APOOL
8 pág.

APOOL

Disciplina:Projetos Economicos e Financeiros18 materiais34 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Defina projeto.
Projeto é um conjunto de informações que são coletadas e validadas, de que permitam a simulação de uma alternativa de investimento para testar sua viabilidade.
Quais são os aspectos relevantes na análise de projetos?
Os aspectos relevantes são: aspectos econômicos, técnicos, financeiros, administrativos, jurídicos e legais, ambientais e contábeis.
Quais são os fatores que influenciam a demanda?
Os fatores são: riquezas dos indivíduos, preço dos bens substitutos e facilidade de crédito.
Quanto ao ciclo de vida de um produto é correto afirmar que:
Na fase de introdução, existe um crescimento lento das vendas e os lucros são negativos ou inexistentes. E na fase do declínio, ocorre forte queda nas vendas, os custos se estabilizam e os lucros desaparecem.
5 - Explique o custo de oportunidade?
O custo de oportunidade se refere a melhor oportunidade abandonada.
6 – O que você entende por investimento e qual é a sua relação com os desembolsos de caixa da organização?
Investimento pode ser entendido como o empenho de capital no presente na esperança de auferir benefícios no futuro. Neste sentido, reduzir os desembolsos de caixa pode ser tão benéfico para a organização quanto aumentar as entradas de caixa em função de um novo projeto de investimento.
Obs.: o payback representa a taxa de retorno do projeto de investimento.

Questão 1/3 - Projeto Econômico Financeiro
Na elaboração de um projeto são levados em conta diversos aspectos econômicos que possibilitam entender o mercado, localização e escala de produção. Para a determinação da escala de produção, o cruzamento da curva da oferta, com a curva da demanda auxilia a entender as oportunidades de mercado e o preço a ser praticado com a venda de produtos ou serviços. Neste caso o que acontece quando para um determinado produto a oferta diminui e a demanda aumenta ou permanece inalterada?
O preço tende a aumentar.
Questão 2/3 - Projeto Econômico Financeiro
Define a fase do ciclo de vida do projeto onde é feito o delineamento de tudo aquilo que se pretende fazer com o projeto:
O delineamento é feito na fase de planejamento do projeto.
Descreva as fases de um projeto:
- Inspiração: é quando uma necessidade é identificada e transformada em um problema estruturado, nesta fase após a definição da missão e do objetivo são elaborados os doc. inicias e na sequência é feita a análise de todas as estratégias possíveis e selecionadas as melhores.
- Planejamento: é o delineamento de tudo o que se pretende fazer com o projeto, nesta fase são feitas a análise dos custos, tempo, qualidade, incertezas e riscos.
- Execução: esta fase é a que consome maior parte do orçamento previsto, posto que é o responsável pelo consumo da maioria dos recursos. Nesta fase o planejamento é concretizado e são evidenciados os possíveis erros cometidos até então.
- Monitoramento: o objetivo desta fase é acompanhar e controlar o que está sendo desenvolvido pelo projeto, nesta fase é necessário prever os riscos e assim propor ações preventivas.
- Encerramento: nesta fase todos os documentos do projeto são analisados e discutidos as falhas ocorridas para que não se repitam nos próximos projetos.

Questão 3/3 - Projeto Econômico Financeiro
Como nem sempre temos disponibilidade financeira para compor todo o capital necessário a um projeto, devemos entender a demanda de capital, o retorno proposto, e assim analisar como será feita a composição desse capital entre próprio e de terceiros.
Considerando a reflexão aspectos financeiros de projetos, é correto dizer que:
- A obtenção de capital de terceiros está relacionada à remuneração proposta pelo projeto.
- O custo de oportunidade está atrelado ao ganho que poderia ser obtido em outra opção de investimento.

APOL 2
Questão 1/3 - Projeto Econômico Financeiro
1 - O fluxo de caixa corresponde a uma série de pagamentos ou recebimentos, que irão caracterizar a operação financeira. Esta ferramenta é extremamente importante para demonstrar como estão ocorrendo as etapas do projeto.
Com base nos conceitos do Fluxo de Caixa, é correto dizer que:
- O fluxo de caixa demonstra as entradas e saídas financeiras, e determina o saldo de caixa em cada período.
- Em projetos é utilizado o fluxo de caixa descontado, pois são usadas projeções de caixa livre futuros, descontando com métodos médios ponderados o capital, para chegar a um valor atual.
- São técnicas de avaliação de investimento que são embasadas no fluxo de caixa, o payback simples, o payback descontado, a Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Valor Presente Líquido (VPL).

2 - Para a análise de projetos, são utilizadas técnicas e métodos de avaliação de projetos, que podem ser utilizados individualmente ou de maneira complementar, trazendo informações específicas para que o investidor possa analisar e tomar suas decisões. Sendo assim conceitue as técnicas a seguir:
 Payback: é a Taxa de desconto que igual o Valor Presente das entradas de caixa ao investimento inicial, ou seja, uma taxa percentual que indicará o retorno obtido pelo projeto.

Taxa Interna de Retorno (TIR): é a análise do tempo de retorno do investimento, caracterizando o prazo que o projeto levará para dar retorno.

Valor Presente Líquido (VPL): Evidencia o lucro econômico gerado pelo projeto, ou seja, irá descontar a TMA (Taxa mínima de atratividade) para demonstrar o lucro adicional que o projeto gera.
Valor Presente Líquido Anualizado (VPLA): apresenta um ganho médio, por período para o investimento, ao invés de demonstrar o lucro total obtido.

3 - Na análise de projetos deve-se levar em conta diversos elementos para verificar a viabilidade dos mesmos. Os números são elementos fundamentais para a tomada de decisão, pois com eles vamos poder realizar mais comparações. A maioria das técnicas de análise permite que os projetos sejam colocados num mesmo plano para interpretação comparativa dos resultados propostos.
Nos projetos deve-se estabelecer os objetivos de rendimento, que pode ser diferente, em cada opção analisada, dependendo das características de risco e incerteza dos projetos.    
À expectativa mínima de ganho dos investidores sobre um determinado capital investido é medida pela TMA – Taxa Mínima de Atratividade.
APOL 3
Questão 1/3 - Projeto Econômico Financeiro
1 - Os autores indicam que o orçamento é uma extensão do planejamento, sendo que o planejamento define como serão executadas as atividades, e o orçamento irá demonstrar o esforço financeiro necessário para se atender ao planejamento.
Diversos temas e definições são utilizados de maneira similar no Planejamento e Orçamentação. Conceitue algumas delas:
Planejamento: Determinação dos objetivos ou metas de um empreendimento, bem como coordenação dos meios e recursos para atingi-los.
Programação: Estabelecer um programa, um plano a ser seguido.
Projeção: Delinear a distância.
Orçamento: Cálculo dos gastos com a realização de qualquer obra; cálculo prévio das receitas e despesas; ação de calcular, computar, estimar.
Simulação: Ação de dar aparência de realidade; de fazer o simulacro.
Questão 2/3 - Projeto Econômico Financeiro
Para que o investidor possa analisar um projeto, é necessária a precificação dos elementos que compõe o projeto, elaborando o orçamento que corresponde a todas as entradas e saídas de valores do projeto.
Em relação ao Plano Orçamentário (Orçamento), podemos dizer que:
O plano orçamentário é imprescindível para as organizações planejarem suas ações futuras, demonstrando a viabilidade dos empreendimentos. E que o plano orçamentário gera a partir do plano financeiro as demonstrações contábeis projetadas, que permitem compreender os resultados propostos pelo projeto.
Questão 3/3 - Projeto Econômico Financeiro
O planejamento corresponde a uma projeção, onde são estabelecidas corretamente as metas ou objetivos do projeto e do orçamento. Sendo que:

- Quanto maior o nível de detalhes no planejamento, maior será o direcionamento a estas metas e os riscos poderão ser interpretados