Buscar

Como funciona o exame de densitometria óssea

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Como funciona o exame de densitometria óssea?
A densitometria óssea consiste no exame para fazer o diagnóstico da osteoporose e da osteopenia, por conseguir constatar a diminuição da massa óssea de forma precoce e exata. A coluna lomba,ou  a região próxima do fêmur são exemplos de áreas avaliadas por esse tipo de procedimento, por estarem mais sujeitas a fraturas.
Um técnico em Radiografia ou um médico habilitado em densitometria óssea são os profissionais capacitados para fazer esse tipo de exame. Antes de começar, o paciente deverá trocar-se e colocar uma vestimenta própria utilizada no procedimento.
Em seguida, é preciso ficar deitado no aparelho sobre uma mesa acolchoada. O paciente deve colocar as pernas num suporte para alinhar a pelve e a coluna vertebral. Em zigue-zague, o aparelho passa pelos órgãos a serem avaliados. Essa ação é para digitalizar os ossos e quantificar a radiação absorvida por eles.
A recomendação é que o teste de densitometria óssea seja realizado, no mínimo, em dois ossos diferentes, preferencialmente, na coluna vertebral e no quadril.
Preparação
No dia do exame, não é indicado o uso de colares, jóias, pulseiras e sutiãs com aros de ferro. O paciente não deve ingerir suplementação de cálcio, porque a pílula pode ser visualizada nos exames e prejudicar o resultado.
O tempo de exame é de cinco minutos para a coluna e o fêmur. Quando é avaliado o corpo inteiro, chega a 10 minutos. Dependendo do paciente, a densitometria óssea é realizada a cada um ou dois anos. Porém, pode ser feito em intervalos menores, dependendo do nível de perda óssea.
Requisitos
Em geral, o exame é indicado para mulheres com mais de 65 anos e homens com idade superior a 70 anos. Porém, pessoas abaixo dessa faixa etária podem fazer esse procedimento, caso atenderem a estes requisitos:
– baixo peso (índice de massa corporal inferior a 18,5 kg/m²);
– caso de fratura prévia;
– fazer uso de remédios que elevam o risco de osteoporose;
– doenças que influenciam no risco de osteoporose;
– paciente que já teve a osteoporose diagnosticada;
– para acompanhar o tratamento da doença.
No pediatria, o exame é feito para avaliar a crescimento da criança e do adolescente. Os pediatras solicitam a densitometria para verificar a massa óssea e quantificar a massa magra e a massa de gordura do paciente. Essa ação funciona como um complemento da avaliação da idade óssea feita pelo Raio-X das mãos e dos punhos.
Atenção
É fundamental verificar se o exame é realmente recomendado para o paciente. Em certos casos, é melhor evitá-lo durante um certo período, conforme mostram os exemplos abaixo.
– mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez devido à radiação;
– pessoas que passaram por exames com contraste de iodo ou bário não devem fazer a densitometria no período de uma ou duas semanas. A medida é necessária para evitar qualquer interferência no resultado do procedimento;
– pessoas com obesidade grave não podem fazer o exame até atingir o peso adequado. A maioria dos aparelhos para a densitometria óssea suportam até 160 kg, alguns até 200 kg.

Outros materiais