Buscar

Atividade de Aprendizagem 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Diagnóstica 03 TODAS OK
1) As mais fortes raízes do processo de globalização estão fincadas há pelo menos cinco séculos, época das grandes navegações. Há alguns fatores que propiciaram o rompimento do homem europeu com o mundo medieval, sendo lançado aos mares:
I. A aliança feita entre os reis e a burguesia: um empreendimento do vulto das grandes navegações só se concretizaria com um Estado rico que pudesse contar com o capital da burguesia.
II. No século XV a produção agrícola não conseguia mais atender à demanda dos centros urbanos. A solução encontrada era tentar ampliar a Europa através da expansão marítima para alcançar novos comércios.
III. O avanço técnico e científico que propiciou o desenvolvimento da astronomia e cartografia e a construção de equipamentos e instrumentos.
A alternativa que indica a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) é:
Alternativas:
a) Apenas a III.
b) I e II.
c) II e III.
d) Apenas a II.
e) I, II e III.
2) A partir de nossas análises e estudos sobre o fenômeno da globalização, assinale a alternativa que preencha adequadamente as lacunas da sentença a seguir, na respectiva ordem:
Os __________ quebraram fronteiras culturais, políticas, religiosas, econômicas, compondo uma "aldeia global". Temos um novo cenário no qual a aproximação entre __________ distintas origina o surgimento de "uma cultura" __________, homogênea, na qual as marcas culturais da tradição são cada vez mais __________.
Alternativas:
a) Homens; pessoas; rica; presentes.
b) Mercados; marcas; igualada; raras.
c) Meios de comunicação; culturas; uniformizada; raras.
d) Indivíduos; culturas; empobrecida; diluídas.
e) Meios de comunicação; nações; nova; fortes.
3) A revolução digital tem provocado constantes alterações na sociedade. Sobre isso, é correto afirmar que:
I. O fluxo de informação e as formas como acessamos os dados emergem das tecnologias e da convergência das telecomunicações em redes mundiais.
II. Agora nos compomos como sujeitos inseridos na cibercultura, alterando a forma sociocultural, a forma como nos relacionamos e como estabelecemos as bases de um novo arranjo social.
III. Essa nova organização da sociedade assegurada pela tecnologia não nos envolve de forma a alterar as relações sociais.
A alternativa que indica a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) é:
Alternativas:
a) II e III.
b) Apenas a III.
c) I e II.
d) I, II e III.
e) Apenas a II.
4) "O aquecimento global já começou? Sim, pois já se observa o aumento de temperatura do planeta. Os anos de 1995 a 2006 ficaram entre os 12 anos mais quentes já registrados desde 1850. No século XXI (2001-2005), a temperatura aumentou em média 0,7 ºC em relação a 1850-1899. Este aumento de 0,7 graus centígrados que já ocorreu pode parecer pouco, mas estão sendo observados efeitos importantes causados por ele, tais como derretimento de geleiras, aumento no nível do mar, alterações em alguns ciclos de plantas e animais, entre muitos outros. Não só houve o aumento da temperatura média global do ar, como também dos oceanos – o que tem nos últimos anos contribuído para a elevação do nível do mar." (IPAM, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia. Disponível em: < http://ipam.org.br/entenda/o-aquecimento-global-ja-comecou/>. Acesso em: 02 mar. 2015.)
Que significa afirmar que o aquecimento é global?
Alternativas:
a) Que algumas consequências são observadas em partes específicas da Terra.
b) Que não atingirá o planeta de forma geral.
c) Que atinge a Terra como um todo.
d) Que os cientistas discordam quanto à abrangência de tal fenômeno.
e) Que a ação humana no aquecimento é global é irrelevante.

Outros materiais