Buscar

Bacon

Prévia do material em texto

*
2.2.2 CIÊNCIA E MÉTODO: A ABORDAGEM DA CIÊNCIA MODERNA
Bacon, Galileu e Newton
2.2.2.1 Bacon: indução e empirismo
  Abandonou os preconceitos;
Criticou o empirismo ingênuo ou a experiência vulgar;
 Propôs um novo método para interpretar a natureza, pois ela é a grande mestra do homem – para dominar a natureza precisamos conhecê-la.
*
Princípio fundamental: o homem devia libertar seu intelecto dos preconceitos (ídola) que impediam a correta visão das formas (leis) que organizam a natureza. O verdadeiro caminho era o da indução experimental e sistematizada em que “se deve cuidar de um sem número de coisas que nunca ocorreram a qualquer mortal (...) procedendo às devidas rejeições e exclusões e, depois, então, de posse dos casos negativos necessários, concluir a respeito dos casos positivos”. 
				Esse é o Método científico – 				deve, em Bacon, ser utilizado 				para atingir o conhecimento 				científico.
*
Passos do método científico
experimentação: experimento, registro metódico e sistematizado das informações coletadas sobre o problema investigado;
formulação de hipóteses: tenta explicar a relação causal dos fatos;
repetição da experimentação por outros cientistas ou em outros lugares – para acumular dados para novas hipóteses;
repetição do experimento para a testagem das hipóteses para obter novos dados e novas evidências;
formulação das generalizações e leis.
*
Bacon – critério de verdade: correspondência dos enunciados com os fatos ou a verdade semântica, tentando oferecer à ciência meios de conhecer os limites de confiabilidade dos seus resultados.
*
2.2.2.2 GALILEU GALILEI
O experimento e a revolução científica
Galileu: “a explicação deveria ser buscada na leitura do livro da natureza”. A certeza da validação da explicação devia ser buscada a partir de provas construídas e elaboradas de forma matemática com as evidências quantitativas dos fatos produzidos pela experimentação.
	O critério de verdade: correspondência entre o conteúdo dos enunciados e a evidência dos fatos (verdade semântica). Agora surge o Método Científico-experimental.
*
Galileu: responsável pela revolução científica moderna.
	Introduziu a matemática e a geometria como linguagens da ciência e o teste quantitativo-experimental das suposições teóricas como o mecanismo necessário para avaliar a veracidade das hipóteses e estipular a chamada verdade científica, mudando radicalmente a forma de produzir e justificar o conhecimento científico.
	Ruptura epistemológica: a ideia de se traçar um caminho do fazer científico – método quantitativo-experimental – independente e desvinculado do fazer filosófico (empírico, especulativo-racional). Temos o início de um novo paradigma.
*
O que faz Galileu? Estabelece o diálogo experimental como o diálogo da razão com a realidade, do homem com a natureza. Pressuposto: os fenômenos da natureza se comportavam segundo princípios que estabeleciam relações quantitativas entre eles. Os movimentos dos corpos eram determinados por relações quantitativas numericamente determinadas.
 
Visão de universo de Galileu
- Mundo aberto – mecânico – unificado – determinista – geométrico e quantitativo.
*
 Compete a razão a elaboração das perguntas que serão feitas à essa natureza organizada geométrica e matematicamente – manifestadas através de hipóteses quantitativas, para que a natureza lhe respondesse quando forçada por um experimento.
	As respostas avaliariam a veracidade empírica do modelo hipotético-quantitativo racionalmente construído.
	surge o diálogo científico – homem natureza.
	Essa ciência parte do princípio de que o universo teve um grande engenheiro e arquiteto ´Deus – que o criou como uma máquina perfeita, dotada de leis precisas que comandam seus movimentos, que podem ser descobertas utilizando-se procedimentos experimentais e matémáticos.
*
2.2.2.3 NEWTON: O MÉTODO INDUTIVO
E O SURGIMENTO DO POSITIVISMO
O homem pode ter o conhecimento total e fiel da realidade.
	Modelo de acesso à realidade: o procedimento do experimento científico que estipula critérios para julgar quando esse acesso é realmente alcançado e quando não. É um procedimento que descreve com exatidão 	quantitativa 
			COMO é que ela funciona e 			como ela se relaciona: se o 			acesso é “verdadeiro”, ou 			quando não acessa 				plenamente, se o acesso 			fornece uma imagem falsa. 			Isso é o que caracteriza o 				Método Científico.
*
	A interpretação newtoniana do método científico era indutivista e positivista, próxima à interpretação feita por Bacon. Ele se RECUSAVA a admitir que trabalhava com hipóteses apriorísticas. “Não aceita nenhuma hipótese física que não possa ser extraída da experiência pela indução.
	Suas leis e teorias eram tiradas dos fatos, sem interferência da especulação hipotética. “Toda proposição deveria ser tirada dos fenômenos pela observação e generalizada por indução – isso é o método experimental.
	A ciência só deve aceitar a certeza confirmada pelas provas empíricas produzidas pelo método experimental. O método é o indutivo-confirmável.
*
MÉTODO CIENTÍFICO INDUTIVO-CONFIRMÁVEL
Observação dos elementos que compõem o fenômeno
Análise da relação quantitativa existente entre os elementos que 
compõem o fenômeno
Indução de hipóteses quantitativas
Teste experimental das hipóteses para a verificação confirmabilista
Generalização dos resultados em lei.
*
No método indutivo-confirmável o sujeito do conhecimento deveria ter a mente limpa, livre de preconceitos, para que recebesse e se impregnasse das impressões sensoriais recebidas pelos canais da percepção sensorial. As hipóteses seriam decorrentes do processo indutivo e da meticulosa observação das relações quantitativas existentes entre os fatos -- o conhecimento científico seria formado pelas certezas comprovadas pelas evidências experimentais de alguns casos analisados.
*
Para Newton, Laplace, Fourier e Ampère “as teorias sempre seriam proposições confiáveis e destituídas de dúvida ou de arbitrariedade, pois seriam um decalque fiel e objetivo da realidade”.

Outros materiais