Buscar

AV1- UNOPAR - 2018

Prévia do material em texto

AV1 – 2018 - UNOPAR
1)O objetivo anunciado em 2010 para o PNBL era massificar o acesso ao serviço até o fim de 2014 com, entre outras medidas, oferta aos consumidores de planos de conexão de 1 megabit por segundo (Mbps) por até 35 reais.[...]
Mas, passados quase quatro anos, somente 1,84 milhão (7,9 por cento) dos 23,22 milhões de acessos de banda larga fixa no país foi contratado via PNBL.
BRUNO, Luciana. Programa de banda larga se aproxima do fim cheio de críticas. 2014. Disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/programa-de-band... . Acesso em 27 Fev. 2018. 
Analise as afirmativas a seguir:
I) O objetivo do programa era acessibilizar serviços de internet, principalmente, nas regiões mais carentes.
II) Foi uma política instituída em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
III) As dificuldades impostas pelas concessionárias de telefonia endossaram as críticas ao programa.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a) Apenas I.
b) Apenas I e II.
c) Apenas III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
2)
São três os paradigmas educacionais básicos, a saber, os paradigmas tradicional, moderno e comunicacional. O paradigma  tradicional entende o conhecimento como racional e fragmentado. O paradigma moderno tem um enfoque subjetivo no qual a consciência dos indivíduos é capaz de construir realidades. Por fim, o paradigma comunicacional pressupõe um enfoque intersubjetivo, portanto, a formação de um ecossistema aberto e interativo.
Com base no fragmento acima, qual das alternativas a seguir estabelece a relação correta entre paradigma da educação e uso de tecnologia?
Alternativas:
a) Quando o professor usa um computador, invariavelmente ele está dando uma aula seguindo um modelo que pode ser identificado com um paradigma moderno.
b) Um professor que age como porta-voz da verdade e não dá espaço para os alunos pensarem sozinhos sobre o tema tem um modo de dar aulas que é identificado com o paradigma moderno.
c) O paradigma tradicional ainda está presente nas escolas brasileiras, mesmo quando há uso de novas tecnologias, porque o professor atua como mediador do conhecimento dos alunos.
d) Um professor de história, por exemplo, que mostra várias fotografias antigas no projetor de imagens e solicita que os alunos memorizem datas e nomes para as avaliações, está dando uma aula alinhada com o paradigma moderno.
e) Quando um professor propõe o uso de tecnologias da informação e comunicação em sala de aula e atua como um mediador do conhecimento parte-se do paradigma comunicacional. 
3) A Revolução Científica foi um marco importante da passagem da Idade Média para a Idade Moderna, entre os séculos XV e XVII. Aos poucos, o poder da religião sobre as pessoas foi substituído por uma visão racional e científica dos acontecimentos do dia a dia dos homens e mulheres daquele período. Junto dessa mudança, surgiu o paradigma tradicional, que dava ao conhecimento, entre outros aspectos, um caráter racional. 
Três cientistas se destacaram nesta Revolução Científica: Galileu (G), Descartes (D) e Newton (N). 
Assinale a alterativa que apresente a relação correta entre os cientistas citados e suas visões e métodos.
Alternativas:
a) G: abordagem empírica; D: método analítico; N: visão religiosa.
b) G: visão geocêntrica; D: método descritivo; N: visão mecanicista.
c) G: visão heliocêntrica; D: método descritivo; N: visão naturalista.
d) G: abordagem empírica; D: método analítico; N: visão mecanicista.
e) G: visão geocêntrica; D: método analítico; N: visão mecanicista.
4) Para aumentar a renda, indígenas da etnia Umutina passaram a vender os artesanatos produzidos nas aldeias no município de Barra do Bugres, a 169 km de Cuiabá, na internet. Os colares, pulseiras, brincos e anéis são produzidos a partir de sementes e fibras naturais, principalmente o tucum. Os preços variam de R$ 10 a R$ 600.
Elas criaram uma marca própria, 'Bôloriê Umutina', e uma página numa rede social, contendo informações sobre as peças e os lugares onde os artesanatos estão sendo vendidos. Além das biojoias, serão vendidos também cestos, escultura em madeira, bolsas, abanadores, arco e flecha e quadros. As peças poderão ser entregues para todo o país. G1 MT. Mulheres indígenas de MT usam a internet para vender 'biojoias'. Disponível em: http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2015/08/mu.... Acesso em 27 Fev. 2018.
A internet em comunidades indígenas é uma realidade de nossa sociedade contemporânea. Embora não esteja presente em todas as aldeias, o acesso à rede mundial de computadores pode trazer benefícios importantes para essas comunidades tradicionais. 
Analise as afirmativas a seguir:
I) As aldeias podem ter acesso a serviços on-line disponibilizados pelo poder público.
II) A internet possibilita o acesso à educação a distância.
III) As aldeias com acesso à internet podem ter acesso a informações sobre movimentos sociais de defesa dos direitos indígenas.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a) Apenas I.
b) Apenas I e II.
c) I, II e III.
d) Apenas I e III.
e) Apenas II e III.
5) A internet é muito usada por professores como uma ferramenta para preparação das aulas e de atividades com os alunos. Embora não esteja tão presente atualmente na sala de aula, cerca de 80% dos professores produzem conteúdos para suas aulas usando recursos educacionais digitais. Apesar disso, a pesquisa também mostrou que a formação dos professores para uso e aplicação das novas tecnologias em sala de aula ainda é precária.
Com base no exposto, avalie as seguintes asserções e a relação entre elas:
I Professores continuam com falhas na formação quanto ao uso e a aplicação de novas tecnologias em sala de aula.
POR ISSO
II. Embora muitas escolas tenham laboratórios de informática, esses recursos são pouco utilizados em razão do despreparo do professor e dos demais profissionais da escola.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II não é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes