Buscar

QUESTIONÁRIO DE REVISÃO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA – UFRR
POLO DE SÃO JOÃO DA BALIZA - RR
CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: INTELIGENCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO
PROFESSOR: Dr. LEANDRO BALICO
ACADÊMICA: Mª DA NATIVIDADE DE SOUSA NUNES
ATIVIDADE DE REVISÃO
1- O Que é Ruído em IA?
Resposta: Ruído é qualquer interferência capaz de alterar o objeto a ser compreendido de uma forma indesejada, podendo levar inclusive à incapacidade de compreensão do mesmo.
2 - Cite exemplos de Aplicações do Processamento da Linguagem Natural.
Resposta: Chatting, chatbot.
3 - Siri é um assistente virtual comandado por voz, de propriedade da Apple. O recurso foi lançado no iPhone 4S e se tornou um sucesso por auxiliar os consumidores a realizarem os mais variados tipos de tarefas apenas "conversando" com o telefone. Podemos afirmar que a siri utiliza qual técnica de IA?
Resposta: Aprendizagem de máquinas hoje é a tecnologia chamada redes neurais que são treinadas com dados do mundo real. Essas redes neurais estão por trás da nova voz Siri. 
4 - Quais São as fases do Processamento de linguagem natural?
Resposta: 
Análise Morfológica 
Análise Sintática 
Análise Semântica 
Integração de Discurso 
Análise Pragmática
5 - Explique a semelhança entre um especialista humano e um sistema especialista?
Resposta: Um sistema especialista é uma forma de sistema baseado no conhecimento especialmente projetado para emular a especialização humana de algum domínio específico. Um SE irá possuir uma base de conhecimento formada de fatos e regras sobre o domínio, tal como um especialista humano faria, e devem ser capazes de oferecer sugestões e conselhos aos usuários. 
6 - Os sistemas especialistas são aplicados de forma irrestrita em problemas reais?
Resposta: Não, Sistemas especialistas são notoriamente limitados no domínio do conhecimento.
7 - Do que é formada uma base de conhecimento em sistemas especialistas?
Respostas: A base de conhecimento formada de fatos e regras sobre o domínio.
8 – Quais os principais componentes de um neurônio? Qual função de cada componente?
Resposta: 
Os dendritos, que tem por função, receber os estímulos transmitidos pelos outros neurônios; 
O corpo de neurônio, também chamado de soma, que é responsável por coletar e combinar informações vindas de outros neurônios; 
E o axônio, que é constituído de uma fibra tubular que pode alcançar até alguns metros, e é responsável por transmitir os estímulos para outras células.
9 - O que são redes neurais artificiais?
Resposta: As redes neurais artificiais consistem em um método de solucionar problemas de inteligência artificial, construindo um sistema que tenha circuitos que simulem o cérebro humano, inclusive seu comportamento, ou seja, aprendendo, errando e fazendo descobertas.
10 - Quais as principais camadas de uma rede neural artificial e o que acontece em cada camada?
Resposta: 
Camada de Entrada: onde os padrões são apresentados à rede; 
Camadas Intermediárias ou Escondidas: onde é feita a maior parte do processamento, através das conexões ponderadas; podem ser consideradas como extratoras de características; 
Camada de Saída: onde o resultado final é concluído e apresentado.
11 - O que é o Multilayer Perceptron?
Resposta: A perceptron multicamadas (MLP) é uma rede neural semelhante à perceptron, mas com mais de uma camada de neurônios em alimentação direta [1]. Tal tipo de rede é composta por camadas de neurônios ligadas entre si por sinapses com pesos.
12 - O que são algoritmos genéticos?
Resposta: Um algoritmo genético (AG) é uma técnica de busca utilizada na ciência da computação para achar soluções aproximadas em problemas de otimização e busca.
13 - Quais são as técnicas utilizadas para criar descendentes diferentes e mais adaptados em Algoritmos Genéticos? Descreva cada uma.
Resposta:
Seleção: A função de seleção em um algoritmo é escolher os elementos da população que participarão do processo de reprodução, isto é, selecionar os pais dos indivíduos que estarão presentes na nova população.
Cruzamento (CrossOver): O operador de cruzamento tem a função de combinar os cromossomos dos pais, para gerar os cromossomos dos filhos, existem vários tipos de operadores de cruzamento, uns desenvolvidos para serem mais genéricos e outros mais adequados a um tipo de codificação de cromossomos.
Mutação: O operador de mutação é responsável pela inserção de pequenas mudanças aleatórias nos cromossomos dos filhos

Continue navegando