Buscar

APOL LIBRAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1
“O alfabeto manual, utilizado para soletrar manualmente as palavras (também referido como soletramento digital ou datilologia), é apenas um recurso utilizado por falantes da língua de sinais. Não é uma língua, e sim um código de representação das letras alfabéticas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa?: Crenças e preconceitos em torno da Língua de Sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p. 28.
De acordo com os conteúdos do texto-base A classificação indicativa na Língua de Sinais, assim como as letras do alfabeto, os números são também representados por meio de sinais na Libras (Língua Brasileira de Sinais). Observe os números sinalizados em libras e marque a alternativa que corresponde à sequência correta.
A 7 – 6 – 2 – 3 – 4 – 7 - 9
b 2 – 6 – 1 – 3 – 4 – 2 - 9
c 2 – 6 – 1 – 4 – 3 – 7 – 9
d 7 – 9 – 1 – 4 – 3 – 2 - 9
e 2 – 6 – 2 – 4 – 3 – 7 – 9
2
A educação especial viveu profundas transformações durante o século XX. Impulsionada pelos movimentos sociais que reivindicavam mais igualdade entre todos os cidadãos e a superação de qualquer tipo de discriminação, incorporou-se, aos poucos, ao sistema educacional regular e buscou fórmulas que facilitassem a integração dos alunos com alguma deficiência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CEZAR, Coll; MARCHESI, Alvaro; PALACIOS, Jesús e colaboradores: Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 15. 
Considerando os conteúdos abordados no texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda, o qual apresenta a concepção vygotskiana sobre os dois tipos de aprendizado que ocorrem na criança (inter-relacionamento entre os conceitos científicos e os conceitos espontâneos, ou seja, a relação entre o aprendizado e o desenvolvimento mental da criança), assinale a alternativa que apresenta como os referidos tipos são vistos:
a O desenvolvimento é visto como um processo simples, e o aprendizado independe das leis naturais e não segue intervenção dos fatores culturais.
B O desenvolvimento é visto como um processo de maturação sujeito às leis naturais, e o aprendizado como a utilização das oportunidades criadas pelo desenvolvimento.
C O desenvolvimento é visto como um processo de maturação, e o aprendizado é visto como algo que ignora fatores externos para o desenvolvimento da aprendizagem.
D O desenvolvimento é visto de maneira simples, e o aprendizado é um processo de atividades que não dependem de critérios pedagógicos.
E O desenvolvimento é visto de maneira aculturada, e o aprendizado é baseado em disciplinas informais
3
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A deficiência auditiva (DA), segundo Ceschin e Roslyng-Jensen [...], é definida como sendo a perda da habilidade de ouvir, que pode ser causada por qualquer alteração que fuja da normalidade no processo de audição, seja qual for a causa, tipo e intensidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOSCOLO, C. C.; JARDIM, F. V. S.; MARTINS, K. V. O.; GALDINO, M. C.; GATTI, V. I. C. S. O deficiente auditivo em casa e na escola. São José dos Campos: Pulso; 2005. p. 17.
De acordo com o texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda quanto ao tipo, a perda auditiva pode ser classificada em:
a Total e parcial.
B Condutiva, sensório neural e mista.
C Total, parcial e intermediária.
D Pré-natal e perinatal.
E Surda e ouvinte
4
Leia o fragmento de texto a seguir:
"A Inclusão Escolar tem Início na Educação Infantil, onde se desenvolvem as bases necessárias para a construção do conhecimento e seu desenvolvimento global. Do nascimento aos 3 anos, o atendimento se expressa por meio de serviços de intervenção precoce que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os serviços de saúde e assistência social”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Política Nacional na Perspectiva da Educação Inclusiva. Secretaria de Educação Especial. Brasília, setembro de 2007. p. 24.
Considerando a abordagem de Vygotsky, estudada no texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda, a respeito da educação precoce dos alunos surdos, é correto afirmar que:
a Os alunos surdos devem ter um aprendizado precoce por serem imaturos devido à sua deficiência. Assim, quanto mais cedo eles forem estimulados linguisticamente, mais cedo voltarão a ouvir.
B O atendimento precoce ao surdo diz respeito ao fato de que, quanto mais cedo a criança for estimulada linguisticamente, maiores serão as chances de ela falar e de voltar a ouvir.
C Um dos fatores que embasam a importância do atendimento precoce ao surdo diz respeito ao fato de que é durante os primeiros cinco anos de vida e, especialmente, nos três primeiros, que uma criança normalmente aprende a compreender e a utilizar a linguagem na vida diária.
D A estimulação precoce ao surdo nas escolas tem por objetivo o desenvolvimento linguístico e afetivo parcial da criança e isso é realizado por meio de uma equipe disciplinar específica.
E Um dos fatores determinantes para o atendimento precoce ao surdo diz respeito ao fato de que, quanto mais cedo a criança é estimulada afetivamente, maiores serão as chances de ela voltar a ouvir.
5
Leia o extrato de texto a seguir:
“A inclusão dos surdos no contexto educacional, através do deslocamento da visão medicalizada da surdez para o seu reconhecimento político, tendo por base a interculturalidade, revela uma possibilidade de se construir projetos político-pedagógicos que tenham como foco o fascinante mundo do conhecimento produzido pelas diversas culturas que compõem a sociedade brasileira mundial, dentre elas, a cultura surda”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHMITT, Deonisio. Espaço de conforto linguístico/cultural dos surdos na UFSC. In. QUADROS, Ronice Muller de (Org.). Estudos Surdos III (Série pesquisas). Rio de Janeiro: Gralha Azul, p. 98-123, 2008. p. 118.
Tendo em vista a abordagem sócio-histórica, estudada no texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda, analise as afirmativas abaixo a respeito de como o indivíduo surdo foi visto pela sociedade durante longo tempo:
I. Um indivíduo incapaz devido suas limitações causadas pela surdez.
II. Um indivíduo que não falava e por isso não podia aprender.
III. Um indivíduo que aprendia apenas aquilo que tinha relação direta com o abstrato.
IV. Um indivíduo que aprendia apenas aquilo que tinha relação direta com o concreto.
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:
a São corretas as afirmativas I, II e III, apenas.
B São corretas as afirmativas II, III e IV, apenas.
C São corretas as afirmativas I, II e IV, apenas.
D São corretas as afirmativas I e II, apenas.
E São corretas as afirmativas III e IV, apenas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais