Buscar

AD1 alfa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA1 (AD1) – 2016.1
Disciplina: Alfabetização 1
Coordenador (a): Marta Lima Cardoso
Aluno (a): SOLANGE DA SILVA ANTUNES
Matr: 16212080503
Polo: PETRÓPOLIS
Tutor: VIVIANE 
 Questão 1: (5 pontos) Em função da importância atribuída à alfabetização escolar como um divisor de águas na vida dos indivíduos, criou-se ao longo dos anos, um mito em torno do processo de alfabetização. (Alfabetização Cont. e Forma 1, v.1 p.10). 
Contextualize historicamente o surgimento deste mito e descreva as consequências de sua disseminação para a sociedade atual. (10 linhas)
R: Revolução Francesa - Teve relevante papel nas bases da sociedade, que com o inicio da industrialização, a burguesia se fortaleceu e passou a pretender o poder político e a discutir os privilégios da nobreza, a burguesia possuía o capital, mas não o saber letrado e desejava para os seus filhos uma escola que ensinasse este tipo de saber. Passando então a alfabetização a ser vista como condição para cidadania, em que quem possuísse acesso à cultura, teria “maior poder” sobre os demais. Este conceito permanece até hoje em nossa sociedade, onde se tem a diferenciação da escola pública da particular, pois esta teria condições de ter uma carga de conhecimento muito maior a passar para os filhos, de prepará-lo para ingressar em melhores faculdades, e assim acredita-se que terá um futuro melhor.
Questão 2: (5 pontos) “Na educação popular, a escola tem de se tornar o espaço de todas as vozes, de todas as falas e de todos os textos, sendo o professor alguém que não se apresenta como possuidor de um saber maior do que o dos demais, capaz de corrigir e de aprovar a escrita dos outros, mas sim como alguém que vem dialogar e criar as condições necessárias, como medidor, para que todas as vozes sejam ouvidas e cresçam juntas. ”Salto para o futuro - Educação de Jovens e Adultos
 Produza um texto argumentativo, de máximo 10 linhas, relacionando o texto acima, com o processo de alfabetização das crianças de classes populares e os preconceitos linguísticos produzidos neste âmbito escolar.
Resposta: 
A escola atual é apresentada como uma grande instituição de responsabilidades sociais entre o indivíduo e a sociedade. Transmitindo conhecimento, e cultura, com isso, ela precisa interagir sobre a vida escolar e a vida cotidiana do aluno. O professor possui o papel de tornar essa troca de saberes a mais relevante possível, estimulando os alunos a expor suas ideias, emoções e anseios. O que por sua vez, precisa estar preparado para viver esta nova realidade, e para isso, as práticas pedagógicas devem ser bem elaboradas e executadas, as ações educativas devem respeitar as diferentes culturas presentes nas salas de aula pra o que o objetivo seja alcançado.

Outros materiais