Buscar

Atividade I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE I
A partir do texto base (apostila) da disciplina Avaliação da Aprendizagem apresente a diferença entre a Escola Tradicional e a Nova Escola (resposta pelo menos em 10 linhas)
Escola Tradicional: o ensino tradicional centrava-se na figura do professor. O aluno é passivo, receptor de conteúdos e sua tarefa é decorá-los por meios de exercícios repetitivos, interrogações do professor e de provas. No processo de ensino tradicional, a avaliação desempenha papel fundamental para medir a quantidade de conhecimentos assimilados pelos alunos. Teixeira (1976) critica que o ensino assume caráter informativo, limitando-se ao desenvolvimento mínimo de habilidades, sendo seletivo e propedêutico, gerando menosprezo às diferenças individuais, cabendo, ao aluno, adaptar-se ao ensino, e não o oposto, uma vez que os alunos que não conseguem atingir os padrões exigidos são considerados incapazes, reprovados e tornam-se ou repetentes ou excluídos.
Escola Nova: surge em 1932 como uma reivindicação por uma escola pública e democrática para todos, no lugar de uma escola seletiva e elitizada, gerando esperança na democratização e na transformação da sociedade por meio da escola, pois o mesmo tinha por objetivo considerar os aspectos internos e subjetivos na formação do aluno, valorizando a liberdade e a criatividade. Conforme Libâneo (1994), nesse processo de ensino aprendizagem, o professor assume o papel de facilitador, ou seja, daquele que ajuda o aluno a aprender. A atividade escolar se baseia na atividade mental dos alunos, no estudo e na pesquisa, visando à formação de um pensamento autônomo. A avaliação tem como objetivo enfatizar o processo de aprendizagem, avaliar o aluno como um todo, ressaltar a qualidade dos conhecimentos aprendidos e valorizar a autoavaliação, a participação, a colaboração e o respeito ao próximo.
Qual a proposta da Escola Tecnicista (resposta pelo menos em 5 linhas).
Em decorrência do regime militar, o sistema de ensino no Brasil se configurou de forma autoritária e vertical. A orientação do ensino técnico foi imposta às escolas pelos organismos oficiais objetivando a formação de mão de obra para o mercado de trabalho. Segundo Libâneo (1994), nesse período, era utilizada a didática instrumental que tinha como objetivo racionalizar o ensino por meio do uso de meios e técnicas eficazes. Nesse contexto, cabia ao professor assumir o papel de executor do planejamento. Os alunos passavam por uma avaliação prévia para que o professor pudesse estabelecer pré-requisitos para atingir os objetivos formulados. Os objetivos eram pautados numa abordagem sistêmica do ensino, com base na orientação vigente à época, ou seja, de acordo com a ideologia do regime militar, político e econômico. Os métodos de ensino seguiam uma instrução programada de ações, não havendo momentos para o aluno pensar.
Se levarmos em conta a proposta da Escola Progressista (chamada também de libertadora), os métodos educativos de avaliação atingiram na atualidade o seu ponto ideal? Segundo a sua visão, este modo educativo de avaliar teoricamente bem apresentado tem limitações na prática? (pelo menos 10 linhas)
Apesar dos avanços na educação levando-se em consideração o processo de transformações desde a escola tradicional à escola libertadora, se pode concluir que os métodos educativos de avaliação ainda apresentam fatores que precisam ser aprimorados para atingirem o ponto ideal. Na prática, é preciso que se altere a forma pedagógica e avaliativa realizadas pelos professores que continuam avaliando seus alunos por meio de provas e trabalhos em que prevalece a classificação pautada somente em notas ou conceitos, desconsiderando-se o caráter diagnóstico onde o mesmo deve acompanhar e compreender os avanços e as dificuldades dos alunos por meio da avaliação contínua, de forma que alunos detenham o domínio crítico dos conteúdos, a formação da cidadania e a transformação da realidade.
Conforme MILL (2013, p.122), as mudanças causadas pela globalização, trazem implicações não só na forma de aprender dos alunos, mas, sobretudo, na forma de ensinar dos professores. Em um mundo de notícias instantâneas e quase imediatas, o professor deve colocar as novas tecnologias a serviço de uma nova educação, gerenciando-a de forma mais atualizada, dinâmica e rápida para que o conhecimento seja aplicado à vida e à realidade. 
Contudo, é importante afirmar que a avaliação é importante. Descartá-la não é o caminho mais acertado. A forma de fazê-la é que deve sempre ser atual. É preciso que o professor avalie seus alunos de forma integral, levando-se em consideração os aspectos biológicos, psicológicos, sociais e espirituais de seus alunos. Negar um destes elementos no campo educacional e da avaliação pode levar o professor a um caminho perigoso, pois quando se entende que o problema é sempre da psicologia da pessoa; às vezes pode ser biológico ou social, questões familiares, por exemplo. 
� EMBED PBrush ���
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
COORDENAÇÃO DE LETRAS-PORTUGUÊS
ALUNO: ANACLETO DE CASTRO SOARES JÚNIOR
MATRÍCULA: 20179068465
_1524477754/ole-[42, 4D, C2, 6C, 02, 00, 00, 00]

Outros materiais