Buscar

sociedade e educação aula 1

Prévia do material em texto

PROFESSOR WILSON SANCHES
SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E CULTURA
Ementa da disciplina
Abordagem da perspectiva da diversidade cultural e a perspectiva da inclusão social e educacional.
A diversidade e as interações humanas, a pluralidade humana e a educação intercultural, com vistas a educação voltada para o desenvolvimento humano.
Educação e cultura.
Enfoques teóricos da Sociologia da Educação.
A importância da Sociologia da Educação na formação do educador. 
A função social da escola e o papel do educador.
Educação e trabalho.
Educação formal/ informal/ popular.
Educação e a realidade nacional.
As diferenças entre os povos e o direito à diversidade
ONU – 1948 - Declaração Universal dos Direitos 
Humanos
O Direito Internacional dos Direitos Humanos estabelece as obrigações dos governos de agirem de determinadas maneiras ou de se absterem de certos atos, a fim de promover e proteger os direitos humanos e as liberdades de grupos ou indivíduos.
MBAYA, Etienne-Richard. Gênese, evolução e universalidade dos direitos humanos frente à diversidade de culturas. Estud. 
av. [online]. 1997, vol.11, n.30, pp. 17-41
“Os direitos humanos correspondem a certo estado da sociedade. Antes de serem inscritos numa constituição ou num texto jurídico, anunciam-se sob a forma de movimentos sociais, de tensões históricas, de tendência insensível das mentalidades evoluindo para outra maneira de sentir e pensar.” (p.20)
MBAYA, Etienne-Richard. Gênese, evolução e universalidade dos direitos humanos frente à diversidade de culturas. Estud. av. [online]. 1997, vol.11, n.30, pp. 17-41
“O direito à existência, à vida, à integridade física e moral da pessoa e à não-discriminação [...], são normas imperativas da comunidade internacional [...]” (p.18)
MBAYA, Etienne-Richard. Gênese, evolução e universalidade dos direitos humanos frente à diversidade de culturas. Estud. av. [online]. 1997, vol.11, n.30, pp. 17-41“[...] os setores da sociedade nacional e internacional ligados à ordem atual das coisas têm interesses a proteger, entre os quais o de defender o status quo, assim como estão à sua disposição os meios políticos e econômicos para a defesa da ordem existente.” (p.18)
MBAYA, Etienne-Richard. Gênese, evolução e universalidade dos direitos humanos frente à diversidade de culturas. Estud. av. [online]. 1997, vol.11, n.30, pp. 17-41“Contrariamente a eles, a maioria da humanidade possui aspirações que se traduzem por um desejo de mudança, de uma nova ordem social. Os desfavorecidos, as vítimas da opressão, discriminação e exploração pedem, como indivíduos e na condição de grupos, a participação, a emancipação, a autodeterminação e uma repartição justa e eqüitativa de riqueza e recursos.” (p.18)
PEREIRA, Graziela Raupp e BAHIA, Alexandre Gustavo MeloFranco. Direito fundamental à educação, diversidade e homofobia na escola: desafios à construção de um ambiente de aprendizado livre, plural e democrático. Educ. rev. [online]. 2011, n.39, pp. 51-71. “A consolidação dos ideais de pluralidade nas sociedades ocidentais parece ter levado a movimentos de emancipação de grupos minoritários, excluídos e marginalizados, e à ruptura gradual com estruturas ou instituições sociais que preservam hierarquias, intolerância e segregação.” (p.52)
LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. 
Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: [...] III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;
Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008). Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileira. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008)
PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais – Temas Transversais: PLURALIDADE CULTURAL -
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pluralidade.pdf
“Para viver democraticamente em uma sociedade plural é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem. A sociedade brasileira é formada não só por diferentes etnias, como também por imigrantes de diferentes países. Além disso, as migrações colocam em contato grupos diferenciados. Sabe-se que as regiões brasileiras têm características culturais bastante diversas e que a convivência entre grupos diferenciados nos planos social e cultural muitas vezes é marcada pelo preconceito e pela discriminação.”
“Ao tratar este assunto, é importante distinguir diversidade cultural, a que o tema se refere, de desigualdade social.”
“As culturas são produzidas pelos grupos sociais ao longo das suas histórias, na construção de suas formas de subsistência, na organização da vida social e política, nas suas relações com o meio e com outros grupos, na produção de conhecimentos etc. A diferença entre culturas é fruto da singularidade desses processos em cada grupo social. ”
PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais – Temas transversais: PLURALIDADE CULTURAL
“A desigualdade social é uma diferença de outra natureza: é produzida na relação de dominação e exploração socioeconômica e política.”
PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais – PLURALIDADE CULTURAL 
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pluralidade.pdf
“[...] a escola deve ser local de aprendizagem de que as regras do espaço público permitem a coexistência, em igualdade, dos diferentes. O trabalho com Pluralidade Cultural se dá a cada instante, exige que a escola alimente uma “Cultura da Paz”, baseada na tolerância, no respeito aos direitos humanos e na noção de cidadania compartilhada por todos os brasileiros. O aprendizado não ocorrerá por discursos, e sim num cotidiano em que uns não sejam “mais diferentes” do que os outros.”
A DIVERSIDADE HUMANA E A PRÁTICA DOCENTE: A ESCOLA E AS DIFERENÇAS
Necessário que o educador aprenda a lidar com a questão das diversidades no contexto escolar, não somente no sentido teórico-técnico-pedagógico, mas, sobretudo no sentido pessoal. 
O educador deve reconhecer o limite entre-a tolerância e o respeito às diversidades humanas e a não aceitação às desigualdades existentes entre os indivíduos, grupos e povos
Diversidade sim, desigualdade não!
A prática docente deve orientar-se no sentido de recusar a visão do senso comum e o pensamento naturalizado acerca dessa questão (diversidades X desigualdades)
CONTRIBUIÇÃO DA ANTROPOLOGIA:
Relativismo cultural X Etnocentrismo
A sociedade brasileira é tão diversificada quanto desigual. Alguns estudiosos do assunto afirmam que, ao observarmos atentamente as classes sociais no Brasil, é possível notar que a maioria das pessoas consideradas ricas tem a pele clara (“branca”). A cor da pele está, portanto, associada à noção de classe, mas seu papel permanece secundário. Kenneth L. Little. Race et societé. In: UNESCO. "Le racisme devant la science".
2 ed. Paris, ONU, 1965.
Assim, é a classe social, determinada notadamente pela situação econômica, e não a raça, que constitui o fator essencial das desigualdades no país.
Kenneth L. Little. Race et societé. In: UNESCO."Le racisme devant la science". 2• ed. Paris, ONU, 1965.
Vocês concordam com esta tese???
O processo de globalização, industrialização, modernização e urbanização tem impactos sobre a formação da identidade, da subjetividade, da expressão cultural dos grupos e das relações sociais.
DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL DA POPULAÇÃO, SEGUNDO SEXO E COR/RAÇA. BRASIL, 2007 IPEA)
RENDA MÉDIA DA POPULAÇÃO, SEGUNDO SEXO E COR/RAÇA. BRASIL, 2007 (IPEA)
MÉDIA DE ANOS DEESTUDODA POPULAÇÃO OCUPADA COM 16 ANOS OU MAIS DE IDADE, SEGUNDO SEXO E COR/RAÇA. BRASIL, 1996 E 2007. BRASIL, 2007 (IPEA)
IBGE - CENSO 2010
49,3% da população de 25 anos ou mais não concluíram o ensino fundamental
Desigualdades na educação por cor ou raça diminuíram, mas ainda persistem
Mulheres são mais instruídas que homens e ampliam nível de ocupação
Ocupação das mulheres com nível superior foi mais que o dobro das sem instrução ou com o fundamental incompleto
Taxas de escolarização foram crescentes com o aumento do rendimento domiciliar per capita
A democratização do país é fundamental para se conhecer e respeitar o conjunto da sociedade brasileira em sua diversidade, bem como defender e garantir, por meio
de políticas públicas, os direitos e a cidadania de todos os que se encontram em condição minoritária, de sofrimento, discriminação, pobreza ou exclusão social.
O homem é um sujeito social, coletivo, que constrói e reconstrói cotidianamente sua 
história, sua cultura e, portanto, a realidade social (modos de pensar, de sentir e de agir).
ENTRE LEIS, TEORIAS E PRÁTICAS.
Por lei, é preciso inserir a temática das diversidades e das desigualdades nas disciplinas e atividades escolares Não há consenso entre os pesquisadores e especialistas da educação acerca do modo exato como os professores devem trabalhar a prática docente Melhor fórmula: conhecimento + informação atualizada + “abertura”
Pessoal + criatividade na elaboração de práticas.

Outros materiais