Buscar

Capítulo 2 Curso de Mídia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CAPÍTULO 2 CURSO DE MÍDIA			Prof: Haroldo Arruda jr
Histórico da mídia no Brasil
Início do século XX: Surge a mídia impressa no Brasil, através dos primeiros jornais e tablóides. A mídia brasileira tem seu impulso inicial e em pouco tempo o país passa a Ter importantes jornais nas capitais e nas principais cidades.
Década de 20: Em 1923 é fundada a primeira rádio brasileira: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Surge assim a primeira mídia eletrônica do Brasil. O rádio foi o meio que mais contribuiu para o desenvolvimento da mídia brasileira, através da comunicação de massa. A tecnologia limitada da época propiciou a criação de várias emissoras, que cobrissem o extenso território nacional.
Década de 40: as revistas começam a ganhar destaque. Primeiras publicações de peso: O Cruzeiro e Manchete. A vantagem competitiva era a inclusão de fotos e publicações coloridas (maior qualidade e envolvimento nas matérias).
Década de 50: no início da década de 50, o surgimento da televisão no Brasil inaugura uma nova era na comunicação brasileira. Os primeiros países a terem televisão foram os Estados Unidos, a Inglaterra e a França. O Brasil se empenha em criar uma linguagem própria, adaptada à cultura e hábitos de sua população.
O Brasil é o primeiro país da América Latina e o 4º do mundo a introduzir a TV.
ASSIS CHATEAUBRIAND, O CHATÔ
Nascido em 1892, na Paraíba, o jornalista e político, Assis Chateaubriand, é considerado o pai da mídia brasileira. Em 1924, adquiriu o Jornal, do Rio de Janeiro, iniciando uma cadeia de jornais e emissoras de rádio e televisão, a qual deu o nome de Diários Associados. Em 1950, inaugurou a TV Tupi, primeira emissora de TV do país.
Foram os anunciantes que viabilizaram a introdução e a manutenção de novas emissoras de rádio, TV, jornais e revistas no Brasil.
HOJE
Atualmente, o Brasil é o segundo país do mundo em comunicação, no que se refere à quantidade de veículos e ao consumo dos meios pela população. Mais de cem países consomem nossa produção. O Brasil possui hoje:
7 redes de televisão, sendo 310 exibidoras 
Mais de 3.000 emissoras de rádio 
2.500 jornais, sendo 283 diários 
1.130 títulos de revista publicados com regularidade 
31.000 cartazes de outdoor 
510 cinemas que exibem propaganda

Outros materiais