por dia. Para aumentar a biodisponibilidade de licopeno no tomate cru, consuma o tomate com um pouco de azeite de oliva. O tomate convencional é conhecido por conter muito agrotóxico, então, sempre dê preferência para consumir o orgânico. Uma dica de consumo é o suco de tomate Ele é refrescante e muito nutritivo. E pode ser uma ótima opção para substituir os refrigerantes e as bebidas açucaradas, que engordam e não trazem benefícios. É rico em vitamina K, vitamina A, ferro, cálcio, manganês, magnésio, vitamina C e potássio. Para fazer o suco de tomate, você vai precisar de: 2 tomates orgânicos maduros, ½ copo de água manjericão fresco a gosto, 1 pitada de sal e pimenta, 1 colher de sopa de azeite de oliva. Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.
Alimentos orgânicos vêm como uma alternativa para a produção de alimentos com menos impactos ambientais, também pode promover desenvolvimento socioeconômico para os agricultores familiares. A distribuição de tomate e outros alimentos podem ser feitas por canais convencionais ou alternativos, como os circuitos curtos com no máximo um intermediário entre o agricultor e os consumidores. As relações estabelecidas entre o varejo e os agricultores dentro dos circuitos curtos de comercialização podem promover a emancipação socioeconômica, porém podem ser tão opressores quanto os circuitos longos, com relações puramente mercantis. Uma feira que recebe inúmeras pessoas, entre moradores locais, veranistas e turistas que interagem cultural e comercialmente, tecendo múltiplas sociabilidades. Segundo pesquisas as feiras apresentam baixa demanda de produtos, porém grande simetria nas relações de reciprocidade com seus fornecedores da agricultura familiar. Além disso, a feira mostra maior potencial para promoção de canais de comercialização mais democrático, também proporcionam maior autonomia para os agricultores familiares, pois está inserida em suas organizações, o que permite a participação dos agricultores nas decisões importantes do mercado, como o preço. 
Referências Bibliográficas 
ANDRADE, E. S. et al. Circuitos curtos de produção, distribuição e consumo: novas oportunidades de comercialização pela agricultura familiar em Nova Andradina/MS. Sociedade e Desenvolvimento Rural, v. 5, n. 1, set. 2011.

Outros materiais